Home / Cultura

CULTURA

Música goiana perde maestro Joaquim Jayme

A música goiana silenciou nesta segunda-feira, 15, com a morte do maestro Joaquim Jayme, um dos estetas da música erudita goiana. Aos 76 anos, ele tentava sobreviver a um AVC sofrido no dia 21 de agosto de 2016. Na ocasião, o maestro teve graves sequelas e acabou com parte dos movimentos limitados.

Dentre seus feitos está a gravação das sinfonias de Beethoven junto à sinfônica municipal e a formação de plateias no estado com a interpretação de grandes temas da música erudita de massa.

Ensaiou e tocou obras de Carlos Gomes, Mozart, Villa Lobos e toda uma cadeia de artistas que criou melodias popularizadas pela beleza e criatividade de seus autores.

Como compositor, Joaquim Jayme musicou letras e criações de poetas como Aidenor Ayres (“Uma noite no Araguaia”, “Menina de Vila Boa”), Jacy Siqueira (“Nova canção do adeus”) e Leo Lynce (“Romagem sentimental”).

Na área administrativa exerceu o cargo de secretário da Cultura, Esporte e Turismo de Goiânia.

O músico nasceu em 1941 e foi um dos mais brilhantes alunos de piano de Belkiss Spenciére Carneiro de Mendonça.

Em seguida aos ensinamento de Belkiss, ele ganhou o mundo com estudos e performances. Foi aluno do compositor Cláudio Santoro na Universidade de Brasília (UnB). Desempenhou uma grande sequência de pesquisas em sua juventude, com o aprimoramento das fugas, regência orquestral, instrumentação e orquestração. Tornou-se mestre em musicologia pela Universidade de Rostock, Alemanha.

Foi o fundador do Coral do Estado de Goiás e Orquestra Filarmônica de Goiás e Escola de Música do Centro Cultural Gustav Ritter. Deu visibilidade para a Orquestra Sinfônica de Goiânia ao prepará-la para gravar discos e se apresentar em espaços públicos. Foi um dos maiores expoentes da música erudita goiana.

Ao falar com a reportagem do DM, o maestro disse que uma das áreas que faltava desenvolver com mais afinco era a composição. “As ideias borbulham. É uma infinidade de possibilidades”, disse o maestro.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias