Home / Cultura

CULTURA

Sandra Rosa, revisora-mor dos escritores e destacada escritora infanto-juvenil

Ela faz parte da boa safra de intelectuais baianos que vieram para Goiás. Natural de Serradourada passou a residir em Goiânia a partir de 1994. Descoberta por Antônio Almeida, da Editora Kelps, pelos prelos da empresa publicou vários livros de temática infanto-juvenil, todos sucesso de venda, adotados pelos principais estabelecimentos de ensino do Estado de Goiás. Palestrante requisitadíssima tem a boa dificuldade de administrar a sua agenda.

Revisora literária, sem exageros, tem sido solicitada para empreender a missão aos mais destacados escritores goianos.

Na última segunda-feira, no Palácio das Esmeraldas, Sandra Rosa lançou com o apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, um box contendo quatro livros de sua aplaudida produção literária. A presidente da Academia Goiana de Letras, Lêda Selma Alencar, convidada pela autora para fazer uso da palavra, impedida de comparecer ao lançamento por motivo de saúde, pediu-me que eu a representasse no ato e fizesse a leitura do texto que ela tinha escrito para ser falado. Esse é o texto:
6-2

Em 1999, Sandra Rosa faz pouso no solo da literatura com o livro infanto juvenil O rapto do pulmão do mundo, cujo herói, Carlos Augusto, menino de 12 anos, é o dedo em riste da consciência da autora nas questões ecológicas e ambientais, com enfoque na preservação do verde, dos rios, no combate à poluição, ao desmatamento, à depredação do meio ambiente. Daí em diante, Sandra Rosa dedica-se a um conjunto de obras voltado para crianças e adolescentes, com o intuito claro de buscar sua cumplicidade na abordagem de temas essenciais à vida do planeta Terra.

Mas essa cumplicidade expande-se para outro tema de valor dramático e vital: as drogas, realidade que detona tragédias, desconstrói valores, dizima células familiares. Cutucar a consciência de crianças e jovens, direcionando-a para esse terrível mal, monstro que nasce das drogas, arraiga-se no dia a dia das famílias, destroça sonhos e perpetra danos irreversíveis, é a busca contínua da autora. São romances densos, marcantes, inesquecíveis, trazidos à luz em várias edições. A coleção Viajando na literatura reedita quatro das 10 obras de Sandra Rosa: uma sobre meio ambiente e suas vertentes – O rapto do pulmão do mundo –; duas sobre as drogas e suas faces de sombras e fantasmas – Uma chance para a vida,  e Filho, não te reconheço! – e o romance que mostra a mancha vermelha da escravatura, com suas agruras e dramas, As netas do Barão.

Também poetisa, Sandra Rosa publicou Picolé, Pipoca e Poesia, seu primeiro livro infantil, que tive a alegria de prefaciá-lo.

Cultora da Língua Portuguesa, é autora de Língua Portuguesa I – Guia Prático do Novo Acordo Ortográfico.

Devido à importância de seus livros, escolas públicas e privadas adotam-nos. A autora, além dos prêmios recebidos, mereceu resenhas em reconhecimento à relevância de sua obra.

Parabéns, Sandra Rosa, romancista, poetisa, revisora e amante da Língua Portuguesa.

Lêda Selma de Alencar

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias