Home / Cultura

CULTURA

Escola recebe certificado internacional

Renato DiasEducação com brincadeiras. Um espaço radical para o direito ao mundo lúdico. Dos pimpolhos. Rebentos do futuro próximo. Socialização? Ah! No meio ambiente. Um método pedagógico revolucionário. Para além do capital cultural tradicional. Com es

Renato Dias

Educação com brincadeiras. Um espaço radical para o direito ao mundo lúdico. Dos pimpolhos. Rebentos do futuro próximo. Socialização? Ah! No meio ambiente. Um método pedagógico revolucionário. Para além do capital cultural tradicional. Com esse programa, a Escola Casa Verde, instalada em uma chácara, unidade rural, no município de Aparecida de Goiânia, recebeu o Certificado Especial emitido pela Rede Internacional de Escolas Criativas [RIEC].

A Rede Internacional de Escolas Criativas é uma organização que reconhece instituições de ensino, de educação, com práticas e metodologias pedagógicas, de ensino e formação inovadores & transdisciplinares. A solenidade de entrega do certificado ocorreu durante o 9º Fórum Internacional de Escolas Criativas, na Universidade de Barcelona, Espanha, Europa, Velho Mundo. Para a avaliação das instituições, a RIEC usa a pesquisa chamada VADECRIE.

Projeto Pedagógico

Uma plataforma metodológica que define a análise de ações e projetos pedagógicos. Os parâmetros examinados são a cultura inovadora, o projeto de exercício de liderança estimuladora e criativa. Assim como o denominado espírito empreendedor, professores criativos. Os valores humanos, sociais e ambientais também. Para ser reconhecida, a escola precisa atingir, no mínimo, 60 % dos critérios investigados. Com uma observação rigorosa de critérios.

A análise, fundamentada em elementos científicos e educacionais, é realizada por pesquisadores da RIEC. Mais: por alunos de graduação ou pós-graduação. Eles seriam supervisionados por membros da rede. A Escola Casa Verde, em Aparecida de Goiânia, foi avaliada durante um ano. A referência era o ‘Projeto de Pesquisa Escolas Criativas e Inovadoras’. Ele foi coordenado por Lindalva Pessoni Santos, mestra da Universidade Estadual de Goiás, a UEG.

Ética e fraternidade

Lindalva Pessoni Santos diz que uma escola criativa incentiva uma relação viva, ética e fraterna entre os sujeitos e a natureza, prioriza a integração entre os saberes científicos, culturais e espirituais. A Escola Casa Verde, como uma escola criativa, estimula a autonomia dos alunos. A diplomação da Casa Verde pela Rede Internacional de Escolas Criativas-RIEC ocorrerá neste sábado, 19 de outubro, às 15h30. Dois alunos da unidade escolar que se destacam: Marcos Felipe, neto de Silvino Batista, e Céu Corrêa, filho de Carlos Willian Leite & de Tainá Corrêa.