Home / Economia

ECONOMIA

Saindo do forno

WANDELL SEIXAS
Congresso Mundial sobre  Integração de  lavoura
A Embrapa promoverá o Congresso Mundial sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e do 3º Simpósio Internacional sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária, que acontecerão em Brasília, entre os dias 12 e 17 de julho de 2015. A agricultura está diante de um desafio sem precedentes. Até 2050, as necessidades alimentares para uma população crescente exigirão um aumento de 60% da produção, e a demanda global para produtos pecuários aumentará 70% em relação a 2000. Essa expansão deve ocorrer principalmente por intensificação sustentável de produção agropecuária.
O PIB do Agronegócio, a soma de todas as riquezas geradas pela agropecuária brasileira, cresceu 1,59% em 2014. O levantamento é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Um ritmo bem menor que o de 2013, quando a alta superou os 5%.

Novos adidos agrícolas
O Diário Oficial da União publicou dia 23 a nomeação de sete adidos agrícolas. Os novos adidos agrícolas e suas áreas de atuação são: Antônio Alberto Rocha Oliveira (Moscou); Eliana Valéria Covolan Figueiredo (Buenos Aires); Juliano Vieira (Pretória); Luís Henrique Barbosa da Silva (OMC); Luiz Claudio de Santana e Caruso (Washington); Marcelo de Andrade Mota (Tóquio); e Márcio Rezende Evaristo Carlos (União Europeia).

Ampliação de fronteiras
O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) defende parcerias entre o Brasil e outros países para ampliar investimentos no setor agrícola nacional. Caiado comentou o assunto durante sabatina dos embaixadores indicados aos postos da Jordânia e Estados Unidos, Francisco Carlos Luz e Luiz Alberto Figueiredo, realizada ontem na Comissão de Relações Exteriores. O senador ainda destacou um desafio ao novo embaixador dos Estados Unidos, o ex-ministro das Relações Exteriores Luiz Alberto Figueiredo, que é a abertura de mercado a carne in natura brasileira. Hoje, o Brasil já o maior exportador mundial de carne bovina in natura.
O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS) apresentou o Projeto de Lei – PL – 30/2015, que autoriza a construção de reservatórios d’água em Áreas de Proteção Permanente – APP – destinados a projetos de irrigação para produção de alimentos. A proposta do parlamentar gaúcho altera o novo Código Florestal Brasileiro e permite a instalação de toda a infraestrutura necessária para acumulação de água.

Carne: Rússia
restringe
importações
A Rússia restringiu temporariamente as importações de carne suína e bovina de pelo menos oito empresas brasileiras, de acordo com informações do Rosselkhoznadzor, o Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária do País. As determinações do órgão russo começaram a valer na última sexta-feira. No final de fevereiro, o governo russo já havia decidido coletar amostras de lotes de carne bovina produzida nas fábricas da JBS em Lins (SP) e em Mozarlândia (GO).
Causou impacto nos meios agropecuários a saída repentina de Antenor de Amorim Nogueira da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Nos últimos 30 anos, foi um líder classista onipresente no segmento. Antenor Nogueira presidia desde 1996 o Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte, incorporado à estrutura da CNA, com sede em Brasília. As reformulações internas resultaram na extinção da FNPPC. Antenor presidiu a SGPA e a Agrodefesa, substituído por Arthur Toledo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias