Home / Economia

ECONOMIA

Jovem goiano cria Coaching Social

Cristiano Martins,Especial para o Diário da Manhã

Um grupo de profissionais encontrou condições necessárias em Brasilia para desenvolver um projeto social usando o coaching como promotor e desenvolvedor de competências aplicadas a pessoas que fazem a diferença em seu meio. Trata-se do programa "Coaching Social - #VaiVendo" que é desenvolvido pelo coaching Anderson Tomazini, em parceria com a coaching Marilia Dario.

O projeto tem como principal objetivo ajudar a guiar grupos de pessoas como: dependentes químicos e alcoólicos, pequenos grupos que buscam encontrar forças para superar problemas emocionais, alunos da rede pública de ensino que se encontram desmotivados com os estudos e passíveis à marginalidade e grupos da terceira idade.

"Existem inúmeros outros grupos de pessoas que podem ser guiados ao sucesso em suas vidas através do coaching. O projeto na verdade tem um apelo de prevenção, uma vez que pretende ajudar as pessoas a sair de determinadas situações indesejadas que com consequência podem levar a outra situação que se faz necessária o uso de medicamentos farmacêuticos (na maioria das vezes tarja preta) aliados a terapias para que a situação possa ser reversível. O projeto #vaivendo se baseia nas inúmeras  ferramentas fornecidas pelo coaching, destacando-se fortemente a motivação e tem como objetivo principal o bem estar social", ressalta Tomazini.

Coaching

Coaching é a maior e melhor metodologia de desenvolvimento e capacitação humana existente na atualidade e a carreira que mais cresce no mundo.

Um mix de recursos que utiliza técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas ciências como a administração, gestão de pessoas, psicologia, neurociência, linguagem ericksoniana, recursos humanos, planejamento estratégico, entre outras visando à conquista de grandes e efetivos resultados em qualquer contexto, seja pessoal, profissional, social, familiar, espiritual ou financeiro. Trata-se de um processo que produz mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de tempo de forma efetiva e acelerada. Coaching significa tirar um indivíduo de seu estado atual e levá-lo ao estado desejado de forma rápida e satisfatória.

O processo de coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas de forma objetiva e, principalmente, assertiva.

Conduzido de maneira confidencial, o processo de coaching é realizado através das chamadas sessões, onde um profissional chamado coach tem a função de estimular, apoiar e despertar em seu cliente, também conhecido como coachee, o seu potencial infinito para que este conquiste tudo o que deseja. As sessões de coaching, individuais ou em grupo, podem ser realizadas semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente e tem duração, em média, de uma a duas horas, tudo isso definido em comum acordo entre coach e coachee .

Por ser um processo completamente flexível, o coaching pode ser aplicado em qualquer contexto e direcionado a pessoas, profissionais das mais diversas profissões e empresas de diferentes portes e segmentos.

No Coaching existem dois grandes nichos principais, o Self Coaching - voltado para atender necessidades pessoais e o Executive Coaching ou Business Coaching - voltado a atender necessidades corporativas e empresariais. Dentro destes dois nichos, o coaching ainda pode ser ramificado em diversos outros contextos.

Motivação

A palavra #vaivendo começou a ser usada por amigos que buscavam evoluir em diversas áreas de suas vidas através de mudanças de comportamento e novos objetivos de vida, todos os envolvidos procuravam expor por meio da palavra #vaivendo, em suas próprias redes sociais, as conquistas de cada etapa das mudanças necessárias no processo proporciona o alcance dos objetivos desejados. Com a utilização da palavra  #vaivendo criou-se uma relação entre: objetivo, desenvolvimento e resultado.

No decorrer  do tempo a palavra #vaivendo (devido a grande adoção de outros participantes) consolidou-se como sinônimo de motivação para o alcance dos objetivos desejados. Percebeu-se nas redes sociais que o uso da palavra #vaivendo proporciona uma grande interação entre aqueles que buscam à mudança em suas vidas motivando a de criação novos objetivos e expondo a evolução de cada etapa de todo o processo vivenciado.

Devido a forte interação e a grande exposição proporcionada pelas redes sociais, cria-se um grande envolvimento dos indivíduos em um  ambiente que proporciona um ciclo constante de desenvolvimento Motivacional e consequentemente uma incansável força de vontade que (juntamente  ao foco gerado pela motivação de uns aos outros) facilita o alcance dos objetivos almejados. Por conta de todo o ambiente motivacional gerado pelo uso da palavra #vaivendo nasceu a ideia de um projeto social que visa proporcionar uma oportunidade da mudança de vida para pessoas que se encontram deprimidas, frustradas, desmotivas e até mesmo aquelas que estão acomodadas em suas vidas mas sentem que podem mudar e alcançar seus sonhos.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias