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Caiado cobra apoio da ANTT

O líder do Democratas no Senado Federal, Ronaldo Caiado (GO), reforçou a necessidade de uma atenção especial com o transporte público da região do Entorno do Distrito Federal em sabatina com dois candidatos ao cargo de diretor da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT).

Durante a audiência com os candidatos Marcelo Bruto da Costa Correia e Carlos Fernando do Nascimento na Comissão de Infraestrutura do Senado, ontem, ele cobrou apoio da ANTT para a PEC 65/2015, de sua autoria, que transfere para a União a exploração dos serviços de transporte rodoviário de passageiros entre os municípios do Entorno do Distrito Federal e Brasília.

"Já fizemos uma audiência pública aqui no Senado onde a própria ANTT trouxe dados de que o tempo gasto em transporte por uma pessoa que mora no Entorno para ir e vir de Brasília pode chegar a oito horas. É algo desumano que não se resolve entre o Estado de Goiás, o Distrito Federal e a ANTT. É preciso entender que a legislação atual não serve mais", defendeu Caiado.

A proposta do senador é tornar o governo federal constitucionalmente responsável, inclusive pela implantação e operação do sistema integrado. Ele alega que, diante da falta de recursos dos Estados e do baixo desenvolvimento social e econômico da região, não dá para as empresas do Entorno competirem com outras companhias do DF, que recebem subsídios federais.

"Somente em Santo Antônio do Descoberto cerca de 40 mil pessoas se deslocam diariamente para Brasília. É um fluxo populacional que precisa de maior atenção e que atualmente só estamos enxugando gelo com a manutenção de um sistema de transporte ineficiente, com ônibus sucateados e superlotação.

Caiado também ressaltou a necessidade de um estudo de viabilidade de transporte ferroviário na região. "É um tema que precisa ser levado a sério pela ANTT como forma de suplementar as vias rodoviárias que fazem a ligação regional", justificou.

Belém-Brasília

Outro tema de destaque do senador Ronaldo Caiado na sabatina foi a situação da BR-153, a Belém-Brasília, que passou por recente reforma e já se encontra deteriorada.

"Essa rodovia que liga o norte do País à capital passou por recente recapeamento e reforma e já se encontra deteriorada. É preciso entender o que está acontecendo com as rodovias federais. Se antes elas eram referências como melhores vias para viajar com segurança, hoje estão em piores condições do que muitas rodovias estaduais, a exemplo das de São Paulo", comentou.

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