Home / Economia

ECONOMIA

Segunda-feira negra

Da Redação

A crise grega já vinha deprimindo os negócios nas bolsas de todo o mundo, nas últimas semanas. Na sexta-feira passada, animados com ua possível solução para o caso grego, o mercado acionário operou com relativa facilidade. No Brasil, a Bolsa de Valores de São Paulo, Bovespa, fechou em alta de mais de 1,5% depois de ter operado durante quase todo o dia em baixa. A alta foi puxada por uma grande valorização das ações da Petrobrás, tanto as ordinárias como as preferenciais, que passaram dos 4%. Os dois papéis da Petrobrás foram o 2° e 3° mais valorizados do dia, tendo sido ainda as ações mais negociadas em volume de vendas.

Mas a alegria durou pouco. O anúncio, pela direção da empresa, de que vai cortar milhões de dólares em investimentos este ano foi um balde de água fria nos investidores, levando as cotações dos papéis da estatal a despencarem, puxando para baixo o índice Ibovespa.

O pregão abriu já em baixa, com o índice bovespa caem 53.014 pontos, uma desvalorização de 1,86%. A maior alta do dia ocorreu às 11 horas, quando a queda parecia perder força, recuando para 0,52%.  Atenuava a queda da Bolsa o fato de o novo plano de negócios da Petrobras ter agradado aos investidores.

Às 14 horas, porém, a Bovespa já acumulava perdas de 2.03%, com o índice caindo para 52.920 pontos. Nesse momento, a ação Petrobrás PN perdia 3,82% do valor de sua cotação da sexta-feira passada, anulando, na prática, os ganhos obitidos naquele dia. Mesmo em baixa, e certamente por causa dela, as ações da Petrobrás, tantos as preferenciais como as ordinárias apareciam no topo do ranking das mais negociadas. O pregão foi encerrado com desvalorização de 1,86%, com o índice bovespa a 53.014.

O dia também não foi muito bom para os negócios na Bolsa de Mercadorias & Futuros de São Paulo. O mercado futuro fechou em queda de 2.1279%, com o índice BM&F atingindo 53.262. O dólar futuro teve queda de 0,47%, cotado a 3,11 reais. As princiapais commodities sofrem baixas, caso do café 4/5, do boi e do milho. Sojua, etanol e café 6/7 ficaram estáveis. No mercado a vista, o outo teve alta de 0,29%, cotado a 117,65 reais o grama, e o dólar fechou valorizado 0,39%, cotado a 3,13 reais.

Na Europa, as bolsas tiveram ontem um dia de fortes quedas. Os índice das principais ações europeias - FTSEurofirst - 300 teve queda de 2,57%, a 1.533 pontos. O índice de blue chips da zona do euro,o Euro Stoxx 50, caíu 3,92%, marcando  3.479 pontos, chegando perto da queda recrde de cerca de 4% que marcou a mais grave perda percentual desde o final de 2011. Na Ásia, Os nesta segunda-índices acionários também registraram fortes quedas.  Às 7h51 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 2,1%. O índice tocou, com uma queda de 3%, a mínima de cinco meses.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias