Home / Cultura

CULTURA

Bell Marques arrasta foliões no Carna GYN Festival 2017 em Goiânia

A magia do carnaval fora de época está de volta à Goiânia. De quando setembro era sinônimo de trio elétrico na Capital. Para resgatar a melhor folia fora de época, Bell Marques é a primeira atração confirmada do Carna Gyn Festival 2017, no dia 23 de setembro. A concentração será na região do Paço Municipal, a partir das 12h30 e o encerramento será no Estádio Serra Dourada.

Os empresários Nano Pádua, Rodrigo Martins, Marcos Freitas, Lucas Freitas, Túlio Pessoa e João Carlos Ala, Frederico Vidigal, Alexandre Queiroz Freitas, Schineider Barbosa, Edson Moraes Jr e Adriana Bitencourt ressaltam que o trajeto ainda está em análise, para que não haja impacto no trânsito e a segurança dos foliões esteja garantida. As compras dos abadás poderão ser realizadas no site: www.carnagyn.com.br

Para a primeira atração do Carna Gyn, não tinha nome melhor do que o cantor baiano, Bell Marques, que por muitas vezes arrastou foliões goianos em suas micaretas. De acordo com os organizadores, será um show para relembrar suas canções marcantes e reviver os momentos memoráveis de quando ainda era Chiclete com Banana. “Escolhemos o Bell para ser a primeira atração, pois sabemos o quanto o goiano é apaixonado por ele”, afirmam os organizadores.

Bell Marques

Washington “Bell” Marques da Silva é natural de Salvador, nascido no dia 5 de setembro de 1952, no Largo do Terreiro de Jesus. O interesse do cantor pela música começou quando, ainda adolescente, ouvia os irmãos Wilson e Wado, integrantes da banda Os Elétrons. Bell chegou a fazer parte do grupo em três shows, tocando teclados. Posteriormente, todos passaram a integrar a banda Scorpius, que já existia quando da entrada do cantor. A primeira atuação de Bell Marques em cima de um trio elétrico aconteceu em 1979, tocando no bloco Traz os Montes, no Trio Tapajós.

No ano seguinte, a Scorpius passou por uma reformulação sonora, alcançando grande sucesso, antes de mudar seu nome para Chiclete com Banana. No final de 1981, foi lançado o primeiro CD da banda, batizado de Traz os Montes, assim como o bloco. Nos mais de 30 anos à frente do Chiclete com Banana, Bell esteve ligado a ideias revolucionárias. Foi responsável por fechar a lateral do trio com caixas de som, passando todos os músicos a tocarem na sua parte superior, ainda como Scorpius.

Como Chiclete, participou da mudança da sonoridade do Carnaval, influenciando também mudanças no comportamento das pessoas na maior festa de rua do planeta, além de ter revolucionado a indústria fonográfica, com a gravação dos primeiros CD e DVD em cima de um trio elétrico, em 1997.

Em todos esses anos, ficou conhecido por atrair, com sua trajetória inigualável, uma legião de fãs diferenciada, que roda o país acompanhando seus shows. Os inúmeros troféus concedidos em sua carreira fizeram de Bell um dos artistas mais premiados do Brasil.

Em setembro de 2013, Bell Marques chamou atenção do Brasil inteiro ao anunciar sua saída do Chiclete com Banana. O lançamento de sua carreira solo aconteceu no último dia de Carnaval, em 2014, à frente do Bloco Vumbora, no circuito Barra-Ondina. Com apresentações fechadas até dezembro, o cantor tem surpreendido o público com sua nova banda e com o repertório eclético.

No palco, Bell Marques apresenta, além de canções de sua antiga banda, imortalizadas em sua voz, sucessos de outros grandes nomes da música e faixas do novo CD, batizado de Vumbora. No álbum, o artista canta novos sucessos, como Nicolau, Amor Bacana, Louco Amor e Vumbora Vumbora, inédita que ganha medley com Vumbora Amar e Savassi, que marcaram sua trajetória no Chiclete.

Um dos destaques dos shows, além da clara satisfação do cantor, tem sido a nova banda, escolhida a dedo pelo próprio Bell. “Estou muito contente com a equipe que consegui reunir. Me sinto mais livre para ousar e, para isso, conto agora com um trio de metais, com um violoncelo e até violino”, conta.

Ao lado dessa “big band”, como define, Bell garante não largar a guitarra e sua forma de tocar. “Minha forma de tocar a guitarra virou marca registrada. Jamais abandonaria. Além de minha paixão, é a minha força”, reforça o cantor, que mantém a levada de antigamente com esses novos elementos, que resultam em um som mais complexo e elaborado no palco.

Carna Gyn com Bell Marques

Local: 10,3 km · Av. do Cerrado (nas proximidades do Paço Municipal)

Data: 23 de setembro

Horário: a partir das 12h30

Valor dos ingressos: promocional online limitado a partir das 23h59, do dia 13/06 R$ 275 masculino

R$ 220 feminino

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias