Home / Cultura

CULTURA

PX lança livro com frases de Batista Custódio escritas em artigos no Diário da Manhã

Acima da mera questão de ser autorizado ou não autorizado, é um livro feito à revelia do autor, que terá acesso a ele nas mesmas condições de um leitor comum, depois de impresso. As frases foram extraídas de artigos publicados no Diário da Manhã, compreen

Acima da mera questão de ser autorizado ou não autorizado, é um livro feito à revelia do autor, que terá acesso a ele nas mesmas condições de um leitor comum, depois de impresso. As frases foram extraídas de artigos publicados no Diário da Manhã, compreendendo o período de 1998 a 2019.

Oferece uma leitura drops de temas complexos tratados por Batista Custódio. Procura apresentá-lo sob um outro ângulo de abordagem de sua obra, e assim cativar novos leitores, democratizando sua verve de jornalista polêmico com vocação de apóstolo.

É, decididamente, uma necessária homenagem aos 60 anos de jornalismo de Batista Custódio, com o mote de “atirar flores aos vivos”!

A FORÇA DA FRASE

Exemplos do livro, para suas próprias conclusões:

ALEGRIA DE VIVER

Há muitas dores caladas dentro de mim, mas o sofrimento causado por nenhuma delas conseguiu tirar a minha alegria de viver.

ADEUS

Quando chegar a hora do corpo descer descansando ao berço da terra e a alma voltar ao Pai, o cemitério receberá apenas as tristezas que moram comigo.

ABSOLUTISMO

Já nasci com o sentimento de descrença no poder dos Governos

ANONIMATO

O anonimato subiu à fama. Bobo vira celebridade literária na autoria de livros escritos de aluguel a outros.

AVALANCHE

Nenhuma das conquistas conferidas pelas riquezas materiais move a obstinação que me torna uma avalanche humana ante o imponderável.

ADIANTE

De adulto no menino ao moço no velho, as pessoas de meu convívio assistiram eu resistir às adversidades a todo momento e jamais me viram num só instante em que eu não estivesse seguindo isolado adiante do meu tempo.

BOBOS

São esfarinhados mentais. A mentalidade deles permanece lá muito atrás dos idos do primeiro bobo que mastigou caroço de pequi nos primórdios de Vila Boa.

REPETÊNCIA

Errar, todos já erramos, mas o errado de fato é quem não se revê do erro. E continua repetindo-se no que errou.

PEDÁGIO

Salário é taxado no imposto de renda, mas a Receita Federal isenta o dízimo religioso, que dá mais lucro que o Friboi: isto é que é Fé? Cristo é o Caminho. Eles são o pedágio.

BIBLIOTECA

Há mais bobos entre os chamados homens inteligentes do governo do que livros na biblioteca que não existe no Palácio das Esmeraldas.

VENTO

É preciso ser diante da ação dos sórdidos como o vento que varre os ciscos e não se suja deles.

BRIGA PERDIDA

Toda briga é burra. Os entreverados dividem-se em duas bandas: os mais e os menos errados na desinteligência

CERTO

Os que só veem defeitos nos outros é porque não conseguem enxergar o certo neles próprios.

COMBOIO

Virá como não se consegue prender os dias para que as manhãs não nasçam. O comboio da evolução é o tropel do progresso sobre os passos do atraso.

CLASSE POLÍTICA

Goiás é onde a classe política passa compactada no descoberto do prestígio e por fora da influência direta nos andares do Planalto em Brasília.

O Estado está como um resto de mundo esquecido nos porões de líderes fora de moda. Estão a tangos às três da tarde ao sol ardente.

CHORO

Tenho uma anomalia orgânica. Não lacrimejo os olhos. Choro no coração.

COLHEITA

A vida é a colheita dos nossos atos, assim como o milho que se planta na terra. Com uma diferença perigosa, se não formos ao eito buscar a colheita, o milho se perde na terra. Já na vida, a colheita dos atos vem ser deixada em nossa porta.

NÉSCIO

Os néscios dizem o que pensam porque não pensam o que dizem.

VÉSPERA

A apreensão das vésperas costuma ser mais desgastante do que a consumação dos fatos.

VOTO ABERTO

Defendo e sempre pratiquei a linha editorial, tanto no Cinco de Março quanto no Diário da Manhã, de me posicionar ao lado do melhor candidato a governador, por entender que é um dever cívico para com a opinião pública, embora eu mantenha espaço para todos os candidatos no jornal.

ZANGA

A zanga é apropriada para os Templos do Congresso Nacional que se cobrem com a capa do civismo para dissimular o corporativismo das bancadas nas partilhas da corrupção.

Seviço:

Lançamento do livro A FORÇA DA FRASE, de Batista Custódio, organização de Px Silveira.

Volume I, 516 páginas. R$ 50,00 (disponível também nas plataformas eletrônicas da internet, por meio de e-book)

Mais informações: pxsilveira@me.com (62) 99974-0091