Home / DMAutos

DMAUTOS

Volvo Cars lança novos motores híbridos para toda linha da marca

Norton Luiz Editor de VeículosA Volvo Cars dá mais um passo na estratégia de eletrificação de sua gama de veículos com o lançamento de novos motores híbridos, que estarão disponíveis em todos os seus modelos. Além disso, a marca atualizou seus dois motor

Norton Luiz
Editor de Veículos

A Volvo Cars dá mais um passo na estratégia de eletrificação de sua gama de veículos com o lançamento de novos motores híbridos, que estarão disponíveis em todos os seus modelos. Além disso, a marca atualizou seus dois motores híbrido plug-in, T8 e T6.

Nos próximos meses, a fabricante escandinava apresentará uma série de híbridos-leves, começando com versões a diesel e a gasolina nos utilitários esportivos XC90 e XC60. Esses modelos oferecerão, pela primeira vez, o avançado sistema de recuperação de energia cinética durante a frenagem, utilizado com os atuais motores a combustão interna para criar um novo trem de força eletrificado, identificado pela sigla "B".

Powertrain

O novo powertrain interage com o sistema híbrido do carro e gera até 15% de economia no consumo de combustível e na redução de emissões.

Seguindo sua estratégia e para atender a forte demanda por modelos eletrificados, a Volvo Cars ajustou sua manufatura para que até 25% da produção total seja de carros híbridos plug-in. Além disso, a empresa espera que seu novo powertrain "B" se torne gradualmente o novo padrão, avançando em seu objetivo de produzir somente carros eletrificados em meados da próxima década.

Os novos trens de força serão usados e atualizados nos carros produzidos sobre a moderna plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture). O híbrido plug-in atualizado do T8, que gera até 420 hp de potência, recebe uma nova bateria para acompanhar o sistema avançado de recarga brake-by-wire. Com essa atualização, a autonomia dos motores T8, disponível para os modelos das linhas 90 e 60, aumentou cerca 15%.

Híbrido plug-in

A versão atualizada do híbrido plug-in T6, de menor potência e não disponível no Brasil, também oferece um aumento de cerca de 15% na autonomia e está disponível no Volvo V60 e no sedã S60.

O XC90 estará disponível com uma configuração de híbrido-leve B5* a gasolina ou diesel e B6* a gasolina. No XC60, o consumidor poderá escolher entre as opções de motores B5* a gasolina (tração dianteira ou integral) ou diesel, B4* a diesel ou B6* a gasolina. Estes não estão disponíveis para o Brasil.

O utilitário esportivo de entrada XC40, que é construído na plataforma modular CMA (Compact Modular Architecture), também receberá novas opções eletrificadas, com o híbrido plug-in a gasolina T5 e, posteriormente, uma segunda opção híbrida plug-in, a T4.