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Nissan Frontier 2019 produzida na Argentina traz de volta a versão Attack

Norton Luiz Editor de VeículosA Nissan Frontier tem novo endereço de produção. Agora já sendo fabricada na nova unidade industrial da Nissan na América do Sul, localizada em Córdoba, Argentina, a Frontier não ganha apenas um novo endereço, mas também mai

Norton Luiz
Editor de Veículos

A Nissan Frontier tem novo endereço de produção. Agora já sendo fabricada na nova unidade industrial da Nissan na América do Sul, localizada em Córdoba, Argentina, a Frontier não ganha apenas um novo endereço, mas também mais versões e segurança, equipamentos de tecnologia inéditos no segmento, além de novidades, como o teto solar, e aperfeiçoamentos mecânicos e dinâmicos.

A nova linha da picape será uma das atrações da Nissan no Salão do Automóvel de São Paulo e suas vendas começam ainda em novembro. De acordo com a versão, que agora são cinco – S 4x4, Attack 4x2 e 4x4, XE 4x4 e LE 4x4 –, a linha Nissan Frontier passa a ter equipamentos como a Visão 360º com Sistema Inteligente de Câmeras, Detector Inteligente de Objetos em Movimento, teto solar, novo sistema multimídia A-IVI com tela de oito polegadas, sistema Isofix, seis airbags, entre outros.

A picape da 12ª geração, que antes vinha do México para o Brasil, traz também novidades no interior, na suspensão, nas rodas, na direção, na motorização, na transmissão e no sistema de tração. O modelo passa a oferecer versões com tração 4X2 ou 4X4, câmbio manual ou automático e o motor 2.3 turbodiesel disponibiliza a opção de uma ou duas turbinas, que faz a potência variar conforme a configuração adotada.

Além do diferencial de ter um chassi altamente resistente (o atual é quatro vezes ais forte do que o anterior), o utilitário mantém em sua linha 2019 equipamentos como os inéditos - para o segmento - bancos "Gravidade Zero" inspirados na tecnologia desenvolvida pela NASA para eliminar a fadiga e melhorar o conforto para o condutor.

A picape cona ainda com controles de tração e estabilidade (VDC - Vehicle Dinamic Control); freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA); controles automático de descida (HDC) e auxílio de partida em rampa (HSA), luz de freio de LED (CHMSL), luzes diurnas (DRL) e muitos outros.

Sistema inédito

Inédito no segmento, a navegação "porta-a-porta" é outra novidade. Com ela, antes de se dirigir aonde a Nissan Frontier está estacionada, basta colocar o destino no aplicativo "Door-To-Door Navigation", que está disponível sem custos na Play Store e no iTunes e deve estar instalado no smartphone do proprietário. Além de ajudar na localização da picape em um estacionamento grande, por exemplo, ao ligar o rádio, a rota para o destino será automaticamente transferida para a tela do multimídia.

O painel de instrumentos em TFT também recebe aperfeiçoamentos. Ele ganha novas opções de telas informativas: velocímetro digital, temperatura externa e bússola digital. O sistema de direção foi modificado e está ainda mais preciso nas respostas e bem mais leve para as manobras. No banco traseiro, os assentos e encosto foram remodelados para aumentar o conforto dos passageiros.

Suspensão multilink

A suspensão traseira com sistema multilink e molas helicoidais (única entre os concorrentes diretos) e que trabalha em conjunto com um eixo rígido tem nova calibração para permitir a adoção das novas rodas aro 18 calçadas em pneus Bridgestone (para a versão LE). E a suspensão dianteira de arquitetura com braço duplo assistido por barra estabilizadora ganhou nova geometria.

Com a aplicação de para-brisas acústicos e isolamentos sonoros no para-lama, na tampa do motor, no console central e no painel, a cabine ficou até 5dB mais silenciosa, de acordo com as medições da Nissan. É o equivalente à redução quando um caminhão passa a rodar de 90 km/h para 60 km/h.

A picape Frontier 2019 passa a ser também a única do segmento a oferecer teto solar, diferencial que melhora a ventilação e o fluxo de ar, além da iluminação. E ganha, em todas as versões, o travamento automático das portas com o carro em movimento.

Frontier Attack

A picape que ganha agora identidade argentina resgata outra tradição da marca Frontier: o sobrenome Attack, vendida na picape Attack entre 2006 e 2012. No Salão de Buenos Aires 2017, a Nissan apresentou a "Attack Concept", que dava pistas de como seria a identidade visual da picape de série.

Como modelo 2019 a Attack trará adesivos laterais com o nome da versão e a inscrição "4x4", estribos laterais, barra tubular (popularmente conhecida como santantônio) e rack de teto na cor preta, pneus todo-terreno, rodas escurecidas, o novo sistema multimídia A-IVI e controle de áudio no volante.

A versão Attack será oferecida nas opções 4x2 (com motor de turbo simples e 160 cavalos de potência) e 4x4 (com duplo turbo e 190 cavalos). Além da Attack, a linha 2019 da Frontier será composta pelas versões S 4x4 (voltada ao trabalho), XE 4x4 e LE 4x4, essa última a mais completa.

Mesmo motor, duas potências

A Nissan também está resgatando uma outra tradição da linha Frontier, a de oferecer duas opções de potência para o mesmo motor. As versões S 4x4 e Attack 4x2 têm 160 cavalos de potência, enquanto as restantes (Attack 4x4, XE 4x4 e LE 4x4) desenvolvem 190 cavalos.

O motor para toda a linha é o mesmo turbodiesel 2.3 16V sendo que a diferença está na quantidade de turbinas disponíveis (uma ou duas). O motor trabalha associado à nova transmissão manual de seis velocidades (exclusiva para a versão S 4x4) e a automática de sete velocidades com modo sequencial para trocas manuais.