Home / DMAutos

Peugeot 2008 2023

Teste: Peugeot 2008 2023 se renova com mudanças visuais e motor turbinado

Avaliamos a versão Style do SUV compacto equipada com motor 1.6 THP Turbo de até 173 cv de potência

A Peugeot ainda carrega traumas de um passado por falta de representatividade em vendas no Brasil. Contudo, é nítida e absolutamente real a mudança pela qual a marca passa no País. A Peugeot vive hoje um novo momento, agora nas mãos do Grupo Stellantis, dona também de outra francesa, a Citroen, e das consagradas Fiat, Jeep e Ram. Sem esquecer também, claro, da Dodge e Mopar, marca de acessórios originais da Stellantis.

Os modelos Peugeot de uma forma geral, antes estagnados em vendas, já começam a se destacar e o que fica claro é uma boa dose de disposição para atrair cada vez mais consumidores. Os modelos da Peugeot sempre foram sinônimos de design bonito e conforto bem aprimorado, mas sempre acompanhado pela falta de confiança na marca, principalmente na hora da revenda.

A mudança de rumo da Peugeot vai deixando os traumas históricos para trás e a marca assume definitivamente um novo papel em uma nova história. Os tempos são outros sob a tutela da Stellantis.

Mudanças aceleradas

Desde 2020 as mudanças na Peugeot vêm ocorrendo de forma bastante acelerada, com lançamentos de modelos que transmitem confiança de mercado aos consumidores. Para tanto, a Peugeot tem ganhado muito com o compartilhamento da nova plataforma CMP e das tecnologias e conjunto mecânico que servem, por exemplo, a Fiat.

Então vamos tratar agora, de forma específica, de um dos momentos da nova realidade da Peugeot no Brasil. Vamos falar da linha 2023 do SUV Peugeot 2008. Destaque para o motor 1.6 THP Turbo, Flex, de até 173 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 24,5 kgfm a partir de 1.400 rpm, e transmissão automática de seis marchas, nas versões Style e Griffe. Com esse propulsor, o 2008 vai à velocidade final de 209 km/h.

O novo Peugeot oferta também o motor 1.6 aspirado, flex, de até 120 cv de potência, e a mesma transmissão do turbo, nas versões de entrada Allure e Roadtrip, esta lançada como série especial na linha 2023 e que se tornou versão no modelo 2024 em substituição à Style 1.6 aspirada.

O câmbio manual não existe mais na gama do 2008 e quem sabe num futuro próximo a marca decida optar pelo moderno motor 1.2 Puretech usado na Europa em substituição ao 1.0 que ainda equipa modelos da marca no Brasil.

Além do novo motor turbo, o SUV 2008 traz novidades no exterior e nos itens de série em todas as versões e a nova cor Cinza Artense, bem como a opção de dois tons com o teto pintado em preto e os retrovisores em preto com detalhes cromados.

Teste

Avaliamos a versão intermediária Style THP Turbo com sua bela cor Cinza Artense e seus detalhes em preto, como o teto, rodas e grade dianteira. A versão, cedida pela Peugeot para ser testada pelo DMAutos e que custa R$ 125 mil,não causa boa impressão apenas com o pé no acelerador e na dirigibilidade como um todo. Além do mais, não tem como não achar o modelo bonito, primeiro item na compra de um carro.

Definitivamente, esquece o que você ouviu sobre a Peugeot lá atrás e comece a perceber a mudança nos modelos da marca e entenda a importância da segurança e confiabilidade garantida pela Stellantis. As novidades introduzidas no 2008, como o motor turbo e os detalhes visuais, deram fôlego ao SUV francês, que oferece um bom porta-malas com 355 litros.

A versão Style Turbo se destaca também, além do motor de pegada forte, nos itens de segurança e comodidade, como câmera de ré, cruise control, volante multifuncional, lanternas traseiras de LED e ar-condicionado automático digital dual zone e central multimídia com conexão Apple CarPlay e Android Auto. Agora, na linha 2024 ganha teto panorâmico.

Novos consumidores

A missão do Peugeot 2008, que acaba de ganhar a linha 2004, é de conquistar novos consumidores e mostrar para os concorrentes Nissan Kicks, Hyundai Creta e Honda HR-V que ela está presente no mercado em um novo momento. O Peugeot 2008 estreou no Brasil no primeiro semestre de 2015, mas só agora começa despertar as atenções.

O SUV compacto 2008 é uma opção com bons atrativos para quem busca um crossover de dimensões compactas, com visual moderno e interior bastante diferenciado, além de uma bem recheada e interessante lista de equipamentos de série. Durante o teste, com gasolina no tanque, o 2008 Style Turbo registrou consumo médio de 11,5 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, números bastante atraentes para um motor tubo.

Peugeot 2008 – Preços e equipamentos

Peugeot 2008 Allure 1.6 AT – R$ 104.990: Central multimídia Peugeot Connect de 7 polegadas com conexão com Android Auto e Apple CarPlay, quatro airbags, câmera de ré, ar-condicionado, piloto automático e limitador de velocidade, rodas Titane de 16 polegadas, faróis de neblina, volante multifuncional, faróis com DRL em LED, entre outros.

Peugeot 2008 Roadtrip 1.6 AT – R$ 109.990: Traz os itens da versão Allure e acrescenta lanternas traseiras em LED, faróis de máscara negra, adesivos e Badge Roadtrip, grade cromada, bancos em couro, ar-condicionado digital bi-zone, volante em couro, rodas Aquila de 16 polegadas com acabamento Black Diamond, entre outros.

Peugeot 2008 Style 1.6 THP AT – R$ 124.990: Traz todos os equipamentos da versão Roadtrip e acrescenta teto panorâmico, freio de mão tipo aviação, Grip Control com cinco modos de condução, Dark Style e grade em Dark Chrome, bancos em couro e tecido, Badge Turbo e rodas Aquila de 16 polegadas Dark.

Peugeot 2008 Griffe 1.6 THP AT – R$ 129.990: Traz todos os itens da versão Style e acrescenta seis airbags, bancos em couro, sensor de chuva, sensor de luminosidade, sensor de estacionamento traseiro, chrome Style e grade cromada, barras de teto e skid plate premium silver, rodas Aquila 16 polegadas Black Diamond, entre outros.