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VW Virtus 2023

Teste: Reestilizado, Volkswagen Virtus 2023 fica mais requintado

Modelo continua sendo uma boa alternativa para garantir os consumidores no segmento dos sedãs


		Teste: Reestilizado, Volkswagen Virtus 2023 fica mais requintado

Dos sedãs que ainda resistem à perda de consumidores, cada vez mais atraídos pelo crescimento do segmento dos utilitários esportivos (SUVs), o Volkswagen Virtus ainda tem fôlego para se manter firme e forte no mercado. Não é de agora que os veículos de três volumes vêm perdendo espaço para os SUVs, cuja preferência de compra é disparadamente a mais procurada pelos consumidores.

Não que os sedãs podem ser definidos como “bananeiras que já deram cacho”. No geral, os modelos oferecem conforto no seu uso familiar, com bom espaço para os ocupantes, acabamento de boa qualidade e porta-malas generosos na capacidade de carga. Mesmo assim os utilitários esportivos ainda roubam clientes. Resta convencer os consumidores que o sedã é ainda uma boa alternativa e nesse quesito o Virtus mostra suas qualidades.


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Opção pessoal

Particularmente, veículos três volumes me chamam a atenção e não fosse por razões óbvias teria um na minha garagem. Vou mais além um pouco apontando o atual modelo do Virtus como uma escolha pessoal. Por que não o Toyota Corolla, o mais vendido dos sedãs médios? Simplesmente pelo fato de o Volkswagen Virtus oferecer uma proposta mais adequada, fugindo mais do modelo japonês no design mais jovem e no motor turbo, de pegada esportiva.


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Feitas as considerações acima, vamos falar um pouco da presença do sedã Virtus e das nossas impressões ao dirigir o modelo na versão Highline, cedido pela Volkswagen para avaliação do DMAutos. Importante lembrar que o Virtus 2023 chegou ao mercado com visual reestilizado, 79 mm maior no comprimento e 4 mm mais alto em relação ao anterior.

O Volkswagen Virtus, que atua no segmento dos sedãs compactos, buscou com o atual modelo ficar mais longe do seu irmão Polo, com o nítido objetivo de alcançar identidade própria. O modelo 2023 do sedã, moderno e prazeroso de dirigir, foi lançado nas versões 170 TSI, com câmbio manual e automático, Comfortline 200 TSI e Highline 200 TSI e a Exclusive 250 TSI.


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Motorização

Sob o capô do novo Virtus são oferecidas três opções de motorização: 1.0 turbo 170 TSI de até 116 cv e 16,5 kgfm de torque (versões 170 TSI manual de cinco marchas e 170 TSI automática de 6); 1.0 turbo 200 TSI de até 128 cv e 20,4 kgfm (sempre com transmissão automática e exclusiva das versões Comfortline e Highline); e 1.4 turbo 250 TSI de até 150 cv e 25,5 kgfm, também com caixa automática de seis posições, apenas para o Virtus Exclusive.

Com mudanças notáveis em relação ao modelo anterior, principalmente na dianteira, o Virtus traz novos faróis full-LED com luzes diurnas de LED em todas as versões e que vieram emprestadas do Nivus. Além disso, ganhou uma nova grade frontal com dois frisos cromados, sendo um na parte superior e outro na inferior. O capô recebeu um perfil mais elevado e com linhas mais retas.


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Querendo ou não, o novo Volkswagen Virtus recebeu traços fortes que o remetem ao Volkswagen Jetta. Essa proximidade de aparência, contudo, não contabiliza prejuízos. Pelo contrário, conta ponto. O modelo 2023 passou por uma adequação nas versões, tirando a GTS e colocando em seu lugar a versão Exclusive, com proposta mais refinada na aparência e conforto, além de um motor mais poderoso.

Falando ainda das diferenças do novo Virtus em relação ao anterior, o para-choque dianteiro do sedã 2023 também é novo. A peça traz uma entrada de ar maior na porção central com acabamento totalmente preto, com contornos em preto brilhante e frisos cromados nas versões mais caras. Os faróis de neblina nas extremidades estão bem posicionados na vertical. Outra boa novidade são as rodas com novo desenho.


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Versão Highline

A versão Highline recebeu um jogo de 17 polegadas com acabamento diamantado. Foi essa mesma versão que avaliamos, porém, veio com o pacote Black, ofertando rodas exclusivas, spoiler na parte superior da tampa do porta-malas e capa dos retrovisores em preto piano. Dentre outros detalhes esportivos, incluem-se as pedaleiras. O pacote Black é opcional para todas as versões do modelo.

Na traseira do Virtus 2023 as mudanças foram pequenas. As lanternas também são em LED em todas as versões e ganharam um novo arranjo interno em “Y” e nova lente fumê. O para-choque foi levemente redesenho, recebeu refletores e novo friso cromado na versão Highline. O nome Virtus vem agora posicionado abaixo da placa e o novo logotipo da Volkswagen aparece identificando o sedã.


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Na paleta de cores uma novidade tratada como especial: a cor Azul Biscay. Essa nova cor acompanha outras quatro: Branco Cristal (a da versão Higlhine avaliada), o Cinza Platinum, Preto Ninja e o Prata Sirius. Além disso, o novo Virtus ficou maior, ganhando 79 mm extras no comprimento total, graças ao desenho dos novos para-choques.

Teste

A versão Highline, segunda mais completa da linha, ficando atrás apenas da Exclusive, é bem completa em equipamentos. Traz ar-condicionado digital Climatronic Touch, chave presencial para acesso e partida, botão de partida do motor, bancos e painéis das portas em couro, câmera de ré, faróis de neblina em LED, seis alto-falantes e discos de freio traseiros e rodas de liga-leve de 17 polegadas com pneus 205/50.


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Outros equipamentos presentes na versão são o painel de instrumentos digital com tela de 10,25”, multimídia VW Play, limpadores do para-brisa com acionamento automático, retrovisores eletricamente rebatíveis, painel com revestimento em vinil, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis com acendimento automático com função “Coming/leaving home”, função frenagem de manobra, carregador por indução e detector de fadiga.

Mais itens de série da versão Highline são o painel 100% digital, duas entradas USB tipo C para os passageiros do banco da frente e outras duas entradas USB tipo C para os ocupantes do banco traseiro, além de controle de pressão dos pneus, assistente de partida em rampas, piloto automático adaptativo com frenagem autônoma de emergência de série, enquanto que os seis airbags e frenagem automática pós-colisão.


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Interior

O acabamento interno da versão avaliada traz bancos que imitam couro, combinando o preto e o marrom. Esse mesmo material e cores são empregados no painel e nas portas, num jogo de bom gosto marcante. Os bancos de tecido são apenas na versão de entrada 170 TSI manual e automática. O Volkswagen Virtus 2023 mede 4.561 mm de comprimento, 1.751 mm na largura, 1.476 mm na altura e 2.651 mm de entre-eixos.

O porta-malas tem capacidade para 521 litros de carga, o que faz do Virtus um sedã com perfil familiar ideal para uso diário e em viagens. O volante é revestido em couro, mas só nas versões mais caras. A nova manopla do câmbio passa a ter acabamento em black piano com as inscrições “R, N, D/S, + e –“. É iluminada, assim como os SUVS Volkswagen T-Cross e Taos.


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O motor 1.0 turbo 200 TSI do Virtus avaliado, que custa na faixa de R$ 135 mil, é um caso a parte. Com até 128 cv de potência (com etanol) e 20,4 kgfm de torque, o modelo é muito rápido. Após um pequeno lapso entre a aceleração e a reação do turbo, o motor responde com agilidade.

É gostoso de dirigir, tem espaço de sobra no interior, conforto, tecnologias de segurança e o consumo é baixo, mas apenas se não abusar do pé no acelerador. Na cidade, rodando com etanol no tanque, conseguimos a marca de 7,7 km/l e 10,6 na estrada.


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Volkswagen Virtus 2023 – Versões e equipamentos

VW Virtus 170 TSI MT5: Painel de instrumentos digital com tela de 8”, faróis e lanternas de LED, 6 airbags, assistente de partida em rampas, rodas de alumínio aro 15” com pneus 195/65, controle de pressão dos pneus, carregador do celular por indução, volante multifuncional regulável, piloto automático, controles de estabilidade e tração, vidros dianteiros e traseiros elétricos, retrovisores elétricos com função tilt down no lado direito, sensor de estacionamento, sistema de som Composition Touch com tela de 6,5” e quatro alto-falantes, e frenagem automática pós-colisão.

VW Virtus 170 TSI AT6: Traz todos os itens do 170 TSI manual (exceto o câmbio manual) e acrescenta câmbio automático de seis marchas, piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, sistema start-stop, saídas de ar traseira, descansa braço central, duas entradas USB topo C na traseira e volante revestido em couro. Opcional: Pacote Black, disponível também para as demais versões)

VW Virtus Comfortline 200 TSI AT6: Traz os itens da versão 170TSI AT (exceto o motor) e acrescenta motor 200 TSI AT6, rodas de alumínio aro 16 com pneus 250/55, ar-condicionado digital Climatronic Touch, chave presencial para acesso e partida, botão de partida do motor, bancos e painéis das portas em couro, câmera de ré, faróis de neblina em LED, seis alto-falantes e discos de freio traseiros. Opcionalmente pode receber o multimídia VW Play com tela de 10,1”.

VW Virtus Highline 200 TSI AT6: Todos os itens da versão Comfortline e acrescenta rodas de liga-leve de 17 polegadas com pneus 205/50, painel de instrumentos digital com tela de 10,25”, multimídia VW Play, limpadores do para-brisa com acionamento automático, retrovisores eletricamente rebatíveis, painel com revestimento em vinil, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis com acendimento automático com função “Coming/leaving home”, função frenagem de manobra e detector de fadiga.

VW Virtus Exclusive 250 TSI AT6: Motor 250TSI e Todos os itens da versão Highline (excetoo motor) e acrescenta motor 250 TSI AT6, rodas de liga-leve de 18 polegadas com pneus 205/45, seletor de modo de condução, spoiler traseiro e acabamento exclusivo.

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