Home / Economia

ECONOMIA

CNI prevê queda de 1,2% no PIB e recuo de 3,4% na indústria em 2015

Da Agência Brasil
Brasília – A retração na economia levou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) revisar, para baixo, as estimativas para 2015. Segundo o relatório trimestral Informe Conjuntural, divulgado ontem, a entidade prevê que o Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no País) caia 1,2% e que a atividade industrial recue 3,4% neste ano.
A queda na indústria será puxada pela construção civil, que deverá recuar 5,5% e pela indústria de transformação, cuja produção deverá cair 4,4%. Os serviços industriais de utilidade pública, que englobam o fornecimento de energia elétrica e água, deverão encerrar o ano com queda de 2,8%.
A queda na atividade industrial, somada ao recuo esperado de 0,6% no consumo das famílias, fará o setor de serviços cair 0,4% em 2015, tendo a primeira queda em mais de duas décadas. De acordo com a CNI, o único segmento da economia a não ter desempenho negativo este ano será a agropecuária, mas a expansão será apenas 0,5%.
Em razão do fraco desempenho da economia, a entidade aumentou para 6,7% a taxa média de desemprego em 2015. Em dezembro do ano passado, a CNI projetava crescimento de 1% do PIB, alta de 1% na produção industrial e crescimento de 0,7% no consumo das famílias. A projeção para a taxa de desemprego estava em 5,2%.
Segundo o gerente-executivo de Políticas Econômicas da CNI, Flávio Castelo Branco, a deterioração do quadro econômico foi mais intensa do que se percebia no fim do ano passado, afetando a confiança do empresário industrial e desestimulando os investimentos.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias