Home / Cultura

CULTURA

Lyceu sai na frente!

O Colégio Lyceu de Goiânia, o mais antigo da Capital, começa o ano de 2017 com uma novidade maravilhosa para os jovens amantes de teatro. O Colégio será o primeiro em todo o território nacional a oferecer o curso técnico de Teatro integrado ao Ensino Médio (semelhante aos cursos oferecidos pelo Sesi e IF). Além das disciplinas obrigatórias, já constantes na grade curricular do Ensino Médio, os alunos terão acesso às disciplinas técnicas de Teatro e, ao concluírem o Ensino Médio, receberão o diploma de formação profissional nesta área. As inscrições seguem abertas até o dia 25 de janeiro, e podem ser realizadas na própria secretaria da escola, localizada na Rua 21, no Centro de Goiânia. O curso tem duração de três anos, conforme o tempo estipulado para a conclusão do Ensino Médio, e funcionará em tempo integral, das 7h30 às 17 horas.

A gestão do curso será compartilhada entre a direção do Colégio Lyceu de Goiânia, hoje gerida por Edjar Junior Barbosa, e o grupo Sonhus Teatro Ritual, coordenado por Nando Rocha, que definem juntos a grade curricular do curso. O espaço para a execução do projeto, foi cedido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, nas dependências do Colégio Lyceu. Membros do Grupo Sonhus vão lecionar disciplinas como mímica corporal dramática e espaço cênico e Cinotecnia, duas das 13 disciplinas que constarão no núcleo de formação profissional, além das disciplinas do núcleo básico, como português e matemática, e do núcleo diversificado, como informática e empreendedorismo.

O curso pretende favorecer não apenas futuros aspirantes ao teatro, mas também todos aqueles alunos que, futuramente, necessitem, em seu ambiente de trabalho, explorar sua capacidade de comunicação e de relacionamento. “Sem falar no relacionamento interpessoal que integra a vida de qualquer pessoa. O teatro ensina os alunos a saber lidar consigo mesmo, aceitar e compreender suas características pessoais e também a explorar sua capacidade psicomotora dentro de uma sociedade para o benefício de si e do próximo”, explica Nando Rocha, coordenador do Grupo Sonhus–que, além de fazer parte do corpo discente, também é responsável por fornecer a estrutura técnica necessária ao curso –, e responsável pela coordenação compartilhada do curso técnico de Teatro do Colégio Lyceu de Goiânia.

“Todo o investimento artístico-intelectual-estrutural e até pedagógico não provém de algum gabinete distante da escola, nem de um programa uniforme padronizado para ser adotado por todos. Mas sim do dia a dia, do convívio na escola e de um histórico que vem sendo tecido há mais de 20 anos entre essa escola e esse grupo de artistas-educadores”, acrescenta Nando, que também já foi aluno do Colégio Lyceu.

A parceria entre a Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e o Grupo Sonhus não inclui repasse de verba, mas apenas a cessão do espaço para as aulas: o antigo auditório e salas de aula que encontravam-se inativos em um pavilhão do prédio da escola. A Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte também autorizou a contratação de um corpo docente de 12 professores de teatro, membros da equipe técnica, administrativa, artística, pedagógica e de atendimento do Espaço Sonhus. A equipe selecionada atua de domingo a domingo no Espaço Sonhus.

Espaço Sonhus

O espaço atende aos alunos do Colégio Lyceu de segunda a sexta-feira, no período diurno. No período noturno e aos fins de semana, são oferecidas atividades como dança de salão, teatro, violão, percussão. As atividades são gratuitas e abertas à comunidade. Sem mencionar os shows e espetáculos produzidos por diferentes artistas e produtores culturais goianienses.

A parceria entre a Seduce, o Colégio Lyceu de Goiânia e o Grupo Sonhus iniciou-se em 2013, com o intuito de evidenciar este prédio histórico que é a escola, ocupando espaços anteriormente inutilizados, criando assim o Espaço Sonhus no local, transformando o velho auditório, por hora abandonado, em um miniteatro, com capacidade para 100 pessoas. Na praça anexa, muitas vezes servindo de lar para moradores de rua, atualmente instala-se uma tenda de circo para abrigar as apresentações e cursos. Também fora criada a Casa de Chá e Café Qorpo Santo, palco de saraus, bate-papos, coffe-brakes e cafés da manhã abertos à comunidade local e artistas goianienses, além de uma sala de cinema com capacidade para 40 espectadores, é o Cine Sonhus Lyceu. Uma verdadeira revitalização do espaço, alimentando a fome e sede de cultura do povo goianiense.

Inscrições abertas para curso técnico de Teatro

Data: Até 25 de janeiro, de segunda a sexta-feira, entre 7h30 e 18 horas

Local: Colégio Lyceu, Rua 18 com Rua 21, Centro – Goiânia/GO

Taxa: Inscrição e curso gratuitos

1-3

1-5

1-4

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias