Home / Cultura

CULTURA

Servidores da Comurg lançam livro com apoio da prefeitura

A Vila Cultural Cora Coralina sediará nesta sexta-feira, 20, às 19h30, o Lançamento do Livro e a abertura da Exposição “Resíduos de Goiânia em Preto e Branco”. Com fotos de Luciano Diniz e texto de Silvio Sous, a obra, que tem apoio institucional da Prefeitura de Goiânia, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, traduz a vivência da relação dos autores com as belezas e contrastes das ruas da capital dos goianos.

O projeto que resultou na produção da obra teve origem em 2014, durante realização de uma oficina audiovisual feita para funcionários da limpeza urbana com participação coletiva dos garis da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Silvio e Luciano se destacaram dentro do projeto, que terminou com a realização do documentário “Resíduos de uma Cidade”. O sucesso de crítica do filme encorajou Luciano a seguir com novos projetos e assim nasceu a exposição fotográfica “Goiânia em Preto e Branco”, que - de forma sustentável - tinha suas molduras feitas com resíduos de madeiras recolhidas pelos colegas garis.

Com o Livro “Resíduos de Goiânia em Preto e Branco”, a dupla retoma a parceria e volta a explorar a relação do profissional da limpeza urbana com o seu meio e sua percepção de uma cidade em constante transformação. A obra capta as nuances do ponto de vista destes trabalhadores, que sempre contemplaram a cidade, maculados pelo estereótipo de observadores invisíveis. Seja nas fotos ou nos versos, Silvio e Luciano procuram valorizar as belezas e curiosidades do olhar de quem, cotidianamente, leva a vida em busca da transformação do feio em belo.

Luciano Magalhães tem  40 anos é  natural de Goiânia, casado,  pai de três filhos e jardineiro da Comurg desde 8 de maio de 2006. Apaixonado por fotografia, costumava fotografar os parques e jardins que trabalhava como  hobby. Logo resolveu se profissionalizar e hoje é formado em fotografia, atuando como profissional desde na 2013 e graduando em jornalismo. Ja expôs em várias galerias da ciade como a Galeria Gloria Caetano na sede da Comurg ,  Galeria Cultura e Cidadania no Procon Municipal, Fasam – Faculdade Sul-Americano, Instituto Emmanuel,  Cine Cultura Ouro, Colégio Praxi, Câmara Municipal de Goiânia, Parque Mutiram e  Paço Municipal e Fasam.

Silvio Sous também é natural de Goiânia. Concursado como gari pela prefeitura de Goiânia Goiás na Companhia de Obras de Goiânia (COMURG) onde por anos  varria e dava manutenção nas ruas e praças da cidade. Professor graduado em Letras e inglês, jornalista, ambientalista, músico, escritor e também atua como músico e compositor. Autodidata, aprendeu tocar violão e piano desde os 14 anos.  Aos 16 formou uma banda de rock e tocava na noite em festivais de rock. Participou de alguns concursos literários ficando quase sempre entre os dez melhores. Editor geral do Jornal Canedense e repórter do Jornal Veículos também já foi repórter  e editor de Ecologia e Turismo do Jornal Diário da Manhã. . É portador deficiência física desde os quatro anos de idade motivada por poliomielite. Diagnosticado com SPP Síndrome Pós-Pólio,   doença rara e degenerativa reconhecida oficialmente somente em 2011 pela Organização Mundial de Saúde – OMS.

A Exposição “Resíduos de Goiânia em Preto e Branco” ficará aberta para visitação até o dia 20 de fevereiro. Interessados podem conferir mostra de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, na Vila Cultural Cora Coralina.

Foto de Luciano Magalhães Diniz1

Fotografo Luciano Magalhães (1)hyuT

LUCIANO DINIZ E SILVIO SOUS

Serviço
Assunto: Lançamento do livro “Resíduos de Goiânia em Preto e Branco”
Data : 20 de janeiro de 2017, sexta-feira
Horário : 19h30
Local: Vila Cultural Cora Coralina (Rua 3, s/n, Setor Central)
Visitação da exposição: 21 de janeiro a 20 de fevereiro

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias