Home / Economia

ECONOMIA

Embrapa e CNA buscam restauração do Cerrado

Com o intuito de apresentar técnicas de inserção das espécies florestais nas fazendas, foi realizado a partir das 7h30 de ontem, o 1º dia de campo do Projeto Biomas do Cerrado. O evento, que pretende reunir produtores, técnicos e demais interessados do Distrito Federal e do Entorno, é patrocinado pela Embrapa e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O dia de campo foi realizado na Fazenda Entre Rios, na região do PAD-DF. O tema do encontro: “Plantio de Árvores em Propriedades Rurais”. O objetivo é compartilhar os resultados parciais de estudos do projeto, que busca viabilizar a restauração ambiental e o uso econômico de árvores em propriedades rurais do Bioma Cerrado.

Segundo o coordenador do Projeto Biomas no Cerrado, o pesquisador José Felipe Ribeiro, da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), a ideia é apresentar possibilidades de inserção das espécies florestais nas fazendas. “Vamos mostrar como utilizar técnicas de restauração para atender não apenas as necessidades da legislação como também para contribuir para a diversidade biológica na propriedade, contemplando o lado ambiental, e ainda o econômico e o social”, explica.

UFG compartilha

No dia de campo, os participantes visitarão quatro estações técnicas, apresentadas por pesquisadores da Embrapa e de instituições parceiras do Projeto Biomas no Cerrado, como a Universidade Federal de Goiás, a Universidade de Brasília e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O coordenador nacional do projeto, Gustavo Curcio, da Embrapa Florestas (Colombo, PR), afirma que “este é um momento importante para o projeto. Vamos mostrar aos participantes o trabalho que vem sendo feito por esta rede de pesquisa e os benefícios para o dia a dia dos produtores rurais”.

Na primeira estação, serão apresentados o consórcio entre espécies nativas e frutíferas nativas, além de experimento de silvicultura de baru. A segunda vai mostrar consórcios de mogno africano e palmeiras e de nativas madeireiras e frutíferas nativas. Na terceira estação serão apresentadas técnicas de plantio de mudas nativas para a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e de plantio de mudas e controle de erosão. Na quarta estação, os participantes vão conhecer experimentos sobre semeadura direta de árvores, arbustos e ervas nativas do Cerrado, bem como sobre relações entre solo, vegetação e recursos hídricos.

AÇÂO

O Projeto Biomas desenvolve 22 subprojetos no Cerrado. A Fazenda Entre-Rios, localizada a 60 km de Brasília, destina 70 hectares para abrigar os experimentos em áreas de sistema de produção (ASP), áreas de preservação permanente (APP) e áreas de reserva legal (ARL). O projeto conta ainda com uma área natural de referência – um campo de instrução do Exército, vizinho à fazenda, já no município de Formosa (GO).

Os estudos estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros para viabilizar soluções com árvores para a proteção, recuperação e o uso sustentável de propriedades rurais nos diferentes biomas.

O Projeto Biomas tem o apoio do Senar, Sebrae, Monsanto e John Deere. No Cerrado, o Projeto Biomas conta com o apoio da Embrapa Cerrados, Emater/GO, Instituto Federal Goiano e Universidade de Brasília.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias