Arctic Monkeys dá sinal de vida e pode salvar o rock com novo disco

Banda inglesa de destaque no cenário indie pode soltar disco novo no final do ano

Postado por Welliton Carlos da Silva em 23 de Agosto de 2017 às 12h58

Para quem está com sede de rock, uma boa notícia: o Arctic Monkeys deve lançar novo disco no final do ano. A informação vazou após o baterista da banda se encontrar com um fã e dar pistas de que algo novo vem por aí.

A Arctic Monkeys desapareceu em 2013, quando lançaram “AM”. Os hits da época, contudo, estão espalhados, caso de “Do you wanna know”, “Arabelle” e “RU Mine”.

OUÇA ARCTIC MONKEYS

O disco “AM” entra na lista dos melhores da década, com grande destaque para o trabalho de bateria e guitarras.

Trata-se de um grupo seminal de sua geração, talvez a aurora do período negro, já que o rock atual está em fase de transição frente às ameaças da indústria cultural (valorização excessiva de música pop e eletrônica) e o conservadorismo que tomou conta de vários países, como Estados Unidos, parte da Europa e Brasil.

A expectativa é – enfim – de que o disco represente uma redenção para a geração do rock, perdida diante dos ataques sofridos nos últimos anos.

Será o sexto album da aclamada banda inglesa do cenário independente. Especula-se que o grupo volte mais pesado, com uma evolução nas guitarras, hoje aprofundada em distorções médias.

Alex Turner, voz e guitarras, tem dado indicações disso ao deixar as guitarras mais gordas nas apresentações ao vivo, principalmente quando toca “Do you wanna know” nas notas mais graves  do riff – fá, sol e si bemol.

Arctic Monkeys costuma misturar a pegada ganchuda das guitarras do hard rock / heavy metal do Black Sabbath setentista, investir no lirismo de letras estilo “college rock” e apostar em uma música sintética, com poucos solos de guitarra, mas muitos climas adotados pelo uso de delays, chorus e compressors.

A banda deu os sinais de vida: agora é a ansiedade da espera.

A imagem do fã com o baterista Matt Helders foi feita em um show do Royal Blood na última semana.

O fã postou a foto tirada em Los Angeles e viralizou.

arcitc

Helders diz que espera soltar o disco no final do ano.

A  revista especializada  NME tem especulado a chegada do novo album da banda inglesa com apreensão, já que dos grupos em estúdio é o mais aguardado para sacudir um cenário modorrento e cada vez mais inerte.