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Ford Mustang Mach-E GT Performance

Ford Mustang Mach-E elétrico estreia no Brasil com preço de R$ 486.000

Esportivo chega ao mercado com carroceria SUV e em versão única GT Performance

O Ford Mustang agora é também um SUV e ganha propulsão totalmente elétrica. O coupé esportivo, ícone em esportividade ao redor do mundo, estreia no Brasil em nova configuração de carroceria, motor 100% elétrico e preço de R$ 486.000. Primeiro modelo puramente elétrico da Ford na América do Sul, o Mustang Mach-E GT Performance é o oitavo dos 10 lançamentos prometidos pela marca para este no mercado brasileiro.

Uma volta rápida na pista de testes da Ford, em Tatuí (SP), mostrou o quanto o Mustang Mach-E é poderoso. Os jornalistas automotivos convidados pela Ford para a apresentação do esportivo elétrico tiveram a oportunidade de ter um rápido contato com o modelo na pista. Para maior segurança, cada carro colocado à disposição tinha um piloto de testes da Ford para comandar o Mach-E. No dia 24 tem mais e cada jornalista poderá pilotar o novo Mustang de propulsão elérica. 

O Ford Mustang Mach-E chega para brigar diretamente no segmento dos SUVs premium com a BMW iX3, vendido por R$ 500 mil, e com o Volvo XC40, que custa na casa dos R$ 400 mil. O novo SUV do Mustang traz toda a esportividade do seu irmão coupé 5.0 V6 à combustão para sua versão elétrica. O Mach-E tem características bem definidas de um legítimo crossover, como no visual robusto, nas rodas de 20 polegadas e nos 200 mm de vão livre do solo.

Potência e torque

O novo Mustang Mach-E GT Performance rende 487 cv de potência e 860 Nm de torque, extraídos dos dois motores elétricos (um em cada eixo). O conjunto propulsor elétrico leva o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos. Num comparativo com modelos de alta performance, como Porsche Taycan, Audi e-tron GT e BMW i4, o Mustang Mach-E sai na frente nos quesitos torque, autonomia e na aceleração de 0 a 100 km/h.

Os alemães Porsche, Audi e BMW, também com dois motores elétricos, rendem 530 cv, 530 cv e 544 cv, respectivamente. Na mesma ordem, o torque de cada um é de 640 kgfm, 640 kgfm e 795 kgfm e no 0-100 km/h o tempo de aceleração é de 4,0s, 4,1s e 3,9s. Na autonomia, o modelo norte-americano da Ford alcança 379 km com uma carga completa, conforme o Inmetro, enquanto o Porsche Taycan roda apenas 241 km, o Audi e-tron chega a 308 km e o BMW i4 335 km.

Maior do que a BMW iX3 e Volvo XC40 no comprimento, no entre-eixos e na altura do solo, o Mustang Mach-E GT mede 4.743 metros de comprimento, 2.984 metros de entre-eixos, 1.613 metro de altura e 1.881 metro de largura, saltando para 2.097 metros se incluir os retrovisores. O modelo alemão da BMW sai na frente do Mustang Mach-E com seus 55 mm a mais na altura e 10 mm na largura. O sueco Volvo leva vantagem apenas nos 34 mm a mais na altura.

Porta-malas

Mais uma boa vantagem do Mustang Mach-E com relação aos seus concorrentes diretos é o porta-malas. O SUV esportivo americano, fabricado no Mexico, tem capacidade total para 541,5 litros, sendo 402 litros no bagageiro tradicional e 139,5 litros no espaço adicional localizado abaixo do capô. Este tem abertura remota e pode ser levável e drenável.

O novo Mustang as portas não têm a tradicional maçaneta de abertura. Contam com código para abertura e podem ser destravadas pela chave ou pelo celular. As dianteiras trazem um botão na coluna e abrem com a aproximação da chave à uma distância de 40 mm. As traseiras pela área de toque na moldura da porta. Destaque também para o grande teto solar, o maior já utilizado em um veículo da Ford.

Bateria

Quer saber um pouco sobre garantia, durabilidade e formas de carregamento da bateria do Mustang Mach-E, né? Vamos lá então. Primeiramente, a bateria do Mustang elétrico é feita de Níquel, Cobalto e Manganês, com células de Íons de lítio. Pesando 596 kg, tem capacidade de 91 kwh, conta com 12 módulos, sistema de refrigeração líquido e proteção contra impactos e imersão. Sua garantia é de oito anos, assim como para os dois motores elétricos e demais componentes elétricos.

O Ford Mustang Mach-E utiliza Plug Tipo 2, que permite uso na maioria dos carregadores públicos. O modelo pode ser carregado em casa, utilizando o carregador Wallbox de 7 kw, que acompanha o veículo e leva 14 horas em média para carregar 100%. Utilizando Wallbox de 11 kw o tempo gasto é de 11 horas.

Para utilizar o carregador Wallbox é necessária tomada industrial de 220V 32A, instalada por profissional especializado. O carregamento pode ser feito também por tomada convencional, com carregador de emergência de baixada potência.

Modos de condução

Para extrair o melhor do Mustang Mach-E GT Performance, o modelo oferece quatro modos de condução. O modo Engage é dedicado à condição normal do dia a dia. O Unbridle oferece condução esportiva, enquanto o Unbridle Extended mescla uma direção esportiva com otimização da bateria. Por fim, o modo Whisper é ideal para condições adversas de direção e pisos escorregadios.

O interior do novo Mustang Mach-E chama a atenção não só pelo conforto, mas também pelo espaço. O maior entre-eixos permitiu que o SUV esportivo com características de um crossover se tornasse generoso no conforto com o motorista e passageiros. Os bancos dianteiros são ajustados eletricamente em oito posições e aquecidos, assim como o volante. Os retrovisores são ajustados e rebatidos eletricamente.

Nos itens de conforto, o Mach-E conta com assistente de estacionamento automático, ar-condicionado dual zone, com saída para os bancos traseiros, câmera 360º, freios de estacionamento elétrico e carregador por indução. O sistema de som B&0 conta com nove auto-falantes, subwoofer e amplificador de seis canais e 560W.

Segurança

Partindo para o quesito segurança, a lista de itens contempla detecção, manutenção e centralização em faixa com alerta de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo com Stop/Go, alerta de colisão com detecção de pedestres, alerta de tráfego cruzado, frenagem autônoma de emergência (frente e ré), assistente de manobras evasivas, 9 airbags e reconhecimento de sinais de velocidade.

O SUV esportivo elétrico traz a última palavra em conectividade da Ford, o Sync 4A. O sistema, tem uma enorme tela vertical de 15,5”, com interface totalmente nova, botão multifuncional, GPS embarcado, sistema inteligente que aprende preferência e hábitos, perfis personalizáveis, informações de carregamento em tempo real, Apple CarPlay e Android Auto que dispensam cabo, e seis entradas USB A e C. O quadro de instrumentos, com tela de 10,2”, tem três modos de customização da tela e mostra de forma evidente a autonomia e status da bateria.

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