Home / Cultura

CULTURA

Dia do Orgulho Geek: Criada para que todos os nerds possam celebrar e assumir a sua cultura

Durante muito tempo os Nerds e Geeks eram conhecidos como pessoas “estranhas”, e na quarta-feira, 25, é comemorado o Dia do Orgulho Geek ou Dia do Orgulho Nerd e essa celebração é tão recente quanto a própria ideia de que nerd é algo legal. Você sabe qu

Durante muito tempo os Nerds e Geeks eram conhecidos como pessoas “estranhas”, e na quarta-feira, 25, é comemorado o Dia do Orgulho Geek ou Dia do Orgulho Nerd e essa celebração é tão recente quanto a própria ideia de que nerd é algo legal.

Você sabe qual a origem dessa comemoração? Foi mais do que simbólica, essa data foi escolhida pois era estreado Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança em 1997. E nada pode ser mais nerd nesse mundo do que Guerra nas Estrelas.

O mundo nerd é bem maior e ser um envolve comportamentos, gostos e manias que já fazem parte do seu jeito de ser, são coisas que, na grande maioria das vezes, acabam passando despercebidos por nós. Afinal, o conhecimento sempre foi a matéria-prima de qualquer nerd.

No dia 25 de maio ainda é celebrado o Dia da Toalha, uma comemoração que também serve de homenagem para a cultura geek e nerd.

Dia da Toalha

O Dia da Toalha é muito mais antigo, e é a base do que se chamar de Dia do Nerd, e isso tudo se deu graças a um livro. Em homenagem ao Douglas Adams, autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, que faleceu em 11 de maio de 2001.

Douglas Adams

Sua obra sempre foi um dos exemplares da literatura nerd, principalmente ao unir ficção científica com elementos humorísticos.

Agora, por que toalha? A própria tem relação direta com isso. Na obra, ela virou um símbolo desse humor que marcou seu trabalho e uma ótima forma de se lembrar de sua obra.

Em 2001, em forma de homenagear Douglas Adams, os Nerd/Geeks saíram às ruas carregando uma toalha nos ombros ou pendurada na mochila, como um verdadeiro mochileiro, como é relatado no livro.

Como comemorar o Dia do Orgulho Geek

Nada melhor do que relembrar as tecnologias que vimos nos filmes de super-heróis e outros do universo nerd e que realmente existem na vida real: A Inteligência Artificial em Homem de Ferro, Exoesqueleto em Capitão América: Guerra Civil, Capa da invisibilidade em Harry Potter e a Pedra Filosofal. Títulos para rever nesta data.

Em Goiânia, a Biblioteca do Sesc Campinas está com programação especial para comemorar essa data, e durante quatro dias, serão realizadas atividades voltadas para promoção da cultura nerd/geek, tais como exposição, concurso, oficina e palestra.

Confira mais informações no site oficial ou pelos telefones: (62)3522-6450 e (62)99616-7232.

O melhor é se comemorar e deixar todas as más opiniões de lado. Afinal, se teve algo que todo esse mundo nerd nos ensinou é: não entre em pânico e que a Força esteja com você. Comemore e não esqueça a sua toalha.