Home / Cultura

CULTURA

Massacre de Isla Vista

No dia 23 de maio de 2014, um estudante de 22 anos da Universidade da Califórnia, Elliot Rodger, matou seis pessoas e feriu outras 14 antes de tirar sua própria vida. O ataque começou quando ele esfaqueou três colegas até a morte em seu apartamento. Em seguida, dirigiu-se a uma irmandade feminina, onde atirou em três estudantes, duas delas morreram. Depois, matou outro estudante, e dirigindo por Isla Vista, atropelou e atirou em vários pedestres. Rodger disparou contra a própria cabeça depois de fugir da polícia. Antes de sair de casa, fez um upload de um vídeo no Youtube, explicando que o crime seria uma punição às mulheres por rejeitarem-no e que ele invejava homens sexualmente ativos, por isso eles mereciam morrer.

Antes de publicar o vídeo, Rodger enviou uma autobiografia (de 137 páginas) por e-mail para conhecidos, familiares e seu terapeuta. O documento, My Twisted World: The Story of Elliot Rodger (em português, Meu mundo distorcido: a história de Elliot Rodger), foi disponibilizado mais tarde na internet. Nele, Elliot descreve sua infância, conflitos familiares, frustrações acerca de não conseguir uma namorada, seu ódio por mulheres, sua concepção sobre minorias raciais e relacionamentos inter raciais, bem como seus planos para o crime, que ele chama de “retribuição”. Tal texto viralizou, causou indignação e reacendeu discussões sobre o racismo na sociedade americana. Rodger faz uma série de afirmações racistas no texto, enaltecendo o fato de ser “metade branco”.

Nele, o autor dos crimes lamenta a miscigenação do mundo, e afirma sentir-se “diferente das crianças normais e completamente brancas”. Em um fórum online Rodgers havia feito várias postagens contra negros, hispânicos e asiáticos, relatando que observar homens desses grupos étnicos socializando com mulheres brancas “da vontade de tirar a própria vida”. Em algumas das publicações, ele escreveu as seguintes ofensas: “Como pode um garoto negro, feio e inferior, ser capaz de conseguir uma garota e eu não? Eu sou bonito, e metade branco. Sou descendente da aristocracia britânica. Ele descende de escravos.” Para um asiático-americano, ele disse: “Você jamais será meio-branco nem realizará o sonho de ter uma mulher branca. Sugiro que pule da ponte.”

Mortes

Todas as vítimas fatais eram estudantes da Universidade da Califórnia, e morreram na hora. No apartamento de Rodger, três homens que tinham entre 19 e 20 anos foram mortos com golpes de faca. George Chen, James Hong e David Wang possuíam origens chinesas e dois deles eram colegas de classe do assassino. Duas garotas, Katherine Cooper, 22 anos, e Veronika Weiss, 19, participavam da irmandade Delta Delta Delta, e foram baleadas do lado de fora da casa de sororidade Alpha Phi, sede do grupo. O outro estudante morto, Christopher Ross Martinez, 20 anos, foi assassinado dentro da Isla Vista Deli Mart, uma loja próxima de onde funcionava a Delta Delta Delta. Mais 14 pessoas foram feridas, algumas atropeladas e outras com tiros.

Saúde mental

Segundo o Xerife encarregado do caso, Rodger nunca havia sido hospitalizado devido a doenças mentais, mas apresentou uma série de problemas desde a infância. Nunca foi formalmente diagnosticado, mas um psiquiatra havia lhe prescrito antipsicóticos (usados para tratar esquizofrenia e transtorno bipolar). Ele se recusou a tomá-los. Sua mãe havia afirmado que ele tinha sido diagnosticado informalmente com Síndrome de Asperger (caracterizada por dificuldades de interação social e de comunicação oral). Durante a infância, ele costumava chorar em multidões e preferia escrever do que falar. A partir dos 18 anos, passou a rejeitar os tratamentos mentais oferecidos por sua família, e passou a viver em isolação crescente da sociedade.

Episódios de bullying durante a infância e a adolescência também foram relatados em sua autobiografia e considerados na cobertura midiática do caso. Ele afirma ter passado por ataques recorrentes e ter chorado todos os dias na escola quando estava na nona série (que nos EUA é frequentada por alunos entre 14 e 15 anos). Ele mantinha um canal no Youtube e um blog, Elliot Rodgers Official Blog, nos quais expressava sentimentos de solidão e rejeição. Ele também relatou ter recebido uma prescrição médica de resperidona (antipsicótico atípico receitado principalmente para tratar psicoses delirantes, incluindo esquizofrenia), mas que se recusava a usá-la. “Depois de pesquisar sobre a medicação, percebi que era absolutamente errado tomá-la”, escreveu.

“Retribuição”

Em setembro de 2012, aos 20 anos, Rodger visitou um campo de tiro para treinar o uso de armas de fogo. Em novembro, depois de fazer algumas pesquisas, comprou sua primeira arma, uma pistola Glock 34. No início de 2013, adquiriu mais duas pistolas SIG Sauer P226, escrevendo mais tarde em sua biografia que elas eram mais precisas e eficientes. Para a compra, usou cinco mil dólares economizados, dados pelos pais e avós. Especialistas em leis sobre armas afirmaram que não houve nenhuma medida que prevenisse-o de comprá-las legalmente. A facilidade de aquisição foi bastante discutida, e jornais como o Los Angeles Times criticaram a lei, lembrando que a Califórnia é um dos estados que mais possui restrições à venda de armas letais, e mesmo assim, nada foi feito.

No vídeo, gravado imediatamente antes do massacre, no carro usado para o crime, Rodger afirma: “Nos últimos oito anos de minha vida, desde que atingi a puberdade, tenho sido forçado a suportar uma existência de solidão, rejeição, e desejos não realizados. Tudo porque garotas nunca se sentiram atraídas por mim. Garotas deram seu afeto, sexo e amor para outros homens, mas nunca para mim. Tenho 22 anos e sou virgem. Nunca sequer beijei uma garota.” A mãe de Rodger disse ao Los Angeles Times que seu filho era incrivelmente tímido, falava de forma evasiva e raramente olhava as pessoas nos olhos. “Ele era extremamente recluso. O rapaz nos vídeos era muito mais confiante. Aquela era uma pessoa que eu nunca conheci.”

No vídeo, Rodgers fez considerações acerca de suas experiências acadêmicas. “Estou na faculdade há dois anos e meio, mais que isso, na verdade, e ainda sou virgem. Tem sido muito torturante. Faculdade é o momento em que todos experimentam coisas como sexo, diversão, e prazer. Nesses anos eu apodreci na solidão. Não é justo.” Ele também anunciou o crime como “retribuição” e “punição” por nunca ter se relacionado afetivamente com ninguém. “Eu não sei porque vocês garotas nunca se sentiram atraídas por mim. Mas irei punir todas vocês. É uma injustiça, um crime, porque eu não sei o que vocês não veem em mim, eu sou o cara perfeito, e ainda assim vocês se jogam a todos esses homens detestáveis ao invés de mim: o cavaleiro supremo.”

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias