Home / Cultura

CULTURA

Arctic Monkeys dá sinal de vida e pode salvar o rock com novo disco

Para quem está com sede de rock, uma boa notícia: o Arctic Monkeys deve lançar novo disco no final do ano. A informação vazou após o baterista da banda se encontrar com um fã e dar pistas de que algo novo vem por aí.

A Arctic Monkeys desapareceu em 2013, quando lançaram "AM". Os hits da época, contudo, estão espalhados, caso de "Do you wanna know", "Arabelle" e "RU Mine".

OUÇA ARCTIC MONKEYS

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=26-DhyR7-Ao [/embed]

O disco "AM" entra na lista dos melhores da década, com grande destaque para o trabalho de bateria e guitarras.

Trata-se de um grupo seminal de sua geração, talvez a aurora do período negro, já que o rock atual está em fase de transição frente às ameaças da indústria cultural (valorização excessiva de música pop e eletrônica) e o conservadorismo que tomou conta de vários países, como Estados Unidos, parte da Europa e Brasil.

A expectativa é - enfim - de que o disco represente uma redenção para a geração do rock, perdida diante dos ataques sofridos nos últimos anos.

Será o sexto album da aclamada banda inglesa do cenário independente. Especula-se que o grupo volte mais pesado, com uma evolução nas guitarras, hoje aprofundada em distorções médias.

Alex Turner, voz e guitarras, tem dado indicações disso ao deixar as guitarras mais gordas nas apresentações ao vivo, principalmente quando toca "Do you wanna know" nas notas mais graves  do riff - fá, sol e si bemol.

Arctic Monkeys costuma misturar a pegada ganchuda das guitarras do hard rock / heavy metal do Black Sabbath setentista, investir no lirismo de letras estilo "college rock" e apostar em uma música sintética, com poucos solos de guitarra, mas muitos climas adotados pelo uso de delays, chorus e compressors.

A banda deu os sinais de vida: agora é a ansiedade da espera.

A imagem do fã com o baterista Matt Helders foi feita em um show do Royal Blood na última semana.

O fã postou a foto tirada em Los Angeles e viralizou.

arcitc

Helders diz que espera soltar o disco no final do ano.

A  revista especializada  NME tem especulado a chegada do novo album da banda inglesa com apreensão, já que dos grupos em estúdio é o mais aguardado para sacudir um cenário modorrento e cada vez mais inerte.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias