Home / Economia

ECONOMIA

Secretária da Fazenda acompanha fiscalização em Itumbiara

Da Redação, com Assessoria Sefaz

A secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa, acompanhou de perto, na ultima quinta-feira (26), o trabalho dos auditores fiscais na abordagem a caminhões de carga e carros de passeio que trafegam pelo posto JK, em Itumbiara, para verificar se as mercadorias que transportam têm notas fiscais. O fisco confere os documentos e autua os motoristas sem notas fiscais ou com notas menores do que as cargas, para combater a sonegação e a informalidade em Goiás.

O posto JK, na divisa de Goiás com Minas Gerais, é o único posto fiscal da secretaria. Por lá transitam até oito mil veículos por dia. A maioria transporta carga pesada e o fisco também tem balanças para conferir se o peso que está declarado na nota fiscal é real, se não foi alterado para evitar o pagamento de ICMS. No período em que a secretária esteve lá, vários caminhões foram abordados e pesados e nenhum registrou divergência com o que estava escrito na nota fiscal.

"Meu objetivo é conhecer o posto, sua equipe, e participar da blitz, para demonstrar meu engajamento nas ações de combate à sonegação. Este é um trabalho que mostra a intensificação do trabalho fiscal da Secretaria em março, em todo o Estado", afirma Ana Carla.

A secretária visitou a sede da antiga Delegacia Fiscal, transformada em unidade fazendária na reforma administrativa em vigor desde janeiro, e cumprimentou os servidores antes de conhecer os pontos de fiscalização de entrada e de saída do JK. No posto, ela recebeu o presidente da Câmara Municipal, Dalminho, acompanhado de outros vereadores, preocupados com o destino da representação da Pasta no local. Ana Carla disse que a unidade continuará prestando os mesmo serviços de atendimento ao contribuinte que fazia no ano passado.

"Os contribuintes continuarão sendo atendidos da mesma forma. Não há risco de interrupção dos trabalhos", afirma a secretária. Um dos supervisores do posto, José Fernando Costa mostrou todas as dependências para a secretária. Também estavam presentes o superintendente da Receita, Glaucus Moreira, o gerente de Arrecadação e Fiscalização, Marcelo Mesquita e os presidentes do Sindifisco, Fabrício Passos, e da Affego, Joaquim Dilton e o supervisor geral da Delegacia de Morrinhos, João Batista.

A secretária permaneceu no posto por quatro horas. Foram feitas várias apreensões de mercadorias sem notas fiscais, especialmente confecções. Uma das cargas irregulares tinha nota fiscal de origem e destino em São Paulo, ou seja, não pagou ICMS em Goiás. O balanço da operação fica pronto na próxima semana.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias