Home / Economia

ECONOMIA

Bovespa promove congresso

Em agosto, o Instituto Educacional BM&FBovespa promove o 7º Congresso Internacional de Mercados Financeiro e de Capitais. O evento contará  com a participação de palestrantes que são autoridades da economia brasileira e internacional, como o economista Affonso Celso Pastore e o presidente da Investors Exchange (IEX), Brad Katsuyama. O Congresso, acontecerá entre os dias 27 e 29 de agosto, em Campos do Jordão (SP), insere o Brasil no roteiro dos grandes eventos internacionais sobre finanças. Também estará presente no evento o ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

O encontro bianual tem como objetivo promover o debate sobre temas atuais de macroeconomia e cenários do mercado financeiro global. A abertura oficial será realizada pelo diretor presidente do BM&FBovespa, Edemir Pinto – no dia 27 –, que receberá os palestrantes e convidados para um dos principais eventos que discute o traçado do mercado e da economia mundial.

'Desafios para a economia brasileira' será  um dos temas abordados durante o Congresso. O painel acontecerá no segundo dia do evento e terá como palestrantes o professor emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FeaUsp), Antônio Delfim Netto, que pretende discutir sobre câmbio e setor externo. Também será abordado juros e inflação, pelo economista Affonso Celso Pastore. Já o pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas Samuel Pessoa discorrerá sobre a política fiscal.

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa também será um dos palestras do encontro e irá apresentar a relação do poder e a ética no Brasil. O evento ainda contará com a presença de professores das universidades de Stanford, Harvard e Columbia, para discutir sobre finanças no século 21, o desafio  da produtividade no Brasil, mercados livres, políticas nacionais e economia global, estabilidade do mercado financeiro, entre outros temas.

Palco de relevantes debates sobre os mercados globais, o Congresso reuniu mais de 4.000 participantes ao longo de suas seis edições, além de nomes expressivos do cenário político, econômico e financeiro internacional, como os ganhadores do Prêmio Nobel de economia Robert Engle, Edmund Phelps, Myron Scholes, Paul Krugman e Robert C. Merton; os ex-diretores do FMI, Rodrigo de Rato y Figaredo, Raghuram Rajan, Stanley Fischer e Anne O. Krueger; o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso; o ex-presidente do Banco Central, Henrique de Campos Meirelles; além de Robert Skidelsky, Michael Pettis, Nassim Taleb. As inscrições ao Congresso estão abertas e podem ser realizadas via internet, pelo site: www.congresso.bmfbovespa.com.br. As vagas são limitadas e as inscrições serão encerradas em 16 de agosto.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias