Home / Economia

ECONOMIA

Veja como não depender do governo

O debate sobre uma aposentadoria sustentável é muito atual, com as mudanças propostas no Congresso Nacional do fim do Fator Previdenciário. Uma coisa é certa, no modelo que o Brasil está adotando, a previdência pública brasileira não é sustentável e tende a quebras nos próximos anos. Para não depender mais desse sistema, garantindo uma aposentadoria sustentável, na nova edição do best-seller Terapia Financeira (Editora Dsop), o educador financeiro Reinaldo Domingos responde uma pergunta que muda a vida das pessoas – qual o número da sua independência financeira?

Isso porque a maioria das pessoas nunca parou para pensar em relação a este tema, e quando conseguem poupar, fazem isso desordenadamente, ficando com um futuro um tanto quanto incerto. Já outras pessoas estabelecem um número qualquer que acreditam ser o ideal e buscam sem nenhuma lógica.

Existem ainda as que acreditam que a previdência pública garantirá essa segurança, mas o autor do livro Terapia Financeira afirma: “O INSS com certeza é uma ótima garantia, mas que não representa, na maioria dos casos, uma aposentadoria satisfatória, principalmente pela redução drásticas nos ganhos da família, em função de vários motivos. É preciso que paralelamente se tenha um planejamento que permita a manutenção do padrão de vida e possibilite viver com qualidade”.

Para reverter esta situação, Reinaldo Domingos criou a fórmula Dsop de educação financeira para uma aposentadoria sustentável. “Na visão que defendo, primeiro se deve encontrar o número que se pretende atingir e a data desejada se tornar independente, isto é, a partir desse momento a pessoa trabalhará apenas por prazer, pois seus rendimentos são o bastante para manter o padrão de vida e ainda continuará rendendo”, explica o criador da Metodologia Dsop, Reinaldo Domingos.

Para ele, o número que a pessoa deverá ter guardado mensalmente terá que proporcionar um ganho mensal do dobro do seu atual padrão de vida, podendo sacar apenas 50% destes juros mensalmente e guardando o restante como reserva acumulada.

A partir desse momento – caso queira – a pessoa trabalhará apenas por prazer, caso contrário poderá aproveitar a vida sem se preocupar em buscar novos rendimentos, pois seus rendimentos são o bastante para manter o padrão que vive atualmente pelo resto da vida e ainda continuará rendendo.

Assim, a fórmula não é benéfica apenas para a pessoa que a aplica, ela também tem importância direta para toda a família, pois, no formato que foi desenvolvida, mesmo no caso da morte de quem a aplica, o rendimento se manterá, garantindo aos que ficaram rendimentos.

Para chegar a esse valor de garantia, é necessário utilizar dados pessoais, como a idade desejada para se aposentar e o ganho atual – fatores imprescindíveis para encontrar o número desejado, acumulando uma reserva financeira de, no mínimo, duas vezes o padrão de vida.

Assim se multiplica a idade do sonho da aposentadoria com o ganho no último ano, de posse do resultado deverá multiplicá-lo por 40% (percentual que obtive depois de algumas contas), obtendo o valor que deverá ter para aposentadoria, em uma aplicação com rendimento mensal com juros de 0,65% ao mês.

Para chegar a esse valor, Domingos utilizou um percentual de 40%, mas, nos casos em que as taxas de juros mensais praticadas no mercado forem menores de 0,5%, o percentual de 40% deverá ser aumentado. Para preencher mais facilmente essa Fórmula a Dsop disponibiliza gratuitamente uma planilha no site www.dsop.com.br.

“Disponibilizei esta fórmula para que, com isso, possamos atingir nossa missão que é disseminar a educação financeira no Brasil e no mundo, assim, nada mais justo do que possibilitar às pessoas o acesso a essas informações”, complementa Domingos, que acrescenta que a utilização dessa Fórmula já possibilitou a muitas pessoas a oportunidade de mudar suas realizadas e serem muito mais felizes.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias