Home / DMAutos

DMAUTOS

Segunda geração do Audi A1 Sportback será lançada em outubro

Norton Luiz
Editor de Veículos

A segunda geração do Audi Sportback A1, nas versões S Line e Edition, será lançada na Europa em outubro e deve chegar ao mercado brasileiro em 2019. O compacto estreou na linha de modelos da Audi em 2010, fazendo grande sucesso pelo seu design e perfil urbano, mas também adequado para viagens mais longas. Com seus sistemas de infotainment e assistência ao motorista derivados de modelos mais luxuosos, o A1 Sportback chega com forte conexão com o mundo digital, além de linhas de acabamento que favorecem sua personalização.

O A1 Sportback cresceu significativamente em comprimento. Agora, com 56 milímetros adicionais, mede 4,03 metros. Sua largura permaneceu quase a mesma, com 1,74 metro. A nova geração do modelo tem apenas 1,43 metro de altura. De visual esportivo, o A1 Sportback traz grade Singleframe e entradas laterais de ar que dominam a dianteira. Abaixo da borda do capô há três fendas planas, fazendo homenagem ao Sport quattro, ícone de rally da marca de 1984.

Motores

O fabricante mantém reservas sobre as motorizações, limitando-se a dizer que os propulsores serão um 1.0 TFSI de três cilindros e 95 cv e dois de quatro cilindros de 1.5 e 2.0  litros, também com turbo e injeção direta, capazes de entregar até 200 cv. A transmissão deverá ser manual e automática de seis marchas de série e a S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas como opcional.

Com a versão S Line, a Audi enfatizou ainda mais o caráter esportivo por meio de vários recursos, que incluem, por exemplo, entradas de ar maiores, frisos adicionais nas soleiras, uma fenda central alongada abaixo do capô com duas aletas e aerofólio traseiro maior. Equipada com o motor top de linha, a versão também é reconhecível por meio de seus escapamentos duplos.

A versão Edition, baseada na linha de equipamentos S line, é particularmente distinta. Traz  rodas de 18 polegadas de bronze – brancas ou pretas, dependendo do acabamento externo.  Uma chapa com as argolas do logo da Audi na lateral do carro também estão disponíveis na cor das rodas. Assim como no lendário Sport quattro, os faróis de LED e lanternas também de LED têm acabamento escurecido.

Acabamento

Pela primeira vez, os compradores do Audi A1 podem combinar acabamentos externos e internos como quiserem. Dependendo da linha do equipamento – básico, intermediário ou S line – os acessórios no exterior estão disponíveis em várias configurações. Com as linhas “Interior advanced”, “Interior design selection” e “Interior S line”, a Audi também oferece inúmeras possibilidades aos clientes de selecionar cores e materiais na cabine.

A capacidade do porta-malas da nova geração do A1 aumentou em 65 litros, chegando a 335 litros; com os bancos traseiros rebatidos, esse valor aumenta para 1.090 litros. O A1 Sportback oferece desde a versão básica painel de instrumentos totalmente digital com tela de 10,25 polegadas de alta resolução e volante multifuncional. O Audi virtual cockpit é opcional e conta com uma ampla gama de funções.

O conceito de Infotainment no novo A1 Sportback é proveniente de modelos de topo da marca. O rádio MMI é de série – pode ser operado por meio dos botões multifuncionais no volante e no visor no painel de instrumentos totalmente digital. Na configuração superior, o MMI Navigation Plus oferece uma tela MMI sensível ao toque de 10,1 polegadas, que combina perfeitamente com a área com visual preto brilhante.

Em conjunto com o Audi connect, o MMI Navigation Plus disponibiliza aos motoristas do A1 Sportback diversas funções, como orientação de rota alternativa – calculando o percurso na nuvem, levando em conta toda a situação do tráfego. O Audi smartphone interface garante que os ocupantes a bordo do A1 Sportback estejam sempre conectados. O sistema integra smartphones iOS e Android usando Apple CarPlay e Android Auto em uma plataforma no MMI programada especificamente para eles, e oferece duas entradas USB.

Tecnologia

Os sistemas de assistência ao motorista do A1 Sportback também são herdados dos modelos maiores. O aviso de saída de faixa ajuda o motorista a manter o carro na pista em velocidades a partir de 65 km/h. Também de série é o limitador de velocidade. Outro recurso é o Audi Pre sense dianteiro. O sensor de radar reconhece situações críticas envolvendo outros veículos, pedestres atravessando ou ciclistas à frente do veículo. O assistente de velocidade adaptativa, que também tem um radar como base, mantém a distância desejada do veículo à frente.

O novo A1 Sportback conta com vários sistemas para facilitar o estacionamento. Pela primeira vez, o carro traz uma câmara de ré, além do sensor de estacionamento traseiro. Os sensores ultrassônicos frontais do sistema reconhecem objetos em frente ao carro e emitem avisos acústicos e visuais. Já o park assist estaciona o modelo em vagas paralelas e horizontais.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias