Home / Cultura

CULTURA

Inovação e sustentabilidade: Amarê 2023 traz um novo conceito para a moda

Sustentabilidade também é tema reforçado na segunda edição da Amarê Fashion, que estimula o mundo da moda em Goiás

Arte: Danilo Itty Arte: Danilo Itty

Sustentabilidade e futuro são o foco da segunda edição da Amarê Fashion - Semana de Moda Goiana, que inova ao apresentar um programa voltado para as causas sociais por meio de ações que promovam o bem-estar do meio ambiente. O evento irá ocorrer entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro.

Este ano, a semana de moda conta com o programa "AmarÉ", que apoia a Associação de Mulheres Kalunga de Monte Alegre por meio da marca Tuya Kalunga, criada por mulheres da comunidade quilombola do Tinzigual. E é com o apoio a esses projetos que o Amarê 2023 ajuda a fomentar o empreendedorismo, colocando na prática um dos objetivos desta edição: o futuro.

Já no que diz respeito ao quesito sustentabilidade, a edição deste ano irá trabalhar com a viabilidade do tratamento dos resíduos sólidos das facções têxteis em Goiânia, com o objetivo de amenizar os impactos que a produção em larga escala causa ao meio ambiente.

O diretor comercial do Grupo Mega Moda, Felipe Braga, afirma que o evento é importante para apoiar a Região da 44, pois é uma forma de consolidar Goiás, que é um produtor e distribuidor de moda.

"Somente no Mega Moda, nós temos 1.500 lojistas, e destes, cerca de 1.200 são confeccionistas. Então são produtores de moda que são os principais expoentes da moda goiana. Então com um evento do porte do Amarê Fashion expondo a moda goiana com desfiles, com estrutura diferenciada, colocando Goiás no mapa da moda nacional é muito importante", afirma.

Ele destaca ainda que o Amarê é um evento muito importante, pois traz muita inspiração e ideias que cooperam para o desenvolvimento da moda regional. A sustentabilidade é uma das ideias que o evento trouxe e que já faz parte de projetos há algum tempo.

"Dentro do Mega Modo, temos o clube de costura, que é um dos nossos projetos sociais e dentro deste clube, há outros projetos sociais. Um deles é o de aproveitar retalhos da produção dos lojistas, que são transformados em bolsas ou outra peça de roupa por meio deste reaproveitamento", diz.

Logo na entrada do lançamento da nova edição, estavam expostos os nove figurinos dos vencedores da edição passada.


		Inovação e sustentabilidade: Amarê 2023 traz um novo conceito para a moda
Fernando Keller

Três dos nove figurinos vencedores da Amarê Fashion 2022. (Foto: Fernando Keller)

Concepção artística

A criação do conceito artístico da edição deste ano ficou por conta do artista visual Danilo Itty. que combinou tecnologia com natureza para representar os temas de sustentabilidade e futuro. As cores utilizadas por ele deixaram o evento ainda mais dinâmico e rompem barreiras com presente e futuro.

"Foi um desafio juntar todos os conceitos e estabelecer uma linha visual mais agradável, mas acho que o resultado final agradou a todos", afirma o artista.


		Inovação e sustentabilidade: Amarê 2023 traz um novo conceito para a moda

Danilo Itty, profissional responsável pelo conceito artístico da Amarê 2023. (Foto: Reprodução/Instagram)

A gestora estadual de moda do Sebrae Goiás, Thais Oliveira, afirma que unir a moda à arte é essencial. Ela destaca ainda que Danilo Itty foi escolhido para construir a nova identidade visual da Amarê, com destaque para o futuro e a sustentabilidade.

"Nosso objetivo ao convidar artistas como Danilo e Selon - responsável pelo conceito visual e artístico da primeira edição - é para que a arte goiana também ganhe os holofotes", diz.

Além do foco inovador, a Amarê conta com incentivo aos pequenos negócios e concurso de estilistas. No ano passado, a primeira edição do evento contou com um público de 12 mil pessoas e participação de 85 empresas, além de ter alavancado ainda mais o mercado da moda em Goiás.

A Semana da Moda Goiana recebe suporte de diversas entidades, como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Governo de Goiás, o Mega Moda e tem parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias