Home / Economia

ECONOMIA

Aprender a empreender para lucrar mais no campo

Da Redação, com Assessoria

O curso Aprendendo e Empreendendo: na Vida e no Negócio Rural está disponível no portal www.ead.senargo.org.br,  gatuito e a distância, com aulas dinâmicas e uma linguagem simples, e foi elaborado especialmente para jovens goianos com idade entre 18 e 35 anos, que vivem ou trabalham no campo. Com ele, o Senar Goiás pretende desenvolver um perfil empreendedor na população rural do Estado, preparando-a para encarar os novos desafios do agronegócio. Inovação, proatividade, liderança, tomada de risco são alguns dos temas abordados nas aulas. Embora o conteúdo seja amplo, a carga horária é de 20 horas/aula.

"O curso é bom, tranquilo, rápido e bem didático", garante Irones Iglesias Moreira, engenheiro agrícola em Senador Canedo. Irones conta que está montando uma empresa de assistência técnica ao pequeno produtor  e vem aproveitando bem todo o aprendizado. Para ele, o curso Aprendendo e Empreendendo é especialmente importante para os filhos de agricultores. "Pensando e agindo de forma empreendedora, eles acabam influenciando também os pais, que têm mais dificuldade em aceitar inovações".

Juliana Crescencio, pequena empresária do setor de alimentação em  São Miguel do Araguaia,  garante que, apesar da sua longa experiência, aprendeu muito. "Eles ensinam o passo a passo e qualquer dúvida é logo esclarecida". Lucas Aleixo, estudante do município de Nerópolis, está só no início do curso, mas revela empolgado: "É muita coisa nova e tudo o que eu quero é descobrir mais sobre inovação e empreendedorismo para aplicar no campo".

Fala fluente, bem articulada, Lídia da Luz está longe do esteriótipo da jovem do campo. Mesmo bem distante da cidade grande, vivendo em uma escola agrícola, a três quilômetros de Uirapuru, no nordeste goiano, está sempre buscando novos conhecimentos, atenta às novidades e oportunidades. É aluna assídua dos cursos oferecidos no Portal de Educação a Distância do Senar Goiás. "São ótimos. Eu que moro na zona rural posso estudar sem problema até de madrugada".  Entre os muitos cursos já concluídos,  destaca o último: Aprendendo e Empreendendo: na Vida e no Negócio Rural'.

Nascida e criada no campo, Lídia tem um perfil  realizador  por natureza. Ainda assim, foi buscar na EaD Senar Goiás ferramentas adequadas para desenvolver sua competência natural. "Nossa! Eu gostei demais. O curso passa muitas experiências, nos orienta a ter novas ideias, uma visão mais ampla de tudo. Você tem uma laranja sobrando no quintal e passa a pensar: o que eu posso fazer com ela? Tendo aquela coisa do empreendedorismo,  até as ideias mais simples você faz dar muito certo."

Ao aprender a empreender, Lídia não pensou apenas em si mesma. Técnica agropecuária, trabalhando como inspecionista rural em assentamentos do Incra, planeja inspirar o espírito empreendedor nos pequenos produtores. "O curso tá me ajudando a orientar os agricultores familiares. Diante das dificuldades, muitos acabam desistindo de cuidar da terra. Mas eles podem  aproveitar as oportunidades que surgem em meio aos problemas pra desenvolver algo que garanta  renda e sustento".

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias