Home / DMAutos

DMAUTOS

Audi Q8, primeiro SUV cupê da marca, desembarca no Brasil em 2019

Norton Luiz Editor de VeículosO Audi Q8, primeiro SUV cupê da marca alemã, estreia no mercado brasileiro em 2019 com tecnologia híbrida leve. O modelo de design marcante, que chega para ocupar a posição de topo entre os SUVs da marca das argolas, foi apr

Norton Luiz
Editor de Veículos

O Audi Q8, primeiro SUV cupê da marca alemã, estreia no mercado brasileiro em 2019 com tecnologia híbrida leve. O modelo de design marcante, que chega para ocupar a posição de topo entre os SUVs da marca das argolas, foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo como um legítimo SUV com linhas de um cupê.

Se tinha a intenção de chamar a atenção do público na exposição paulista o Q8 cumpriu bem o seu papel e deve fazer o mesmo na briga que vai travar com os concorrentes diretos, como o  BMW X6 e Mercedes-Benz GLE cupé

Com o sistema de tração integral permanente Quattro e uma altura livre do solo de até 254 milímetros, o SUV cupê Q8 mede 4.986 milímetros de comprimento, 1.995 de largura e 1.705 milímetros de altura. Sua linha de teto no estilo cupê aparenta ser muito mais baixa que a do Q7.  Ele é 66 milímetros mais curto, mas 27 milímetros mais largo que o “irmão”.

Motor

Importado da Eslováquia, o Q8 virá para o Brasil equipado com motor 3.0 V6 TFSI de 340 cv e 51 kgfm, associado ao câmbio automático de oito marchas. O sistema de tração do Q8 oferece nova tecnologia híbrida leve (MHEV). Ela integra uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 48 volts.

A bateria recarregável fica localizada embaixo do piso do porta-malas e armazena 10 Ah de capacidade elétrica. O SUV pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, o BAS reinicia o motor rápida e confortavelmente. Durante a desaceleração, o BAS pode recuperar até 12 kW de energia. O sistema start-stop começa a funcionar em 22 km/h.

Por se tratar de um modelo que chega para ser o principal modelo da linha, o Q8 traz diversos assistentes de condução, como piloto automático adaptativo com função tráfego, assistente de faixa e alerta de colisão com frenagem automática.

Navegação

O conceito operacional do Q8 não requer quase nenhum botão. Ele foca em dois displays de alta resolução sensíveis ao toque. O display superior com tela de 10,1 polegadas é usado para controlar os sistemas de entretenimento e navegação. O display mais baixo de 8,6 polegadas permite que o motorista gerencie aquecimento, ventilação e ar-condicionado, bem como funções de conforto e adição de textos.

Além de tudo isso, o controle de voz usa uma linguagem coloquial para transformar o Q8 em um parceiro inteligente de diálogo. O sistema processa todos os questionamentos e comandos com a informação armazenada a bordo.

O MMI NavigationPlus também inclui o Audi Virtual Cockpit. Sua tela de alta resolução de 12,3 polegadas pode ser alternada entre duas visualizações – clássica e de navegação – com o volante multifuncional. O head-up display, outro recurso opcional, projeta informações importantes no para-brisa, incluindo orientação detalhada da faixa para navegação.