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ECONOMIA

Volta a cair intenção de consumo

Da redação, com assessoria. Para os próximos meses, 39,9% dos entrevistados acreditam que o consumo de suas famílias e da população em geral será maior do que no segundo semestre do ano passado, revela pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF).

Da redação, com assessoria.
Para os próximos meses, 39,9% dos entrevistados acreditam que o consumo de suas famílias e da população em geral será maior do que no segundo semestre do ano passado, revela pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF). Já na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), 45,2% dos entrevistados revelaram que têm de 11% a 50% da renda comprometida com dívidas. Os resultados das pesquisas referentes ao mês de abril serão divulgados, na segunda-feira, pela Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O presidente da Fecomércio, José Evaristo dos Santos, deu entrevista coletiva na sede da entidade, às 15h30.

PEIC
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) orienta os empresários que utilizam o crédito como ferramenta estratégica, uma vez que permitirá o acompanhamento do perfil de endividamento do consumidor, com informações sobre o nível de comprometimento da renda do consumidor com dívidas, contas e dívidas em atraso e sua percepção em relação à capacidade de pagamento.

ICF
A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador com capacidade de medir a avaliação dos consumidores sobre aspectos importantes da condição de vida da família, como a capacidade de consumo (atual e de curto prazo), nível de renda doméstico, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro. Em outras palavras, é um indicador antecedente do consumo, a partir do ponto de vista dos consumidores, o que o torna uma ferramenta poderosa para o planejamento do comércio e de outras atividades produtivas.