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Teste: impressões ao dirigir a SW4 SRX 2.8 turbodiesel 4x4 de 7 lugares

Norton Luiz Editor de VeículosAndamos na grandalhona SW4. Não totalmente desapegado da Hilux pelo fato de utilizar o mesmo conjunto mecânico da irmã picape, o SUV da quarta geração do fabricante japonês segue vida própria faz bastante tempo. Lembra quand

Norton Luiz
Editor de Veículos

Andamos na grandalhona SW4. Não totalmente desapegado da Hilux pelo fato de utilizar o mesmo conjunto mecânico da irmã picape, o SUV da quarta geração do fabricante japonês segue vida própria faz bastante tempo. Lembra quando era conhecido e carregava até a inscrição Hilux SW4? Pois bem, não tem mais e não é de agora. Ambos continuam irmãos, mas cada um para o seu lado, carregando identidades próprias. A SRX 2.8  turbodiesel 4x4, de 7 lugares, representa hoje 75% das vendas da linha SW4.

A SW4 testada pelo DMAutos, se destaca pelo design, recursos de tecnologia e requinte, no que a bruta da Toyota tem de sobra. Andamos na versão topo da linha, a SRX 2.8 turbodiesel 4x4 de 7 lugares, que custa um pouquinho mais de R$ 252.000. Além da versão SRX diesel, objeto da nossa avaliação, a linha SW4 tem outras sete versões, sendo três SR 4x2 e uma SRV 4x2, com motor 2.7 flex, de 5 e 6 lugares, manual e automática, uma SRX 4.0 V6 a gasolina e outras duas 4x4 de 5 lugares (uma SR e outra SRX) com motorização 2.8 diesel, automáticas.

A SW4 SRX, com sua proposta de luxo, traz um pacote recheado de itens de série. Não há opcionais para a versão e muitos do que oferece não era empregada na versão anterior, como os Leds de iluminação diurna, chave presencial, airbag de joelho para o motorista, porta-malas com abertura e fechamento elétricos e botão de partida.

Motor

Como na picape Hilux, a SW4 SRX utiliza sob o capô o mesmo propulsor 2.8 turbo com injeção  direta, que e rende 177 cv e 45,9 kgfm de torque e partir de 1.600 rpm. Um baita motor. É silencioso e responde bem nas acelerações. Ele leva a grandalhona de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos e tralha associado à transmissão automática de seis velocidades, com modo sequencial por aletas atrás do volante.

Na cidade, o SUV anda bem, mas seu peso parece deixar o motor meio preguiçoso na primeira aceleração. A impressão se desfaz segundos depois quando o motor começa a encher de acordo que o pé vai afundando no acelerador. É nítida a força que o propulsor turbo apresenta. É preciso segurar o pé para não fazer besteira no trânsito.

Colocamos a SW4 também na estrada numa viagem entre Goiânia e Caldas Novas. Ai, sim, conhecemos um SUV poderoso. No meio do caminho tivemos que fazer uma frenagem mais busca, quando notamos um barulho estranho nas rodas dianteiras e sentimos o volante tremer. Em velocidades mais baixas, pisadas mais fortes no pedal de freios não traziam qualquer desconforto. Fizemos algumas frenagens de propósitos, mas o barulho não surgia.

Na volta a Goiânia, levamos a SW4 SRX turbo na revenda Toyota. Lá, ficou constatado empeno nos discos de freios dianteiros, originado na fabricação. Feito o reparo, voltamos para as ruas com o imponente utilitário esportivo da Toyota. Os freios a disco, agora nas quatro rodas,  funcionaram de forma perfeita, favorecidos também pelos pneus 265/60 R128 de uso misto.

O fato de ser grande, não significa que o SW4 SRX da Toyota seja gastador. Pelo contrário. No modo ECO, acionado por botão no console, a média de consumo registrada foi de 9,5 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada.

O espaçoso SW4 SRX facilita o acesso de passageiros à terceira fileira dos bancos. Crianças viajam bem no sétimo e oitavo banco do SUV. Adultos conseguem viajar nessas poltronas, mas em trechos bem curtos. A SW4, com 2.130 kg, mede 4,79 m de comprimento, 1,85 de largura, 1,83 de altura e 2,74 o entre-eixos. O tanque tem capacidade para 80 litros.

Off-road

Nas curvas, os pneus cantam um pouco e a carroceria robusta resiste bem às rolagens. A eficiente suspensão Independente com braços duplos triangulares (dianteira) e eixo rígido (traseira) e o sistema de controles de tração e estabilidade dão firmeza ao utilitário. Outro ponto positivo do SW4 SRX é no off-road, graças ao seletor eletrônico de tração, bloqueador do diferencial traseiro e do assistente de descidas.

O SUV SW4 se mostra robusto em todos os detalhes, como nos parachoques cheios de arrojo. , Os detalhes cromados da carroceria, as lanternas e os faróis de led transmitem modernidade. No interior, o conforto surpreende pelo acabamento e nos materiais utilizados. A ergonomia é generosa, a coluna de direção tem ajustes de altura e profundidade, a tela multimídia é bem prática, embora não tanto intuitiva. O SUV tem câmera de ré, mas faltam sensores de estacionamento.

Valeu a experiência de andar durante 10 dias no SUV de luxo da Toyota. Nem se compare com seu antecessor. O Toyota SW$ SRX é um SUV bonito, com design moderno e bastante atraente no conforto, comodidade e na motorização. Se você é um interessado na compra, tenha certeza que não irá se arrepender. É uma excelente compra, mas saiba que teto solar, freio de mão elétrico e velocímetro digital no mostrador central ainda faltam no modelo.

Versões:

SRX 4x4 A/T Gas. de 7 lugares
SR 4×2 M/T flex de 5 lugares
SR 4×2 A/T flex de 5 lugares
SR 4×2 A/T flex de 7 lugares
SRV 4×2 A/T flex de 7 lugares
SR 4×4 A/T diesel de 5 lugares
SRX 4×4 A/T diesel de 5 lugares
SRX 4×4 A/T diesel de 7 lugares