Home / Cultura

CULTURA

Robert Crumb reverencia medalhões do blues e nomes já esquecidos

Robert Crumb levou para os quadrinhos a lisergia da contracultura. Considerado o pai das HQs underground, ele se tornou uma unanimidade entre público e crítica. Em “Blues”, livro recém-lançado pela editora Veneta com tradução de Daniel Galera, Crumb celebra a beleza de uma arte popular sufocada sob os golpes da tecnologia.

Pelas suas 120 páginas, perambulam Charley Patton, Robert Johnson, Jelly Roll Morton e Bessie Smith, nomes hoje já esquecidos, mas também ícones da cultura pop como BB King, Janis Joplin, Jimi Hendrix e James Brown, em saborosas histórias em quadrinhos, cartazes, capas de discos, ilustrações e anúncios que o quadrinista fez nos últimos 50 anos. Não à toa, Crumb é um especialista em blues e colecionador de LPs raros.

Entre os álbuns que contam com seu inconfundível traço, está o cultuado “Cheap Thrills”, o segundo da cantora Janis Joplin. Nas palavras de Alan Moore, autor de “Watchemen” e “V de Vingança”, Crumb virou “alguém que consegue dar um jeito de continuar fazendo um trabalho diferente e inspirador. Ele nunca se cansa, nunca é preguiçoso. Ele é fantástico”, disse o quadrinista, a respeito do artista que ficou conhecido nos anos 1960 como o principal expoente do Underground Comix.

No Brasil, pela Companhia das Letras, saiu a coletânea “Desenhados Um Para o Outro” (2018), obra na qual todas as HQs que Aline e Crumb criaram juntos foram parar em livro e abrange quatro décadas de uma colaboração artística e romântica sem precedentes. O livro é um retrato engraçado de um casal singular em sua excentricidade e adorável infâmia, porém querido assim que se começa a ler a obra.

Também com a tradução de Daniel Galera, por aqui foi publicado “Minha Vida”, uma espécie de memórias lisérgicas de Crumb nos anos 60, “Meu Problema Com as Mulheres”, outra celebrada, além de “Genesis”. Robert Crumb escandalizou, divertiu, provocou e desafiou a imaginação dos fãs de quadrinhos de todo o planeta.

E, provavelmente, sem ele, o mundo não teria conhecido os quadrinhos alternativos como hoje são.

‘Blues’

Autor: Robert Crumb

Editora: Veneta

Gênero: Quadrinhos

Preço: R$ 74,90

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias