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Plano Estratégico do Turismo em Goiás é discutido na Alego

Deputado Simeyzon Silveira, presidente da Comissão de Turismo da Alego, em Audiência Pública, afirmou acreditar que a partir deste ano o turismo, em Goiás, começa a mudar o perfil. "Intuito é trazer uma aproximação entre as entidades que trabalham com o turismo", disse. O presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, apresentou o "Projeto Goiás Experiências Inesquecíveis" e afirmou que serão realizadas 39 obras de infraestrutura turística em Goiás, com valor de, aproximadamente, R$ 28 milhões  em investimento.

O deputado Simeyzon Silveira (PSC), presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás, realizou na manhã de ontem, no Auditório Solon Amaral, na Assembleia Legislativa de Goiás, Audiência Pública que tratou sobre o Plano Estratégico do Turismo em Goiás no ano de 2015, juntamente com a Goiás Turismo.

Além de Simeyzon, a Mesa Diretiva dos trabalhos foi composta pelos deputados Marlúcio Pereira (PTB) e Marquinho Palmerston (PSDB), o presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, o diretor executivo do Goiânia Convention, Alexandre Rezende, o prefeito de Aruanã, Paulo Valério da Silva, e o presidente da seccional goiana da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Arnaldo Cardoso Freire.

Participaram ainda os prefeitos de Britânia, Carlos Cunha, da Cidade de Goiás, Selma Bastos, de Edealina, João Batista Gomes, de Cocalzinho, Alair Ribeiro, de Hidrolândia, Paulo Sérgio, de Alto Paraíso, Álan Gonçalves, de Padre Bernardo, Francisco de Moura Teixeira Filho, de Aragarças, Aurélio Mendes, de Teresina de Goiás, Josaquim Miranda, de Mundo Novo de Goiás, Helcio Oliveira e de Rio Quente, Rivalino de Oliveira.

Estavam presentes ainda os vereadores de Goiânia, dr. Bernardo, Neném Barbeiro, de Nazário, Pablo, de Caldazinha, e Rafael, de Senador Canedo, além de lideranças ligadas ao turismo goiano e representantes da sociedade civil organizada.

turismo

O deputado Simeyzon iniciou audiência afirmando que o intuito do encontro não era somente conhecer o Plano Estratégico do Turismo em Goiás, mas, também, fomentar o debate para unir os interesses daqueles que trabalham com turismo.

"Trazer uma aproximação entre as entidades que trabalham com o turismo, esse é nosso intuito. Acredito que, a partir deste ano, o turismo em Goiás começa a mudar o perfil. É preciso focar no turismo doméstico", afirmou o presidente da Comissão de Turismo da Casa.

O parlamentar acredita no potencial do turismo em Goiás. Segundo ele, devido ao momento que o país vive, as pessoas tendem a fazer viagens mais próximas as suas casas, o chamado turismo doméstico.

Experiências

O presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, apresentou o Projeto Goiás Experiências Inesquecíveis, nome dado ao Plano Estratégico de Turismo de Goiás. Leandro explica que o projeto será dividido em cinco etapas: Experiências culturais, Natureza, Empresariais, Criativas e Gastronômicas.

Dentro de Experiências Culturais, o primeiro circuito é o da fé – dos romeiros e das cavalhadas. "Trindade, por exemplo, é o segundo destino da fé do País. A Procissão do Fogaréu, na cidade de Goiás, vende o Estado não só para o País, mas para o exterior", explica. O presidente da Goiás Turismo explica que o ecoturismo e o turismo religioso são cruciais para fomentar o turismo e a economia goiana. Ele também afirmou que o Plano Estratégico é um projeto para ser implantando dentro de quatro anos.

Ainda, disse que é preciso ter foco com o futuro e, por isso, a Audiência Pública é importante, já que visa também entender e conseguir ajudar todos os prefeitos das cidades turísticas de Goiás. "Sabemos que eles precisam da ajuda dos governos federal e estadual", disse.

Leandro afirmou que o turismo deve ser pensado como máquina de desenvolvimento. "Precisamos fazer uma defesa mais aberta do turismo. Nós, como fomentadores, temos a obrigação de criar ações para que Goiás seja conhecido mais no Brasil e no exterior. O goiano precisa conhecer Goiás", salientou.

O presidente da agência mostrou que o turismo movimentará, aproximadamente, R$ 5,3 bilhões  do PIB do Estado de Goiás, e que geraria 610 milhões na participação na arrecadação dos impostos, baseando-se em uma média nacional de 3,7% do total arrecadado.

Em 2013, continuou, o turismo gerou 59.319 empregos formais no Estado de Goiás e, segundo dados da Goiás Turismo, há um "efeito multiplicador", onde 100 empregos na hotelaria geram 26 empregos na Indústria.

Segundo Leandro, visando fortalecer a gestão do turismo, a agência conseguiu firmar um convênio com a Barcelona Media, referência mundial em turismo, e a meta da Goiás Turismo é se tornar referência nacional no assunto. O convênio é no valor de R$ 498 mil.

Além disso, serão feitas 39 obras de infraestrutura turística em Goiás, com valor de aproximadamente R$ 28 milhões em investimento. Na última semana, confirmou Leandro, foi autorizada a implantação, em Goiânia, da "Casa do Turismo", que terá sede no centro da Capital. O investimento será de R$ 3,2 milhões.

Dificuldades

Para o deputado Marquinho Palmerston (PSDB), não há como fazer turismo sem eventos e sem shows. O deputado, que é empresário do ramo turístico e hoteleiro, revelou algumas dificuldades que enfrenta e afirmou que a audiência é de grande relevância para que os políticos e a sociedade civil organizada possam reivindicar em prol do turismo que movimenta a economia goiana.

Ao finalizar o evento, Simeyzon afirmou que medidas serão tomadas a partir de agora: encaminhar o Plano Estratégico do Turismo para todos os municípios e entidades de classe interessados e realizar um diálogo segmentado com municípios e entidades.

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