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Cerrado inspira desfile na SPFW

Com presença de Danila Guimarães e parceria com Kboco, estilista goiano Theo Alessander apresentou coleção ‘Elementos’ no evento fashion, em São Paulo

Peças foram inspiradas na fauna e na flora do bioma característico do Centro-Oeste brasileiro - Foto: Lhairton Costa/ Divulgação Peças foram inspiradas na fauna e na flora do bioma característico do Centro-Oeste brasileiro - Foto: Lhairton Costa/ Divulgação

O Cerrado estava literalmente fora de moda. Além de pouco presente como influência nas passarelas principais do globo, uma pesquisa revelou que apenas 20% dos brasileiros conhecem e sabem a importância do bioma. Estes números se apresentam em um momento que atinge índices históricos de devastação. Porém, o projeto Sou Cerrado, iniciativa que une ação social e moda, promete amplificar a importância do berço das águas do Brasil.

A iniciativa Sou Cerrado foi lançada ontem, durante desfile da marca Thear, do estilista goiano Theo Alexandre, na SPFW, que colocou na passarela a coleção “Elementos” – inspirada em ícones do bioma. O estilista foi o único representante do Centro-Oeste no mais importante evento de moda do Brasil.

A coleção “Elementos” é inspirada na fauna e flora do Cerrado e foi criada para ser exibida em dois momentos. Nesta primeira parte, vai abordar os temas terra e o fogo e depois trabalhará água e ar. Diversos símbolos do bioma serviram como referência para coleção: do lobo guará a flor do pequi.

“O Cerrado aparece na coleção, seja por meio de estampas que simbolizam os desenhos tortuosos e terrosos da vegetação, ou até mesmo pelas modelagens sóbrias que remetem à dificuldade de florescer em meio à seca”, explica o estilista.

Além da necessidade de abordar o bioma, é uma característica do trabalho do artista apresentar as belezas e talentos de Goiás para fora da bolha. Logo, em coleções anteriores teve influências como a poeta Cora Coralina, o artista plástico Poteiro e o estilo presente nas construções de Goiânia, o art déco.

E nomes atuais da cena goiana aparecem como parceiros em “Elementos”. As estampas exclusivas da coleção são assinadas pelo artista visual Kboco. Já a empresária e blogueira Daniela Guimarães desfilou na passarela mais famosa do Brasil.

Além disso, dentro da programação de lançamento da Sou Cerrado, convidados ganharam pequenos frascos de Home Spray, criados pela consultora olfativa Lígia Simões com favas da baunilha das comunidades quilombolas da Chapada dos Veadeiros – verdadeiros guardiões do Cerrado – para que as pessoas possam levar consigo o aroma do Cerrado.


		Cerrado inspira desfile na SPFW
Foto: Lhairton Costa/ Divulgação. Marcus Vinícius Beck

"O Cerrado é a terra onde nasci e minha eterna fonte de inspiração. A idealização da iniciativa 'Sou Cerrado' me dá a oportunidade de ensinar às crianças que água não nasce na torneira, e colaborar com meu ativismo para um futuro melhor", diz Felipe Triaca, co-idealizador.

Sonho em pé

A marca desfilou ainda a camiseta "Sou Cerrado" criada pela Thear para a campanha, com colaboração de Myda Malhas e Zênite. E vale lembrar que o desfile é apenas uma das ações do projeto, que foi idealizado pela agência de comunicação Fresh PR e pelo ativista e detentor do canal Chapada Dos Veadeiros, Felipe Triaca.

O projeto busca através da visibilidade da marca e do canal para chamar atenção para a preservação do cerrado e reúne no site www.soucerrado.com.br, diversas ONGs e instituições que trabalham em prol do bioma. No site as organizações ambientais são divulgadas para que as pessoas possam colaborar de forma fácil e rápida.

Dentre as ONGs selecionadas para receber apoio pelo site estão: Rede Contra Fogo, Fundação Mais Cerrado, Cerrado de Pé, Movimento Lixo Zero, Rede Kalunga, Brigada Voluntária São Jorge, Eu Desacelero na Chapada, Turma que Faz e toda a rede de ONGs presentes na Rede Cerrado.

A equipe Sou Cerrado buscou instituições envolvidas na causa do bioma e da água e conquistou o apoio institucional de algumas das principais organizações que atuam pelo meio ambiente: WWF-Brasil, Voice of the Oceans, ISPN (Instituto Sociedade, População e Natureza) e Rede Cerrado. A Associação Veadeiros, Rede Kalunga de Comunicação, Urbia Cataratas e a Casa de Cultura Cavaleiros de Jorge, também apoiam a iniciativa.

"Acreditamos que a comunicação é um dos pilares que mantém uma sociedade sã e capaz de tomar melhores decisões. Após análises, encontramos uma forma de dar mais força para a causa do Cerrado, que precisa ganhar mais espaço no coração dos brasileiros", diz Ana Beatriz Schauff, sócia da Fresh PR.

Inclusão

Já o influenciador João Vitor de Paiva Bittencourt realizou um sonho na noite da última quinta-feira, 11: ele desfilou no 57º São Paulo Fashion Week, a convite da Riachuelo em parceria com a Led. “Realizei um sonho”, contou ele, ao final da apresentação do desfile da coleção “Lindo Baile de Amor”. Ele dividiu a passarela com outros modelos, entre eles ex-BBBs e celebridades como os integrantes da Banda Uó e Bruno Fagundes.

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