Home / Cultura

CULTURA

Debates, oficinas e interação

  •  Produtores, diretores e pessoas em geral tomaram gosto pela participação nas novidades do cinema de vanguarda ambiental. Organização comemora sucesso e qualidade das produções mostradas


O Festival Internacional de Cinema Ambiental de Goiás, o Fica 2017, teve início em grande estilo e interação da comunidade cinéfila com quem produz cinema. As atividades começaram com um ritmo intenso que encantou os participantes. No primeiro dia, terça-feira, foi realizada a abertura oficial do festival e da Tenda Multiétnica, lançamento de filme, Saraus de Vila Boa e mais programação paralela. A programação mais recheada de oficinas, exibição de filmes, minicursos e debates começa mesmo a partir do segundo dia, que foi tomado por debates, rodas de conversa e muitas oficinas.

No início da manhã da quarta-feira, 21/05, a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), Raquel Teixeira esteve na cidade de Goiás e participou do café da manhã com o ex-diretor presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Manoel Rangel e com os realizadores do filme “Caminho do Mar”. O debate foi centrado na produção do documentário e na questão ambiental do rio Paraíba do Sul, principal afluente da região sudeste e que passa por momentos críticas de degeneração ambiental.

A Tenda Multiétnica–Povos do Cerrado é um espaço que faz parte pela primeira vez da programação oficial do Fica. Durante o segundo dia, a Tenda teve debates sobre a integração dos povos indígenas, apresentações culturais e oficinas de expressões indígenas e pinturas corporais. Os estandes com artesanatos calunga e exposições culturais também chamaram a atenção do público, que formou fila para comprar peças únicas.

Ainda pela manhã na Tenda, os povos indígenas se reuniram para homenagear o índio Iawí Avá-Canoeiro, morto este mês em decorrência de um linfoma. A família de Iawi estava presente e recebeu uma homenagem dos Xavante que realizaram uma dança tradicional de sua tribo.

Começaram hoje as exposições e minicursos, que se espalham pela cidade. O Cine Teatro São Joaquim recebeu diversos visitantes ao longo do dia. Destinado às mostras de cinema, o espaço ficou bastante movimentado. E ainda hoje, o Palácio Conde dos Arcos recebe os shows do grupo Terra Cabula e Sr. Blan Chu.

Quinta-feira  no Fica 

A expectativa é que com a proximidade do fim de semana, a cidade fique cada vez mais cheia. Para quinta-feira, a programação seguiu com as oficinas, mini cursos, debates e rodas de discussão e, claro, com as exibições de filmes. Destacamos aqui algumas atividades que irão ocorrer no festival. Vale a pena ficar de olho nas Mostras Competitiva e da ABD no Cine Teatro São Joaquim, ao longo do dia. E às 14h no Museu das Bandeiras aconteceu o II Fórum de Comunidades Tradicionais Religiosas de Matrizes Africanas da Cidade de Goiás.

Um destaque foi a Oficina de Adaptação Literária para TV ou Cinema: A hora dos ruminantes, de José J. Veiga na Universidade Estadual de Goiás (UEG) das 9h às 12h. A Praça do Chafariz será palco do Espetáculo “O meu eu, bicho!” do grupo Upagoyá às 17h.

Para encerrar o terceiro dia, foram conferidos os shows no Palácio Conde dos Arcos: Brunno Moreno se apresentou às 20h30 e Valter Mustafé em seguida, às 21h15. A programação completa você encontra no site do Fica 2017 e, se você está na cidade, a versão impressa está sendo distribuída nos locais das atividades.

2

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias