Home / Distrito Federal

DISTRITO FEDERAL

Bolsonaro vira réu na Justiça do DF por incitação ao crime de estupro em 2014

O ex-presidente disse que achava a deputada Maria do Rosário "muito feia" e não era do seu "tipo"

Imagem ilustrativa da imagem Bolsonaro vira réu na Justiça do DF por incitação ao crime de estupro em 2014

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) decidiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será réu por incitação ao crime de estupro. O juiz Omar Dantas de Lima tomou a decisão.

Bolsonaro chamou a decisão de "perseguição política" nas redes sociais. Em 2014, quando era deputado federal, ele fez comentários ofensivos sobre a deputada Maria do Rosário (PT-RS), dizendo que ela "não merecia ser estuprada" porque ele a achava "muito feia" e não era do seu "tipo".

Esta ação penal não significa que Bolsonaro foi condenado pelos crimes, mas sim que ele está formalmente acusado. A Justiça irá avaliar o caso e, após as oportunidades de defesa, decidirá se ele é culpado ou não.

Bolsonaro não possui mais foro privilegiado, diz PGR

Bolsonaro já se tornou réu em duas ações penais relacionadas a este caso em 2016, por decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).Mas em 2019, as ações foram suspensas devido à imunidade presidencial prevista na Constituição.

Em junho de 2023, o ministro Dias Toffoli, do STF, determinou que o processo fosse enviado para a Justiça do Distrito Federal. Agora, sem foro privilegiado, os casos continuarão na primeira instância, de acordo com a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo. Assim, o Supremo não terá mais envolvimento nesses processos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias