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Ford revela detalhes do novo Fiesta ST que desembarcará no mercado europeu

Norton Luiz Editor de VeículosO novo Fiesta ST da terceira geração será lançado no mercado europeu no segundo trimestre. O modelo hatch esportivo, revelado em detalhes pela Ford, utilizará tecnologias sofisticadas voltadas ao desempenho e prazer de dirig

Norton Luiz
Editor de Veículos

O novo Fiesta ST da terceira geração será lançado no mercado europeu no segundo trimestre. O modelo hatch esportivo, revelado em detalhes pela Ford, utilizará tecnologias sofisticadas voltadas ao desempenho e prazer de dirigir. Além de suspensão traseira com molas de força vetorial, inovação patenteada pela Ford, o hatch oferece diferencial de escorregamento limitado e controle de arrancada como opcionais.

Com novo motor EcoBoost 1.5 de três cilindros, de 200 cv, o esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e chega à máxima de 232 km/h. Ele usa uma tecnologia inovadora de desativação de cilindros para reduzir o consumo e as emissões e conta com válvula de escapamento ativa para amplificar o ronco do motor.

Os três modos de direção – normal, esporte e pista – dão flexibilidade ao veículo, fazendo o melhor ajuste do motor, da direção e dos controles de estabilidade, tração e torque vetorial para cada condição de uso.

O novo Fiesta ST tem também tecnologias sofisticadas de assistência, como controle de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção na faixa e reconhecimento de sinais de trânsito, além de central multimídia SYNC 3 com tela de 6,5 ou 8 polegadas e som premium B&O Play. Seu design renovado inclui rodas de 17 ou 18 polegadas, bancos esportivos Recaro e volante de base reta.

“Os fãs de hatches esportivos esperam grandes coisas desse compacto. Nós aplicamos no novo Fiesta ST o que aprendemos com os recentes modelos da Ford Performance, incluindo o Focus RS e o Ford GT, para ser a referência em prazer de dirigir no segmento”, diz Leo Roeks, diretor da Ford Performance na Europa.

Terceira geração

O Fiesta ST de terceira geração é o primeiro a oferecer diferencial de escorregamento limitado Quaife, que aumenta o controle em curvas, limitando a distribuição de torque para a roda que tiver a tração reduzida. Ele atua junto com o controle de torque vetorial, que reduz o subesterço aplicando os freios na roda dianteira interna em curvas.

O equilíbrio desses dois sistemas foi refinado pelos engenheiros da Ford Performance para oferecer ótimo desempenho tanto em pista seca como molhada. Seu uso combinado reduz ao mínimo a perda de torque devido a intervenções do freio, aprimorando o desempenho e o controle do veículo.

As molas de força vetorial, desenvolvidas e patenteadas pela Ford, melhoram a estabilidade, a agilidade e a capacidade de resposta da nova suspensão traseira “twist-beam”. O novo Fiesta ST é o primeiro hatch compacto esportivo a usar essa tecnologia de molas formadas a frio, com diâmetro e propriedades variáveis ao longo da peça, desenvolvidas exclusivamente para o veículo para absorver as forças em curvas e aumentar a rigidez lateral.