Os indicados ao Oscar 2022 foram anunciados na manhã desta terça-feira, 8, durante um evento transmitido online. O longa Ataque dos Cães, disponível na Netflix, recebeu 12 indicações, entre Melhor Filme, Melhor Ator, com Benedict Cumberbatch, Melhor Atriz Coadjuvante, com Kirsten Dunst, Melhor Ator Coadjuvante com Jesse Plemons e Jane Campion para Melhor Direção Duna vem em seguida, com 10 indicações, e Belfast e Amor, Sublime Amor com sete cada um.
Principal prêmio do cinema internacional, o Oscar volta a ter um apresentador este ano e será realizado no Dolby Theatre, em Los Angeles (EUA), no dia 27 de março. Esta é a 94ª edição do prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Deserto Particular foi escolhido pelo Brasil para representar o país na categoria melhor filme internacional, mas o longa de Aly Muritiba não passou pela primeira fase da seleção, em dezembro. Já o curta Seiva Bruta não conseguiu passar de fase e não levou nenhuma indicação à estatueta.
Veja a lista com os indicados
MELHOR FILME
- Belfast
- No Ritmo do Coração
- Não Olhe Para Cima
- Drive My Car
- Duna
- King Richard: Criando Campeãs
- Licorice Pizza
- O Beco do Pesadelo
- Ataque dos Cães
- Amor, Sublime Amor
MELHOR ATRIZ
- Jessica Chastain, por The Eyes of Tammy Faye
- Olivia Colman, por A Filha Perdida
- Penélope Cruz, por Mães Paralelas
- Nicole Kidman, por Apresentando os Ricardos
- Kristen Stewart, por Spencer
MELHOR ATOR
- Javier Bardem, por Apresentando os Ricardos
- Benedict Cumberbatch, por Ataque dos Cães
- Andrew Garfield, por Tick, Tick... Boom!
- Will Smith, por King Richard: Criando Campeãs
- Denzel Washington, por A Tragédia de Macbeth
- Melhor Ator Coadjuvante
- Ciarán Hinds, por Belfast
- Troy Kotsur, por No Ritmo do Coração
- Jesse Plemons, por Ataque dos Cães
- J.K. Simmons, por Apresentando os Ricardos
- Kodi Smit-McPhee, por Ataque dos Cães
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
- Jessie Buckley, em A Filha Perdida
- Ariana DeBose, em Amor, Sublime Amor
- Judi Dench, em Belfast
- Kirsten Dunst, em Ataque dos Cães
- Aunjanue Ellis, por King Richard: Criando Campeãs
MELHOR DIREÇÃO
- Kenneth Branagh, por Belfast
- Ryûsuke Hamaguchi, por Drive My Car
- Paul Thomas Anderson, por Licorice Pizza
- Jane Campion, por Ataque dos Cães
- Steven Spielberg, por Amor, Sublime Amor
MELHOR FILME INTERNACIONAL
- Drive My Car (Japão)
- Flee (Dinamarca)
- A Mão de Deus (Itália)
- Lunana: A Yak in the Classroom (Butão)
- The Worst Person in the World (Noruega)
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
- Siân Heder, por No Ritmo do Coração
- Ryûsuke Hamaguchi & Takamasa Oe, por Drive My Car
- Jon Spaiths, Denis Villeneuve & Eric Roth, por Duna
- Maggie Gyllenhaal, por A Filha Perdida
- Jane Campion, por Ataque dos Cães
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
- Kenneth Branagh, por Belfast
- Adam McKay, por Não Olhe Para Cima
- Zach Baylin, por King Richard: Criando Campeãs
- Paul Thomas Anderson, por Licorice Pizza
- Eskil Vogt & Joachim Trier, por The Worst Person in the World
MELHOR FIGURINO
- Jenny Beavan, por Cruella
- Massimo Cantini Parrini & Jacqueline Durran, por Cyrano
- Jacqueline West & Robert Morgan, por Duna
- Luis Sequeira, por O Beco do Pesadelo
- Paul Tazewell, por Amor, Sublime Amor
MELHOR TRILHA ORIGINAL
- Nicholas Britell, por Não Olhe Para Cima
- Hans Zimmer, por Duna
- Germaine Franco, por Encanto
- Alberto Iglesias, por Mães Paralelas
- Jonny Greenwood, por Ataque dos Cães
MELHOR ANIMAÇÃO
- Encanto
- Flee
- Luca
- A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
- Raya e o Último Dragão
MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO
- Affairs of the Art
- Bestia
- Boxballet
- Robin Robin
- The Windshield Wiper
MELHOR CURTA EM LIVE-ACTION
- Ala Kachuu - Take and Run
- The Dress
- The Long Goodbye
- On My Mind
- Please Hold
MELHOR DOCUMENTÁRIO
- Ascension
- Attica
- Flee
- Summer of Soul (... ou Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)
- Writing with Fire
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM
- Audible
- Lead Me Home
- The Queen of Basketball
- Three Songs for Ben Azir
- When We Were Bullies
- Melhor fotografia
- Greig Fraser, por Duna
- Dan Lautsen, por O Beco do Pesadelo
- Ari Wegner, por Ataque dos Cães
- Bruno Delbonnel, por A Tragédia de Macbeth
- Janusz Kominski, por Amor, Sublime Amor
MELHOR MONTAGEM
- Hank Corwin, por Não Olhe Para Cima
- Joe Walker, por Duna
- Pamela Martin, por King Richard: Criando Campeãs
- Peter Sciberras, por Ataque dos Cães
- Myron Kerstein & Andrew Weisblum, por Tick, Tick... Boom!
- Melhor cabelo e maquiagem
- Um Príncipe em Nova York 2
- Cruella
- Duna
- The Eyes of Tammy Faye
- Casa Gucci
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
- Be Alive - King Richard: Criando Campeãs
- Dos Oruguitas - Encanto
- Down to Joy - Belfast
- No Time to Die - 007 - Sem Tempo Para Morrer
- Somehow You Do - Four Good Days
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
- Patrick Vermette, por Duna
- Tamara Deverell, por O Beco do Pesadelo
- Grant Major, por Ataque dos Cães
- Stefan Decbant, por A Tragédia de Macbeth
- Adam Stockhausen, por Amor, Sublime Amor
MELHORES EFEITOS ESPECIAIS
- Duna
- Free Guy: Assumindo o Controle
- 007 - Sem Tempo Para Morrer
- Shang-Chi e a Lenda.