Home / Cultura

CULTURA

A arte para decifrar

A vida na cidade é majoritariamente cinza e óbvia, para caminhar por aí você só precisa de habilidades de repetição, saber o horário dos ônibus, esperar que o sinal abra para você, evitar que os carros impacientes e cruéis te encham de lama nos dias de chuva. A cidade te devora bem devagar e o que salva são esporádicas intervenções. Para ser parte desses fatores que salvam da rotina, o artista Hal Wildson desenvolveu o projeto “Decifra-me”, uma contribuição para que a cidade não te devore.
O artista goiano Hal Wildson, de 25 anos, revelou em suas redes sociais um projeto bem inusitado de "Arte Urbana Interativa" em Goiânia. Chamado “Decifra-me”, a ação irá contar com diversas manifestações artísticas espalhadas pela capital, mas com um detalhe: elas terão um enigma. As pessoas que descobrirem as respostas das charadas, presentes nas intervenções, ganharão uma obra exclusiva do artista. Ao todo serão 30 obras presenteadas.
De acordo com o Hal a ideia surgiu depois de muito tempo pensando em como poderia possibilitar uma interação maior do público com suas obras. “O artista precisa conversar com o seu público, se conectar com o seu tempo. Meu objetivo é fazer com que as pessoas parem para refletir sobre a arte e o indivíduo. Muitas questões importantes passam despercebidas na sociedade, a arte tem um papel importante nesse processo e deve ser usada para o progresso da humanidade. Para que a mudança aconteça é preciso que as pessoas sintam-se presentes, vivas, conectadas, esse é o meu desafio artístico”, explica Hal.
No decorrer das semanas, Hal Wildson pretende espalhar suas intervenções por vários bairros de Goiânia. A primeira está no Setor Pedro Ludovico, mas a localização exata tem que ser descoberta através de pistas dadas em suas redes sociais. A pessoa que desvendar o enigma deve enviar a resposta para seu instagram @halwildson.
A respeito de seu trabalho, o jovem artista relata: "Minhas intervenções refletem esse processo artístico desde os tempo da molequice, os papéis colados sobre a parede, os rabiscos, desenhos, todas as marcas que eu deixava e que ‘apagavam’ aquela história que era a minha, escreviam juntos, na verdade, a história que eu buscava para mim".

Sobre o artista


Hal Wildson é um jovem artista visual e escritor criado no interior de Goiás. Atualmente vive em Goiânia, onde estuda artes e deu decorrência as investigações sobre as poéticas urbanas. Autodidata no mundo das artes, as bases da sua produção são as experiências que vive e as pessoas que encontra no caminho.
Cursou Letras/Literatura, pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente vive em Goiânia, onde estuda artes e deu decorrência as investigações sobre as poéticas urbanas. Hal é apaixonado por música, pessoas e histórias.
Sua vida artística começou cedo, ainda no interior, há mais de 10 anos aprimora a técnica de pintura, desenho, colagem, fotografia e poesia. Um processo híbrido que resulta em "poemas pictográficos" e "poesias-visuais", títulos dado pelo próprio artista que resumem seu trabalho multifacetado.
A literatura deu espaço para as ilustrações, pinturas que até então, em meio aos seus 8 anos,expressavam-se ainda timidamente, tinta guache e algum giz de cera. A criatividade desde sempre foi a maior das companheiras, ensinou que para criar bastava imaginar; não tinham pincel, bastava o caco de tijolo que sobre o muro escrevia a mais bela de todas as poesias:a esperança de um menino.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias