Home / DMAutos

Renault Kardian

Renault Kardian estreia em março de olho no VW Nivus e no Fiat Pulse

Além de estrear nova plataforma, SUV compacto ganha também novo motor turbo 1.0, de três cilindros, com 125 cv de potência

O inédito Renault Kardian fez sua avant premier mundial tendo como cenário o Rio de Janeiro. O SUV compacto chegará ao mercado brasileiro em março de 2024 mirando como principais concorrentes o Volkswagen Nivus e o Fiat Pulse. Com o Kardian, a marca francesa dá mais um passo no plano de renovação internacional do portifólio Renault.

Modelo urbano, o Renault Kardian é o primeiro de uma futura gama completa de veículos destinada a representar a nova estratégia da marca fora da Europa. O novo SUV francês estará inicialmente disponível na América Latina, sendo posteriormente comercializado em outros países fora da Europa.

O DNA da Renault está na essência do projeto do Kardian, tanto em termos de estilo como de equipamentos. A frente exibe a nova identidade da marca com o logo “Nouvel’R” e a nova assinatura luminosa.

Inovações

O Renault Kardian se diferencia pelas inovações e recursos normalmente encontrados no segmento superior. Recebem destaque os aros de rodas de 17 polegadas, o console mais alto com alavanca de velocidades de tipo “e-shifter”, bem como as regulagens do sistema Multi-Sense.

As inovações no projeto do Kardian permitem customizar a condução e o ambiente interno, que também pode ser personalizado por meio de opções de oito ambientes luminosos. Além disso, o SUV Kardian é equipado com seis airbags e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), incluindo o alerta de ponto cego e a câmera multivisão.

Nova plataforma

O Kardian estreia a nova plataforma modular versátil do Renault Group, que vai permitir desenvolver uma grande diversidade de modelos para vários mercados fora da Europa.

O novo SUV, que será produzido inicialmente somente no Brasil, virá equipado com uma motorização inovadora na América do Sul: um motor 1.0 turbo de três cilindros que entrega 125 cv e 22,4 kgfm de torque, com injeção direta associada a um câmbio automático com dupla embreagem do tipo EDC.

Misturando linhas esculpidas e formas mais arredondadas na carroceria, o Renault Kardian traz proporções otimizadas graças ao entre eixos de 2,60 metros. O novo SUV da Renault mede 5,12 metros no comprimento, 1,75 metro de largura e 1,54 metro de altura. Suas dimensões fazem dele o modelo ideal para um uso na cidade.

Visual marcante

Outras características marcantes do Kardian são as grandes rodas 17 polegadas, a generosa distância entre eixos (2,60 metros) e seus respectivos ângulos de ataque e saída de 20° e 36°.

Parte integrante da nova identidade de marca da Renault, a assinatura luminosa do Kardian apresenta dois módulos de cada lado, na frente. O módulo superior apresenta uma faixa estreita com os faróis de rodagem diurna (DRL) e os piscas – todos de LED –, criando um efeito esculpido e moderno.

O módulo inferior, por sua vez, também apresenta faróis “full LED”, que otimizam o conforto ao dirigir e conferem um visual único ao Novo Renault Kardian. A cor totalmente branca dos faróis de LED oferece melhor visibilidade e mais segurança nos trajetos.

Assinatura luminosa

A traseira exibe a assinatura luminosa que caracteriza os modelos da Renault, com as lanternas em formato de C. Associadas ao design do porta-malas e a antena tubarão, estas lanternas destacam o espírito SUV e a modernidade do Novo Kardian.

SUV global da Renault, o Kardian é equipado com barras de teto inteligentes: montadas no sentido longitudinal, elas podem ser transformadas em barras transversais. Com o auxílio de uma ferramenta específica, a mudança da posição se torna uma tarefa bastante simples. Estas barras podem suportar até 80 quilos de carga e são apresentadas em um tom de cinza prateado, a mesma cor dos protetores dianteiro e traseiro do cárter.

O novo SUV será comercializado a partir do lançamento na América do Sul em cinco tons de carroceria: branco Glacier, cinza Etoile, cinza Cassiopée, preto Nacré e a inédita cor laranja Energie, cuja potência é equilibrada pelo teto preto em dois tons. As barras de teto e os protetores de cárter dianteiro e traseiro em tom de cinza prateado dão ainda mais destaque ao laranja da carroceria e a cor preta do teto, para um visual decididamente moderno.

Interior

No interior, o console mais alto do Renault Kardian confere um visual de SUV à cabine do modelo. Este console tem uma capacidade de 8 litros para a armazenagem de objetos – a melhor do segmento –, integrando um apoio de braço e quatro entradas USB (duas na frente e duas para os passageiros traseiros).

O SUV oferece também um espaço especialmente dedicado ao smartphone, com um sistema de recarga por indução sem fio. No total, o Kardian conta com mais de 26 litros de espaços de armazenagem, oferecendo o maior volume neste quesito no segmento B no Brasil.

O Novo Renault Kardian também se diferencia pelo painel de instrumentos digital de 7 polegadas com design moderno e elegante. A interface apresenta todas as informações sobre a condução, permitindo uma navegação fluida entre as diferentes visualizações.

Central multimídia

A central multimídia oferece oito opções de cores para o fundo da tela, que se harmoniza com as lâmpadas de LED presentes nos painéis das portas dianteiras, valorizando o design interno do Renault Kardian. O ambiente luminoso escolhido também é replicado na tela multimídia.

Outro diferencial tecnológico do novíssimo SUV é a tela multimídia de 8 polegadas, com design flutuante e bordas finas. O sistema multimídia é compatível com Android Auto e Apple CarPlay via conexão com ou sem fio, permitindo que os aplicativos de condução e entretenimento do smartphone sejam utilizados diretamente na tela.

Para proporcionar ainda mais emoções e sensações ao condutor, esta tela também oferece acesso às regulagens do sistema Multi-Sense. Assim, o comportamento e o ambiente a bordo do veículo mudam de acordo com a vontade do condutor, que pode escolher entre três modos de condução: Eco, Sport e MySense. O acionamento do freio de estacionamento é elétrico.

Tecnologias

O Novo Renault Kardian é repleto de tecnologias, com 13 dispositivos avançados de assistência ao motorista (ADAS), dois deles inéditos no segmento B no Brasil. A sensação de segurança proporcionada pela posição de dirigir mais alta é complementada pelos equipamentos de segurança passiva, como os 6 airbags e a estrutura da carroceria reforçada para reduzir o impacto dos choques no caso de uma colisão.

O Renault Kardian é equipado com um alerta de ponto cego – item exclusivo neste segmento no Brasil. Este equipamento alerta o condutor quando um veículo se encontra fora de seu campo de visão, durante uma mudança de faixa, por exemplo. O dispositivo funciona entre 30 e 140 km/h, graças aos quatro sensores de ultrassom localizados de cada lado do veículo.

Quando ativado, o alerta de ponto cego é visualizado por meio de uma luz de LED piscando nos retrovisores das portas. Esta função pode ser facilmente ativada ou desativada por meio da tela multimídia do painel.

Câmera multivisão

A câmera multivisão é mais um equipamento inédito neste segmento no Brasil. Este item simplifica a vida do condutor durante as manobras em marcha à ré e de estacionamento, mostrando na tela da central multimídia de 8 polegadas todos os obstáculos localizados na frente, atrás e nas laterais do veículo. O condutor pode mudar o ângulo de visão das câmeras localizadas na lateral esquerda, direita, frente ou traseira.

Your browser doesn't support HTML5 video.

Outros equipamentos ofertamos no modelo são o Cruise control adaptativo, Alerta de distância segura, Alerta de colisão frontal e frenagem ativa de emergência e o ADAS, que contempla outros dispositivos avançados de assistência ao motorista.

A segurança passiva também é destaque no Kardian graças aos seis airbags: dois frontais (condutor e passageiro), laterais e do tipo cortina. Na frente, a estrutura da carroceria é reforçada para reduzir o impacto dos choques no caso de colisão frontal ou lateral.

Além disso, em situações críticas de condução, o controle eletrônico de estabilidade (ESP) entra em ação quando detecta que o veículo não está seguindo a trajetória detectada pelas manobras do condutor na direção.