Home / Cultura

CULTURA

“O homem que caiu na Terra”

Em homenagem ao cantor David Bowie, que morreu em janeiro de 2016, o Cine Cultura, localizado na Praça Cívica, exibe o longa-metragem O homem que caiu na Terra, dirigido pelo britânico Nicolas Roeg (que também é responsável por clássicos como A longa caminhada, de 1971, e Inverno de Sangue em Veneza, de 1973). O filme traz o próprio David Bowie no papel principal: um alienígena que pousa no planeta Terra usando o disfarce de um humano comum, um homem de negócios chamado Thomas Jerome Newton. O filme foi lançado em 1976, mas traz uma temática bastante atual. O objetivo da visita do alienígena à Terra é encontrar água, pois devido à escassez do líquido seu planeta está morrendo.

A primeira sessão será realizada hoje, às 17h, com ingressos no valor de R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia). O filme ficará em cartaz até o dia 25 de janeiro, quarta-feira. A exibição de O homem que caiu na Terra é promovida em vários lugares do Brasil por amantes da obra de Bowie, que além de uma extensa discografia, também deixou atuações marcantes no cinema. O cantor morreu no dia 10 de janeiro de 2016, aos 69 anos, vítima de um câncer de fígado, apenas dois dias depois de apresentar seu último álbum ao público. Blackstar foi lançado no dia 8 de janeiro, e tem sido interpretado pelos fãs como uma despedida consciente. Críticos musicais sugerem ainda que Bowie “dirigiu a própria morte” através do lançamento do álbum e de dois videoclipes: Lazarus e Blackstar.

Em O homem que caiu na Terra, Thomas Newton utiliza de tecnologia alienígena avançada para acumular bilhões de dólares que serão usados para construir naves espaciais capazes de levá-lo de volta para seu planeta junto com a água. Diferentemente do que o leitor pode pensar, o alienígena possui princípios baseados na honestidade e na gentileza, e sua missão torna-se difícil a partir do momento em que ele tem que lidar com a ganância e crueldade de seus colegas e rivais do meio empresarial. A ficção científica é uma adaptação literária baseada no livro homônimo escrito por Walter Tevis em 1963, e também rendeu uma releitura para televisão em 1987. Trata-se do primeiro filme a contar com o músico em um papel principal.

Bowie e o diretor Roeg tiveram um ótimo relacionamento no set, o que contribuiu com a fluidez da produção. Em 1992, o cantor relembrou os bastidores do filme em uma entrevista. “Começamos muito bem. Acredito que estava cumprindo o que ele precisava de mim para o papel. Não estava perturbando, e também não estava perturbado. Estava muito ansioso para agradar e surpreendentemente, consegui realizar tudo o que me pediram, pois estava bastante disposto o tempo todo.” As filmagens começaram no dia 6 de julho de 1975, e, menos de um ano depois, no dia 18 de março, O homem que caiu na Terra foi exibido pela primeira vez. Um tempo de produção surpreendentemente curto para um filme de ficção científica de mais de duas horas de duração.

Recepção

O filme foi restaurado em resolução 4K como homenagem ao seu 40º aniversário. Tal tecnologia, também chamada de Ultra HD, possui resolução de 8,3 megapixels, quatro vezes mais que o Full HD. De acordo com os comentários do Filmow, maior rede social do Brasil a abordar o cinema como tema principal, O homem que caiu na Terra divide opiniões. Enquanto alguns classificam-no como sem sentido, a qualidade técnica, da fotografia e do elenco recebem muitos elogios. “Confuso em alguns momentos, ainda sim o filme passa uma mensagem ecológica em forma de crítica em como estamos tratando nosso planeta, Bowie é o grande destaque aqui se encaixando muito bem no personagem frágil e isolado”, comentou o internauta Mauro Buckey, de 39 anos.

Ellezer, usuário do Filmow, opina sobre os prós e contras do longa-metragem. “O filme de Roeg é confuso, enigmático, non-sense, mas também esboça várias críticas através de simbologias nada sutis em diversos momentos. Lembra muito o recente Sob a Pele e padece dos mesmos defeitos e das mesmas qualidades. Recomendo que qualquer cinéfilo ao menos assista. Para o internauta Dilson Almeida, O homem que caiu na Terra é um filme irretocável: “Filme maravilhosamente bizarro, a perplexidade do alienígena feito por Bowie diante nosso mundo. Atemporal, filme único”. Além das sessões às 17h de segunda à sexta no Cine Cultura, o leitor também pode conferir o filme nas sessões das 16h, realizadas no sábado e no domingo.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias