Home / Cultura

CULTURA

Jet Li completa 54 anos

Li Lianjie é o nome de batismo do ator, produtor e artista marcial Jet Li, famoso por participar de vários filmes produzidos nos Estados Unidos e na China. Antes de tornar-se famoso no mundo do cinema, foi campeão de artes marciais e aluno de Wu Bin, treinador de vários campeões do estilo na China. O artista nasceu em Pequim, mas naturalizou-se cidadão de Cingapura. Apesar de ter obtido sucesso como lutador, aposentou-se com apenas 19 anos, decidido a ganhar reconhecimento como ator. Fez sua estréia no cinema em 1982, no filme Shaolin Temple. Estrelou vários filmes aclamados pela crítica, como Herói (2002), Fist of Legend (1994), além da série Era uma vez na China (1991-97). Também trabalhou com diretor Zhang Yimou.
Seu primeiro filme produzido fora da China foi Máquina Mortífera 4 que arrecadou mais de 285 milhões de dólares em bilheteria. Nele, Jet Li interpreta um dos vilões principais e trabalha ao lado de Mel Gibson, Danny Glover, James Russo, Joe Pesci, Chris Rock, Kim Chan, Steve Kahan, entre outros. Em Hollywood, estreou no ano 2000 no longa Romeo Tem Que Morrer, dirigido por Andrzej Bartkowiak. Ele também estaria no elenco de vários outros filmes de ação, além de ter contribuído em algumas obras do diretor francês Luc Besson. Já co-estrelou produções com Jackie Chan e Sylvester Stallone. Tem suas mãos imortalizadas na Avenida das Estrelas, em Hong Kong–uma espécie de calçada da fama de Holliwood da China.
Jet Li é o irmão mais novo de quatro filhos. Seu pai morreu quando ele tinha apenas dois anos, o que deixou sua família em difíceis condições. Aos oito anos teve sua aptidão para artes marciais descoberta na escola, durante uma disciplina de verão, e a partir de então começou a praticar. Participou primeiramente do Beijing Wushu Team (Time de artes marciais de Pequim), um grupo organizado para a prática das artes marciais durante o All China Games–evento esportivo mais popular da China. Na época, era treinado por Li Junfeng e Wu Bin, que fizeram todos os esforços para ajudá-lo a desenvolver suas habilidades. Wu Bin chegou a comprar comida para a família de Jet Li, que na época não tinha dinheiro para comprar carne, considerada essencial para atletas marciais.

Wushu


Lutando pelo time, ganhou 15 medalhas de ouro e uma de prata nos campeonatos ingleses de Wushu (termo chinês usado para definir artes marciais), nos quais competiu com adultos mesmo tendo apenas 12 anos. “Meu primeiro lugar causou uma sensação, porque eu era muito novo. Tinha doze anos, e os outros medalhistas eram todos de meia idade ou vinte e poucos anos. Durante a cerimônia de premiação, fiquei no lugar mais alto do pódio, e mesmo assim continuava melhor que os outros medalhistas. Deve ter sido uma visão icônica”, afirmou Jet Li sobre seus primeiros títulos nas artes marciais. De acordo com ele, foi convidado pelo presidente norte-americano Richard Nixon para ser seu guarda-costas pessoal quando seu time apresentou-se nos Estados Unidos.
A resposta de Jet Li para o então presidente foi categórica: “Eu não quero proteger nenhum indivíduo. Quando eu crescer, quero defender meu bilhão de compatriotas chineses”. O artista tornou-se mestre em vários estilos de wushu, o que inclui mais de oito variedades. Sua precisão e força nas artes marciais possibilitou oportunidades de sucesso local e internacional. Seu nome artístico foi adquirido durante a produção do primeiro filme, pois a companhia de publicidade encarregada pelo título desaprovou seu nome real, por julgar difícil a pronúncia. Eles compararam sua carreira a um acidente aéreo devido a velocidade em que alcançou o estrelato–fato que levou as produtoras a incluir seu nome nos posters dos filmes mesmo quando executava papéis pequenos ou meras participações especiais.

Estados Unidos


Em 1995, Li estrelou o filme High Risk, interpretando um capitão desiludido após o assassinato de sua mulher por senhores do crime. Nesse contexto, ele contracena com Frankie, um ator maluco interpretado, e participa de uma série de batalhas violentas no topo de prédios e construções altas. Neste filme, o diretor Wong Jing resolveu satirizar o ator Jackie Chan, devido a uma péssima experiência com ele nos bastidores do filme anterior. Mais tarde, Jet Li pediria desculpas publicamente à Chan por ter participado do escracho armado por Wong. No final dos anos 1998, começou a aparecer em produções dos Estados Unidos e trabalhou com o produtor Joel Silver no filme Romeo tem que Morrer, ao lado da cantora Aaliyah, que morreu em 2001 num acidente aéreo.
Em 2004, o ator estava nas Maldivas, no momento em que um tsunami atingiu as ilhas durante um Terremoto Oceânico. Na época, vários veículos de notícia reportaram sua morte durante o desastre, mas ele sofreu apenas ferimentos leves enquanto tentava guiar sua filha para um abrigo seguro. Em 2009, o ator que tinha cidadania estadunidense após trabalhar por vários anos no país, resolveu renunciar à honraria. Sua intenção era conseguir cidadania na Cingapura, que foi anunciada no mesmo ano pelas autoridades daquele país.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias