Home / Cultura

CULTURA

Balada terapêutica

O  século XXI é um verdadeiro emaranhado de atividades, palavras, ações e referências que levam-nos a uma superutilização de capacidades mentais, o que gera estresse, ansiedade e desespero. Nessa toada, as pessoas vem buscando maneiras de eliminar o cansaço mental e de entrar em contato com a tranquilidade regeneradora que existe dentro de cada um de nós. Seguindo essa tendência, a cidade de Alto Paraíso de Goiás recebe nos dias 8 e 9 de julho a quinta edição do Festival Ilumina, que promete proporcionar entretenimento aliado às mais variadas formas de deixar a mente em vibrações serenas. Para isso, convidados como o cantor Lenine (que fará um show intimista com voz e violão) e o mestre espiritual Sri Prem Baba são algumas das atrações escaladas.

O cenário dessa festa, Alto Paraíso de Goiás (444 km de Goiânia), é o portal de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que guarda algumas das maiores belezas naturais do Brasil, capazes de conduzir o público ao ritmo da natureza. Um dos convidados do Ilumina, o apresentador de TV Henrique Pistilli, conhecido como homem-peixe, é especialista em surf de peito (ou bodysurf), e também viaja o mundo oferecendo palestras sobre os benefícios da relação plena entre o ser humano e a natureza. “Pistilli conduzirá uma vivência sobre a sensação de paz e vitalidade que sentimos quando estamos no ritmo da natureza”, informam os organizadores. Pistilli é conhecido por surfar ondas de até oito metros apenas com o corpo, sem utilizar prancha.

O mestre espiritual Sri Prem Baba, nascido em São Paulo, possui discípulos espalhados por várias partes do planeta. Ele ficará encarregado da abertura do festival, que tem como tema a celebração ao fogo, um dos elementos naturais essenciais para a vida humana. Sri Prem Baba viaja o mundo levando ensinamentos que unem ciência e espiritualidade. Janderson Fernandes (seu nome de batismo) cresceu cercado por espiritualidade, observando o trabalho de sua avó, que era ao mesmo tempo evangélica e benzedeira. Segundo a biografia de seu site, Baba procura incentivar reflexões. “As meditações intuitivas do menino Janderson, inspiradas pelos fenômenos que presenciou, o levaram a questionar padres católicos e pastores protestantes”.

Música

Na página do festival no Facebook, o cantor Lenine convida a todos para conferirem sua performance no evento, que será realizado no Novo Portal da Chapada, que fica no quilômetro 9 da rodovia GO 239. De acordo com a organização do Ilumina, a apresentação do cantor pernambucano contará com uma roupagem especialmente preparada para colocar o público em paz com seus pensamentos. “Lenine fará uma performance intimista e virtuosa com voz e violão e repertório autoral que inclui hits de sua carreira e preciosidades transcendentais”. O artista, que também é engenheiro químico e ecologista, trouxe em seu último álbum, Carbono (2015), a preocupação com o meio ambiente e com outros temas socialmente relevantes.

Outro momento musical será conduzido pela cantora Flaira Ferro, também de Pernambuco, que lançou seu álbum de estreia, Cordões umbilicais, em 2015, e que segundo os responsáveis pelo Ilumina, traz composições que abordam temas que tem tudo a ver com a festa. “A compositora pernambucana, com carreira em ascensão, traz em seu repertório temas sobre autoconhecimento e ancestralidade”. Flaira ficou conhecida nacionalmente no início deste ano, quando o ator Reynaldo Gianecchini compartilhou nas redes sociais um vídeo da canção ‘Me curar de mim’, que integra seu último lançamento. O vídeo viralizou e foi compartilhado por milhares de pessoas. Apesar da fama recente, Flaira possui intimidade com a música desde a infância.

Completando a agenda musical, temos o projeto Chandramukha Swami & Krishna Bandhu, que promete um verdadeiro show de mantras. Um dos mentores desse projeto, Chandramukha Swami, é veterano no festival (tocou em 2016) e já lançou mais de 20 livros sobre yoga, filosofia e espiritualidade. Como músico, já gravou 11 discos e realizou parcerias artistas como BNegão, Paulo Moura, Nando Reis. Também produziu um álbum em parceria com o Quinteto Violado, na ativa desde os anos 1970 produzindo música folclórica nordestina. A parceria entre o Quinteto e Chandramukha deu origem ao disco Choveu mantra no sertão, que resultou numa surpreendente mistura entre música popular do nordeste e música indiana. Mais informações no site www.festivalilumina.com.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias