Home / Economia

ECONOMIA

Sindicatos rurais mobilizam caravanas à Tecnoshow

Da assessoria da FAEG
Mobilizados pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), Sindicatos Rurais de todo o Estado organizaram caravanas de produtores para visitar a 14ª TechnoShow Comigo. Na segunda-feira (13), produtores de Inaciolândia, Itauçu, Piracanjuba, Itapaci e Paranaiguara estiveram na feira, que já é a maior expositora de tecnologia agropecuária do Centro-Oeste.
A visita à feira começa pelo estande do Sistema Faeg, montado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). No local, os participantes têm a oportunidade de participar de oficinas e minicursos do Senar, trocar experiências e participar de reuniões das comissões da Faeg realizadas em auditório montado no local.
Para o presidente do Sistema Faeg, José Mário Schreiner, a presença de produtores que visitam a feira em caravana é fundamental para reforçar as lutas pelo produtor rural. “A presença dos produtores é muito importante porque mostra que não estamos sozinhos. Como presidente da Faeg, estou sob o comando deles, mas a minha voz é uma só. A união dos produtores aqui mostra para toda a sociedade que somos mais fortes”, avaliou José Mário.
Jorge Luiz Massão, produtor de soja e milho do município de Inaciolânda, visitou a Tecnoshow pela quarta vez consecutiva e considerou que a feira é importante para que o produtor tenha acesso a informações que não chegam à zona rural. “Eu venho procurar tecnologias e desenvolvimento para levar para lá. Da nossa propriedade, a gente não tem condição de conhecer nada, mas aqui a gente tem de tudo para conhecer”, declarou o agricultor.
“O produtor rural tem que estar atualizado com as novas tecnologias, seja ele pequeno ou grande. A Faeg, o Senar e o Sindicato Rural estão cumprindo o seu papel ao trazer o produtor à feira e apresentar todos esses avanços”, afiançou o presidente do Sindicato Rural de Inaciolândia, Emerson Barroso.

Busca pelo
sucesso
Depois de participar de vários cursos do Senar Goiás em Itauçu, Jhewerson Neris Carvalhares já se tornou referência em ferrageamento e rédeas na região. A mesma busca de conhecimento que o levou aos cursos de formação profissional rural o levou ao estande do Sistema Faeg na Tecnoshow. “O Senar é um braço direito do produtor rural. Tudo que eu tenho hoje foi aproveitando o que aprendi com o Senar. Já tenho minha própria loja e estou cada vez mais próximo de conquistar meu maior sonho, que é comprar minha fazenda”, projetou.
O presidente do Sindicato Rural de Itauçu, Marcus Vinicius Rodrigues Sousa Lino, que também organizou caravana à Tecnoshow, destacou a importância de se promover a aproximação entre membros da cadeia produtiva: “Os produtores têm um grande potencial, mas estão desacreditados e acabam se distanciando muito da informação. Influenciados pelo José Mário, presidente da Faeg, nós pegamos o fio da meada e estamos promovendo a aproximação com o produtor para levar a ele informação e capacitação”, finalizou.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias