Home / Cultura

CULTURA

Como dar vida ao neutro

Diferente de que muitos possam pensar, uma decoração neutra não é, de forma alguma, sinônimo de monotonia. Pequenos detalhes fazem uma grande diferença para alegrar e dar vida a qualquer ambiente.

Se nas ruas o excesso de informações visuais é o que predomina, com os mais variados tipos de cores e luzes, em casa, depois de um dia estressante, o que esperamos é um ambiente com tons mais suaves que descansem o nosso olhar e nos dê aquela sensação de aconchego e bem-estar. Como conseguir isso? Uma dica é investir numa decoração neutra, tendo como base cores e tons mais suaves como o branco, preto, creme, bege, tons de cinza e suas nuances.

Mas neutralidade não é, de forma alguma, sinônimo de monotonia. Pequenos detalhes fazem uma grande diferença para alegrar e dar vida a qualquer ambiente. Para o arquiteto Bruno Veras, que assina vários projetos de decorados de muitos empreendimentos em Goiânia, neutro na “arquitetura é aquilo que é suave, provoca amplitude, sendo agradável e atemporal ao mesmo tempo”.

Para o profissional, as vantagens desses tons neutros como o branco, o bege ou cinza são muitas, entre elas: proporcionam um menor cansaço visual, trazem amplitude ao lugar e uma sensação de aconchego. Segundo Veras, outro elemento que suaviza qualquer decoração e também traz conforto é a madeira. “Além de aquecer e humanizar o ambiente, a madeira é elegante e sempre será contemporânea”, diz o arquiteto.

Iluminação

A iluminação indireta é outro detalhe que pode fazer toda a diferença num ambiente com decoração neutra. “A luz indireta é outro elemento que acalma o ambiente e ao mesmo tempo traz sofisticação”, explica Bruno Veras.

O arquiteto possui uma linguagem de projeto onde não é comum o uso de cores fortes. Ele acredita que se as cores não estiverem bem casadas, podem deixar a decoração confusa e cansativa. Segundo Veras, uma alternativa para alegrar os ambientes sem informações visuais excessivas é o uso da madeira (já mencionada acima) e da vegetação natural. “As plantas são elementos que trazem vida e humanizam o ambiente com leveza, deixando o local muito mais agradável”, afirma.

Sinfonia

Num de seus mais recentes projetos, o decorado do Sinfonia Eco Design, da Loft Construtora, Bruno Veras e seu sócio Juliano Costa adotam uma decoração neutra, tendo como cores básicas os marrons da madeira, passando pelas várias tonalidades de beges e brancos.

Um aspecto marcante no projeto é uso de móveis com design atemporal e clássico, algo bastante explorado especialmente nas cadeiras e na mesa da sala de jantar e também nos estofados e poltronas da sala de estar. Quadros, uma poltrona estampada e o uso de vegetação natural não só trazem mais cor, como humanizam o ambiente, reforçando o clima de aconchego e bem-estar.

A suíte do casal recebe mais informações de cores, porém elas se harmonizam com os tons predominantes de marrons, beges e brancos. “Apesar de usarmos um tapete listrado com uma variação de cores em degradê que passa por vários tons de bege,laranja e vermelho, o equilíbrio entre as mesmas movimentou o espaço sem deixar a neutralidade de lado. Ainda no quarto do casal Luminárias no tom de cobre juntamente com o efeito da iluminação indireta ressaltam ainda mais a sensação de aconchego e suavização do ambiente.

Aliás, a luz indireta é um traço marcante no projeto e está presente em todos os ambientes, dando uma amplitude ainda maior ao decorado com 296 m2. Outra característica marcante é o uso das plantas, que não só dão um colorido especial como promovem uma maior sensação de bem-estar.

Um ambiente que merece destaque é o closet masculino, onde o arquiteto explorou muito a madeira em tom mais claro e com uma mobília com design clássico trouxe sobriedade pontuando com detalhes em preto, branco e dourado.

4-1

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias