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Ford F-150

Teste: Grandalhona, Ford F-150 só não atende quem tem garagem pequena

Andamos na versão Platinum da picape norte-americana que chega ao Brasil fazendo sucesso


		Teste: Grandalhona, Ford F-150 só não atende quem tem garagem pequena

Os 10 dias a bordo da Ford F-150, cedida pela marca ao DMAutos para avaliação, representaram uma experiência incrível rodando com a gigante norte americana. Da picape tem-se a melhor impressão de todo o seu conjunto. Como nem tudo na vida é perfeito, avalie melhor o desejo de ter uma na garagem, gastando na faixa de R$ 500 mil, por um simples inconveniente: se não tiver um espaço de garagem condizente com o tamanho da F-150 FX4, esquece. Lembre-se que a “bruta” tem quase 6 metros só de comprimento. Fora isso, o resto é só alegria.

A grandalhona F-150, objeto de desejo dos norte-americanos, não tem qualquer ponto que a coloque em xeque. É a maior picape do mundo no seu segmento, é robusta, é luxuosa por dentro, tem espaço interno que parece de um caminhão e dirigibilidade de um carro de passeio. Para viagens longas e uso em fazendas ou a serviço do agronegócio é uma excelente opção. Para uso na cidade também, mas é preciso ter noção de espaço e muita paciência para encontrar uma vaga que caiba a gigante da Ford.


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Motor Coyote

O motor Coyote V8 5.0, de 405 cv e 56,7kgfm de torque, aspirado, a gasolina, o mais potente do segmento no Brasil, merece considerações a parte. É “brabo” ao extremo com o pé atolado no acelerador e ronca como o esportivo Mustang. Nem poderia ser diferente pelo fato de que o conjunto mecânico motor e câmbio de 10 marchas vieram do próprio Mustang. Só não igualmente potente porque recebeu uma calibração específica para atender melhor o perfil da grande F-150. De qualquer forma, apesar de não ter os mesmos 483 cv do musclecar, a F-150 impressiona e muito no seu comportamento esportivo.

Com tanta potência e força a Ford F-150 deve beber absurdamente, não? A pergunta é pertinente quando não se conhece o comportamento do motor Coyote da picape. Essa é realmente a impressão que se tem diante de um conjunto mecânico de perfil esportivo.


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Na prática seu comportamento é bem diferente. Na cidade, rodando no modo normal, o consumo registrado durante o teste foi de 6,1 km/l e de 8,3 no ciclo rodoviário. O consumo registrado foi alcançado com uma direção mais cautelosa. Uma pisada mais forte no acelerador, principalmente no modo esportivo, o consumo aumenta consideravelmente. Isso é fato.

Não é por acaso que a F-150 lidera o mercado norte-americano por mais de 40 anos. O modelo é completo e chega ao Brasil dando um forte recado de vendas. As primeiras 500 unidades das versões Lariat e Platinum foram comercializadas em pouco mais de uma hora na pré-venda, deixando claro o acerto da marca na importação da sua picape gigante e de como os consumidores estavam ávidos pela chegada do modelo ao mercado, sem se preocupar com os preços entre R$ 470 e R$ 490 mil no momento da sua estreia.


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Bons resultados

A grande aceitação pela Ford F-150 FX4, que desembarca no País tendo como concorrentes a Ram 1500 Limited e a Chevrolet Silverado, mostra que a Ford se deu bem ao fechar suas fábricas no Brasil e partir para a importação de veículos do segmento premium. Não na mesma proporção da F-150, bons resultados foram apresentados também com a picape média/compacta Maverick nas suas versões a combustão e híbrida, importada do Mexico, de onde vem também a F-150.

Um aparte para a Ford Ranger, importada da Argentina. O modelo médio se tornou um ícone de vendas com sua nova geração e hoje briga para roubar o primeiro lugar da Toyota Hilux. A Ranger deixou para trás a desatualizada Chevrolet S10 e insiste e não sair do pé da japonesa Hilux. Seu crescimento nas vendas se deve à sua ampla renovação visual, tecnológica e, principalmente, graças à chegada do tão esperado motor V6 3.0, de 250 cv. A Ford só tem a comemorar com a picape média e com seu acerto em apostar na importação de veículos.


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A nova onda de picapes grandes no mercado brasileiro chegou forte e a Ford aproveita melhor esse momento com a F-150. Os endinheirados interioranos, fazendeiros e outros com contas bancárias recheadas já desfilam a bordo da picape que que nos EUA é referência em consumo. Lá em cima nós deixamos em claro do único inconveniente se ter uma F-150. Afinal, a picape da Ford mede 5.880 mm de comprimento, 2.090 mm de largura e 1.960 mm de altura e entre-eixos de 3.675 mm. Um carro de pequeno porte consegue se esconder ao lado da F-150 com seu porte avantajado e rodas de 20 polegadas.

Versão avaliada

Nós andamos na versão topo Platinum, que ousa bastante no uso de peças cromadas, como apreciam os americanos. Dirigir a picape na cidade requer alguns cuidados para não “empurrar” um carro menor para um lado e outro. O sistema de câmeras 360 e sensores de estacionamento ajudam bastante a manter atenção em tudo que está em volta, principalmente nas manobras para estacionar. Um auxílio e tanto pelo tamanho da “bruta”. Apesar de grandalhona, a Ford F-150 Platinum pesa 2.517 kg, menos do que possa imaginar e isso é graças ao uso de alumínio em boa parte da carroceria, o que contribui também para o consumo de combustível baixo para o seu porte.


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O interior com acabamento premium da F-150 traz grandes e confortáveis bancos em couro, console central que pode virar uma mesa de trabalho ao recolher a alavanca do câmbio. O espaço no banco traseiro é imenso e tem como praticidade um grande porta-objetos em baixo. Objeto de desejo dos apreciadores de picapes, mas com preço que dela uma picape para poucos, a Ford F-150 reúne todos os atributos de um veículo de grande porte quer serve a família em longas viagens, trabalho pesado em roças e atividades urbanas. Seu conforto interno não deixa motivos para reclamar de cansaços, mesmo rodando em estradas de terra.

Chama a atenção no interior o painel de instrumentos de alta definição. O equipamento traz diversas opções de informações e que muda de cor conforme o modo de condução escolhido. A tela do sistema multimídia, medindo 12", parece uma TV de tão grande. A tela central tem o SYNC 4, com espelhamento sem fios e diversas funções, como navegação embarcada e ajustes aos diversos sistemas do carro. O som da Bang&Olufsen, com 18 alto-falantes espaçhados por todo o ambiente, inclusive nos encostos de cabeça dianteiros, só é encontrado em carros de alto luxo.


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Por dentro

Os bancos têm ajustes elétricos, assim como a coluna de direção e o conjunto de pedais. Tudo na F-150 foi pensado nos detalhes, como o recorte na porta dianteira, servindo para colocar o retrovisor em uma posição mais baixa para melhorar o ângulo de visão. Os comandos são facilmente alcançados pelo condutor, como os botões do sistema de tração 4x4 com reduzida e bloqueio de diferencial traseiro e os assistentes de reboque, como o distribuidor de freios e o sistema que auxilia em manobras com o trailer. O grande aro do volante é proporcional ao tamanho da cabine

A Ford F-150 oferece o desempenho do jeito que o motorista quiser. Ela é mansa quando essa for a opção de condução e responde com alta performance se a escolha de dirigir for com pegada esportiva. Seus oito modos de condução. No asfalto, os mais indicados são os modos Normal, Eco, Esportivo e Escorregadio. No modo Escorregadio o sistema reduz as respostas do acelerador e ativa a tração 4x4 de distribuição automática para situações de baixa aderência. O Normal é para uso mais comum, mantendo o equilíbrio entre os modos econômico e esportivo.


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No modo Eco, a mais ideal para rodar na cidade, a Ford F-150 fica menos agressiva e passa a priorizar a economia de combustível. Com ele, o motor fica calmo e deixa o câmbio com trocas em rotações mais baixas possível. Nem por isso a picape fica preguiçosa. O modo Esportivo deixa a picape gigante nervosa. Ele ativa a tração 4x4 automaticamente, deixando a picape com mais fôlego e mais estável nas arrancadas e curvas.

Caçamba

Uma boa solução na Ford F-150 é a tampa da caçamba totalmente elétrica e com escada embutida. Não é só uma tampa elétrica. Ela serve também como mesa de trabalho, com porta-objetos e até uma régua para tirar medidas. A caçamba, que traz ainda tomada de iluminação, é revestida e mede 1,70 m de comprimento, 1,52 m de largura e 53 cm de altura. Sua capacidade é de 1.370 litros ou 681 kg, pouco para seu porte. A capacidade de reboque de 3.515 kg é no estilo norte-americano. O sistema vem preparado para receber reboques, com distribuidor de freios e modo de condução específico.


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Ainda sobre os modos de condução, a F-150 está pronta para o fora-de-estrada, podendo escolher, conforme o piso, Lama/terra, Areia e Rock Crawl. Seja qual for a condição do piso, a picape norte-americana da Ford responde com muita disposição. Há diversos assistentes, como o piloto automático adaptativo, assistente de faixas, monitor de ponto-cego, alerta de colisão com frenagem automática e assistente de cruzamentos. O tanque com capacidade para 136 litros permite uma boa autonomia de até 800 km em condução normal.

Opinião: A Ford F-150 tem todos os atributos que justificam seu preço na faixa de R$ 500 mil, reunindo conforto, economia, polpudo pacote de tecnologias e performance. Seu único inconveniente é o tamanho gigante para quem não tem espaço na garagem.


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Equipamentos - Ford F-150 Platinum

Ar-condicionado de duas zonas com saídas traseiras
Regulagem elétrica de bancos, coluna de direção e pedais
Bancos dianteiros aquecidos e ventilados
Banco traseiro aquecido
Rodas de 20" com pneus 275/60
Abertura e fechamento elétrico da tampa da caçamba
Escada de acesso a caçamba
Estribos laterais fixos
Faróis em LEDs
Faróis de neblina em LEDs
Lanternas em LEDs
Compartimento sob o banco traseiro
Iluminação ambiente
Teto-solar panorâmico
Oito airbags
Acendimento automático dos faróis com farol-alto automático
Controles de tração e estabilidade com estabilização de trailer
Alerta de colisão com frenagem automática
Câmera de ré com detecção de objetos
Assistente de manobras evasivas
Alerta de permanência em faixa
Carregador de celular por indução
Câmeras 360º
Chave presencial com partida por botão
Painel de instrumentos em tela de 12"
Sistema multimídia SYNC 4 com tela de 12" e espelhamento sem fios
Sensor de chuva
Sistema de som Bang & Olufsen com 8 alto-falantes
Acabamentos externos e rodas de 20" cromados
Estribo lateral retrátil
Sistema de som Bang & Olufsen com 18 alto-falantes
Console central com plataforma de trabalho


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Ficha Técnica: Ford F-150

Motor: dianteiro, longitudinal, 8 cilindros em "V", 32 válvulas, 5.037 cm3, comando de válvulas no cabeçote (duplo em cada bancada), com variador na admissão e escape, injeção direta e indireta, gasolina
Potência e torque: 405 cv a 6.000 rpm / 56,7 kgfm @ 4.250 rpm
Transmissão: automática de 10 marchas; tração 4x4 com reduzida e bloqueio de diferencial traseiro
Suspensão: independente com braços sobrepostos na dianteira e eixo rígido com feixe de molas na traseira; rodas de 20" com pneus 275/60
Dimensões: Comprimento (5.884 mm); Largura (2.089 mm); Altura (1.962 mm); Entre-Eixos (3.694 mm)
Peso: 2.517 kg em ordem de marcha
Capacidade de carga: 681 kg
Caçamba: 1.370 litros
Tanque: 136 litros

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