Home / Cultura

CULTURA

Olhares para dança

Buscando a inter-relação entre coreógrafos, grupos e plateia, o Das Los Grupo de Dança vai trazer, hoje e amanhã, ao Centro Cultural UFG, uma nova proposta chamada “Diversos”, que visa a troca de visões sobre a dança contemporânea. Além da apresentar uma coreografia coletiva do grupo, o evento vai marcar o encerramento do Projeto Centrípeto Cia de Dança.

E será justamente o Projeto Centrípeto, que vai abrir a programação do evento, com a apresentação em vídeo de três espetáculos: “Toró”, “Mashup” e “O Baile de Lupita”. Tais coreografias foram feitas durante a realização do projeto liderado pelo dançarino coreógrafo Daniel Calvet, que consistiu no aperfeiçoamento de dez profissionais da dança.

Os participantes do Centrípeto passaram durante nove meses por aulas regulares, workshops com profissionais da dança de outros estados–a exemplo de Alex Neoral, Renata Versiani, Danielle Rodrigues e Lavínia Bizzoto.

“Este contato com artistas do porte deles realmente modificou e reverberou em possibilidades e amadurecimento para os participantes do projeto”, comenta Daniel Calvet.

O diretor do projeto também justifica a escolha do vídeo como linguagem para concretizar o trabalho final. “Do trabalho continuado que fizemos, dentre várias experimentações, tentamos pensar juntos em soluções que pudessem se transformar em um material artístico que pudesse ser apresentado como resultado final e a linguagem de vídeo foi a que atendeu as possibilidades de produção dentro da realidade do projeto e também pela minha afinidade com filmagens’”, explica.

Em conjunto

Os anfitriões do Das Los Grupo de dança, que é dirigido pela bailarina e professora Tassiana Stacciarini, também irão apresentar um espetáculo que foi coreografado por Ederson Xavier (Holanda), Sara dos Santos (Inglaterra), Nina Vallon (Suiça) e Gabriela Marquez (Brasil).

Estes trabalhos foram montados e remontados com bailarinos do Das Los e são resultado de imersões que o grupo viveu no ano de 2015 e 2016. Ao final da apresentação, será realizado ainda um bate- papo para estreitar o convívio entre os artistas e o público.

O intuito de apresentar em Diversos tantos encontros, de acordo com o Das Los Grupo de Dança, é de evidenciar as diferentes trajetórias de vida dos bailarinos e transferir toda essa diversidade para dança. “Acreditamos que estes mecanismos contribuem para o crescimento artístico dos envolvidos neste processo”, disse a companhia, em sua página no Facebook.

Diversos

Quando: Hoje e amanhã, às 20 horas

Onde: Centro Cultural UFG (Praça Universitária- Setor Universitário)

Ingressos: R$20 inteira e R$10 meia

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias