Home / Economia

ECONOMIA

Não faltará recurso para o agronegócio

O vice-presidente de Novos Negócios do Santander Brasil, Oscar Rodrigues Herrero, disse, ontem, durante coletiva na Agrishow, em Ribeirão Preto, que “não faltarão recursos para o agronegócio”. Segundo ele, a visão do banco sobre a atividade passa a contemplar toda a cadeia, desde os produtores, os fornecedores de equipamentos e insumos e os traders. Um dos principais resultados, na visão do executivo do banco, foi a redução em 40% no prazo das liberações de recursos. O faturamento dos pedidos ocorre hoje, na média de 26 dias úteis – um dos menores prazos do setor. Com a carteira de crédito rural que cresceu mais de 20% nos últimos 12 meses, e alcançou R$ 6,3 bilhões no fim do primeiro trimestre de 2015, o Santander é “um dos maiores financiadores do setor rural brasileiro”.

“O agronegócio representa 23% do Produto Interno Bruto (PIB), é um setor importantíssimo para a economia do País. Por esse motivo, decidimos que deveríamos dar à atividade e aos agentes da cadeia um tratamento diferenciado”, afirmou, por sua vez, Sérgio Rial, presidente do Conselho de Administração do Santander Brasil. “Agronegócio não é só crédito rural, antes de tudo é gestão de risco. Precisamos estar ao lado do cliente em todas as etapas na atividade”, reconhece. Rial observa que a carteira de agro representa muito mais do que o contabilizado como crédito rural. São mais de 200 mil clientes ligados ao setor. “E nos preparamos para oferecer a eles um atendimento diferenciado, realmente adequado ao seu porte e as suas atividades”, acrescentou.

Na Agrishow, o banco mantém um estande com uma equipe de 80 profissionais, entre engenheiros, gerentes, consultores, para prestar assessoria financeira e oferecer um portfólio completo de linhas de crédito. Os produtores rurais com histórico de relacionamento com o banco têm à disposição na feira linhas de crédito pré-aprovadas. São cerca de R$ 800 milhões em recursos para financiamento. Maior banco internacional em atuação no Brasil, o Santander tem um leque completo de soluções para o produtor em todas as etapas da safra, de definição do plantio até a colheita e comercialização. Esses recursos estão disponíveis numa rede de 3,4 mil agências e pontos de atendimento. Qualquer agência do banco está orientada a prestar assessoramento no setor.

O crédito para o setor rural está no custeio agrícola, pecuário, CRP (Cédula do Produtor Rural), repasses em programas do BNDES, Finame Agrícola e Finame PSI, linhas de repasses dos programas Moderagro, Moderfrota, ABC, BNDES Automático, Moderinfra, PCA Armazéns, Inovagro.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias