Home / DMAutos

DMAUTOS

Mitsubishi lança a nova geração do Pajero Sport HPE 2020. Preço: R$ 265.990

Norton Luiz Editor de VeículosConfortável, com tudo que um SUV genuinamente 4x4 de respeito tem que oferecer em tecnologia e feito para encarar todo tipo de terreno. Assim é a quarta geração do Mitsubishi Pajero Sport 2020, finalmente lançado no mercado

Norton Luiz
Editor de Veículos

Confortável, com tudo que um SUV genuinamente 4x4 de respeito tem que oferecer em tecnologia e feito para encarar todo tipo de terreno. Assim é a quarta geração do Mitsubishi Pajero Sport 2020, finalmente lançado no mercado brasileiro. O modelo, importado da Tailândia em versão única HPE, teve seu preço fixado em 265.990, valor equivalente a R$ 6 mil a mais em relação ao valor praticado no período de pré-venda.

A Mitsubishi  está trazendo apenas no primeiro lote de importação, mas a marca prevê vender entre 1.000 mil e 1.200 unidades mês no mercado brasileiro.

O Pajero Sport, que chega ao mercado para substituir o irmão Dakar, traz sob o capô o novo motor MIVEC 2.4, todo em alumínio, turbo diesel, de 190 cv de potência e 43,9 kgfm de torque, acoplado ao também novo câmbio INVECS-II de oito marchas. O SUV tailandês, de aparência robusta e sete lugares, vem para brigar no segmento dos utilitários esportivos  de porte  grande com o Chevrolet TrailBlazer e com o Toyota SW4.

O novo Pajero, apresentado oficialmente no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro passado, prima pelo conforto, segurança e a robustez  necessária para enfrentar os mais diversos pisos. Quer encarar água com profundidade de até 700 mm, lama estradas de pedra  e areia, o Pajero Sport faz bem o serviço. (veja abaixo nossas impressões ao dirigir o modelo da Mitsubishi).

Equipamentos

Os equipamentos de segurança e de assistência ao condutor, como Hill Start Assist (HSA), Super Select 4WD-II, Controle de Descida e Montanha e um modo off-road para cascalho, lama, areia ou rocha estão disponíveis no modelo para atender aventuras off-road ou mesmo quando o trecho, numa eventualidade,  a ser enfrentado exige força e capacidade para transpor os obstáculos.

A tração Super Select 4WD-II oferece quaro modos de operação, incluindo a reduzida. Acionando o seletor no console central, o condutor escolhe, conforme o piso,  entre os modos 2H, 4H, 4HLC e 4LLC. Nesse modo, o Pajero Sport força ganha bruta para encarar os mais desfiadores trechos, graças ao sistema de bloqueio do diferencial traseiro, o RD Lock.

A aptidão off-road do Pajero Sport está presente também na inclinação de 45º lateral, 30º no ângulo de entrada e 24,2º no  de saída e 23,1º no ângulo de subida. Na aparência, o novo SAUV da Mitsubishi  chama a atenção pelo design moderno, com linhas bem definidas.o desenho das grandes lanternas traseiras recebeu algumas críticas, mas confesso que gostei . Tem um belo desenho e contribuiu na aparência do utilitário.

Visual externo

O Pajero Spor da quarta geração tem retrovisores externos elétricos, que se fecham quando o carro é trancado, faróis em Led, com regulagem automática de altura e lavador, DRL em Led e faróis de neblina integrados, sistema de frenagem autônoma, rack de teto na cor prata e ski plate dianteiro, equipamento funcional no off-road e em harmonia com o design do Pajero. Completam o visual externo o friso da linha de cintura e as maçanetas cromadas e as rodas de 18 polegadas diamantadas.

Internamente, o conforto é absoluto. Tudo parece ter recebido cuidados especiais. O console central em Black Piano é alto e com detalhes em cromado evolvendo toda a parte dianteira. O volante é multifuncional e as saídas de ar estão estrategicamente posicionadas na segunda e terceira fileiras. Por sua vez, o sistema multimídia de 7 polegadas vem equipado com  Android e Apple Car Play, áudio streaming de última geração e conexão Wi-Fi., possibilitando o acesso a aplicativos nativos, como Waze e Spotify.

O porta-malas do Pajero Sport 2020 tem capacidade  para 931 litros, mas com os bancos em couro totalmente rebatidos chega a 1.731 litros. São três anos de garantia e seis cores disponíveis:  Marron Deep Metálico,Azul Deep Metálico, Cinza Titanium Matálico, Branco Pearl Perolizado e Preto Mica Perolizado, além das opções de acabamento nas cores preto e bege.

Impressões ao dirigir

A Mitsubishi não se preocupou na escolha do terreno para colocar o novo Pajero Sport nas mãos dos jornalistas para o test-drive. A marca pegou pesado e fez a escolha de trechos de terra sinuosos entre Mogi Guaçu (SP) e o Pico do Gavião, na divisa de São Paulo e Minas Gerais. A intenção parecia mesmo a de deixar que o Pajer5o Sport 2020 fosse colocado à prova, sendo exigido  ao máximo ao longo de todo o teste, com duração de cinco horas.

O DMAutos marcou presença e fez o teste. Logo na saída uma parada na pista off-road do Autódromo de VelloCitá, ainda em Mogi Guaçu. Tese de subida, descida, torção da carroceria, lama, alagado, inclinação, rochas e areia pelo caminho. O Pajero Sport surpreendeu com seu desempenho. Foi possível também testar toda a sopinha de letras que nominam os itens de segurança e de assistência ao motorista. Tudo perfeito.

No asfalto, um SUV silencioso, confortável e com um desempenho de carro de passeio. O motor 2.4 de 190 cavalos responde bem às acelerações. O torque é sentido já na primeira pisada no acelerador. No chão o Pajero Sport é valente e nem meso nas trepidações houve-se ruídos internos, mostrando uma acústica bem trabalhada. A suspensão não deixa o SUV pular e para transpor os pontos mais complicados, nada que o sistema Super Select 4WD-II, acionado no seletor, não resolvesse fácil.