Home / Cultura

CULTURA

Fiéis saem em caminhada pelas ruas da Cidade de Goiás durante Procissão do Fogaréu

Foto:Reprodução


Na madrugada desta quinta-feira, 13, a tradição que revive a perseguição e prisão de Jesus Cristo reuniu milhares de fiéis pelas ruas da Cidade de Goiás. A Procissão do Fogaréu, considerado um dos principais eventos religiosos do Estado, conta com a presença de pessoas de todas as idades que se emocionam a cada espetáculo.

A tradição surgiu em 1745 quando o pároco do município da época, o padre espanhol João Perestelo de Vasconcelos Espíndola, trouxe o costume para a região. A festa simboliza a procura e a prisão de Cristo. Durante a encenação, cerca de 40 Farricocos, personagens encapuzados que representam os soldados romanos enviados para prender Jesus, saem à meia-noite do Museu da Boa Morte ao forte som de tambores.

Eles percorrem as ruas da cidade descalços e com tochas de fogo nas mãos. A procissão segue até a Igreja do Rosário, onde é feita uma parada e há uma encenação da última ceia.

A perseguição só termina diante da Igreja de São Francisco, que representa o Monte das Oliveiras. A partir daí, um dos Farricocos surge com um estandarte para representar a prisão do filho de Deus. A procissão é encerrada após o bispo fazer uma reflexão sobre o momento e realizar uma prece.

Na edição deste ano, o evento terminou por volta das 1h30.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias