Home / Economia

ECONOMIA

Hábitos alimentares saudáveis, inclusive para o bolso

Ely Assis Da editoria de Economia

De tempos em tempos, é salutar que os governos e a sociedade reflitam sobre hábitos que levam a uma vida saudável. Se o tema for alimentação, podemos afirmar que as gerações anteriores tinham refeições de melhor qualidade. É certo que, como os tempos mudam, hoje existe mais estresse em função de vários fatores e isso influencia, por exemplo, na alimentação.

Hábitos alimentares adequados proporcionam ao organismo humano condições para uma vida saudável, acrescentando anos com saúde e disposição para os indivíduos que se propõem a ter uma dieta equilibrada e pautada na moderação. Não existem alimentos proibidos (para a comunidade sadia) ou milagrosos. O segredo está no bom senso.

A qualidade do alimento ingerido é fundamental. Não adianta simplesmente comer. É preciso alimentar-se corretamente, fornecendo ao organismo os nutrientes necessários para seu perfeito funcionamento, sem carências ou exageros.

No Brasil, como em outros países adeptos das “comidas rápidas” servidas em qualquer lanchonete, apresenta problemas sérios de saúde pública decorrentes da má alimentação. Isto porque o sabor dos alimentos foi colocado em primeiro plano, não que a alimentação não deva ser um prazer, ela pode e deve ser considerada desta forma, porém é necessário compreender que os alimentos precisam cumprir suas funções no organismo, não apenas saciar a fome ou estar a serviço da gula.

A alimentação realmente é um prazer que precisa ser saboreado e compartilhado com pessoas das quais gostamos, portanto é importante fazer das refeições um momento alegre para ser lembrado posteriormente, e não apenas o gesto mecânico de saciar a fome. Não é sensato comer rapidamente qualquer coisa, é preciso valorizar a vida, realmente alimentando-nos adequadamente, provendo nosso corpo e espírito de elementos dos quais necessitam.

Contudo, hoje ainda é possível cultivar hábitos saudáveis. O Diário da Manhã ouviu pessoas que ainda cultivam hábitos saudáveis na alimentação e condenam a maneira como são produzidas e comercializadas os hortifrutigranjeiros atualmente. O sr. Aimbiré Gonçalves de Lima, de 80 anos, aposentado e proprietário da Fazenda Jataí e seu filho Aimbiré Gonçalves de Lima Filho, 49 anos, aposentado do D.N.E.R, falaram um pouco sobre como são produzidos os alimentos em sua propriedade.

DM – O economista Thomas Malthus já previa, em 1850, que deveria faltar alimento na terra porque a produção de alimentos cresce em ordem aritmética enquanto a população cresce em ordem geométrica. O sr. Acha isso possível?

Sr. Aimbiré – Pode acontecer mais está havendo muito desenvolvimento tecnológico que está suprindo esta deficiência de produção natural. Os transgênicos e o glúten causam muitas coisas ruins que muita gente nem sabe, ou seja a tecnologia ajuda mas também atrapalha.

DM - Com relação ao maior volume de produção, com a tecnologia e a produção artesanal, com menor volume, qual é preferível?

Sr. Aimbiré – A produção artesanal fica cara, mas é a melhor. Cultivar uma horta é muito bom porque os alimentos tem sabor de verdade. Para mim, a produção ideal é com adubo orgânico.

DM – Como se dá o cultivo dos alimentos em suas terras?

Sr. Aimbiré Filho – O cultivo é através da adubação com esterco de gado misturado com “cama de frango” e vegetais decompostos. É utilizado o preparo do solo com arado e grade aradora, plantio e capina manual com enxada, utilização de água de mina, encanada desde a nascente e a não utilização de defensivos agrícolas no combate às pragas.

DM - Como o sr. considera a viabilidade econômica de uma pequena propriedade?

Sr. Aimbiré Filho - Comercialmente, os custos e lucros geralmente empatam devido a produção em baixa escala. Entretanto, os ganhos pessoais com saúde e financeiro com o que que se deixa de comprar, são amplamente satisfatórios.

DM - O que pode ser dito sobre a qualidade de vida de quem trabalha com a terra?

Sr. Aimbiré Filho – Quem cultiva uma propriedade rural, se sente aliviado com o estresse da cidade grande, respira um ar mais puro, come alimentos naturais, dorme bem, tem horários definidos e possui uma convivência harmônica com a natureza.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias